Bruno Gaspar: todos esperámos mais e melhor!

- Advertisement -

Não é certamente desta época que o lado direito da defensa dos Leões se apresenta bastante enfraquecido. Alguns textos que escrevi durante a época passada mostraram a minha opinião sobre esse problema: era na altura Cristiano Piccini que descompensava todo a ala direita, fazendo incursões ofensivas pouco ponderadas defensivamente. O tempo foi passando e o que é facto é que o italiano foi melhorando de jogo para jogo, ao ponto de o tornar transferível para o Valência por um valor superior (8 milhões de euros) àquele pelo qual tinha sido contratado (2.87 milhões de euros para os cofres do Bétis de Sevilha). Mas ao longo da época as limitações do lado direito leonino tornavam-se cada vez mais indisfarçáveis.

Foi na pretérita temporada ainda que chegou a Lisboa o macedónio Stefan Ristovski, tendo uma missão muito clara: recuperar a dignidade do lado direito da defesa. E conseguiu. Com pouco tempo de Leão ao peito já dava mostras de ser bastante superior ao italiano, quer defensiva quer ofensivamente. Contudo, a lesão sofrida esta época contra o Arsenal em Alvalade para a Liga Europa levou a que a equipa técnica tivesse que recorrer ao homem de serviço para a mesma posição: Bruno Gaspar, ex-Fiorentina, contratado no defeso de verão. Chegou por um valor a rondar os 4.5 milhões de euros e tem experiência no futebol português, com passagens pelo Vitória de Guimarães e pelos escalões de formação do SL Benfica.

Mas Gaspar está ainda uns furos abaixo daquilo que pode dar: apresenta pouca fluidez, o jogo sai-lhe forçado e complica jogadas que são de relativa facilidade. Viu-se e desejou-se diante do Rio Ave, com vários “nós cegos” gerados pelos malabarismos e a velocidade do endiabrado Galeno na direita do ataque rioavista. Melhorou consideravelmente a sua prestação no jogo frente ao Desportivo das Aves, apresentando-se mais ponderado nas decisões em campo, mais calmo, sereno e confiante.

A falta de rendimento de Bruno Gaspar deve-se muito às limitações defensivas de Diaby na ala direita
Fonte: Sporting CP

Mas uma equipa é um todo. Qualquer tentativa de ver numa posição a lacuna de uma equipa pode resvalar no perigo de se reduzir aquilo que é da ordem do complexo. Não podemos ignorar que grande parte da eficácia defensiva dos laterais se relaciona com a capacidade dos extremos recuarem quando a equipa está a defender. Foquemo-nos no habitual titular dessa posição, o maliano Abdoulay Diaby. À exceção da última partida frente ao Desportivo das Aves em que esteve muito bem, as exibições do ex-Club Brugge têm deixado a desejar quer a nível defensivo quer ofensivo. Gaspar não se sente seguro, portanto, quando sobe no corredor direito pois sabe que não tem um ala que o compense defensivamente nessas alturas.

Todos os sportinguistas esperam ver mais e melhor de Bruno Gaspar. Pelo menos até à recuperação de Ristovski, o incontestável titular da posição. Até isso acontecer, todos acreditamos no potencial de Gaspar. Esperemos é que ele também acredite no seu valor e capacidades.

Foto de Capa: Sporting CP

 

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal goleia na Bélgica e Real Madrid vence na visita ao Paris FC: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quarta-feira, o Arsenal e o Real Madrid venceram na primeira mão dos playoffs da Champions League Feminina.

Lazio derrota o Bolonha nos penáltis e qualifica-se para as meias-finais da Taça de Itália

Após um empate a uma bola em 120 minutos, a Lazio levou a melhor sobre o Bolonha nos penáltis e garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Itália.

Liverpool escapa com vitória curta no terreno do Sunderland

Na 26.ª jornada da Premier League, Virgil Van Dijk voltou a ser herói no triunfo do Liverpool sobre o Sunderland por uma bola a zero.

Real Sociedad leva a melhor sobre o Athletic na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei

A Real Sociedad venceu pela margem mínima na primeira mão das meias-finais da Taça do Rei frente ao Athletic. Gonçalo Guedes assistiu o golo da vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique garante passagem às meias-finais da Taça da Alemanha com triunfo sobre o RB Leipzig

O Bayern Munique recebeu e bateu o RB Leipzig por duas bolas a zero nos quartos-de-final da Taça da Alemanha.

Sporting perde com Hammarby e está em desvantagem nos quartos de final da Taça Europa Feminina

O Sporting perdeu em casa com o Hammarby por 1-0 na primeira mão dos quartos de final da Taça Europa Feminina.

Manchester City derrota Fulham de Marco Silva: eis os resultados do dia da Premier League

O Manchester City venceu o Fulham de Marco Silva por 3-0 na jornada 26 da Premier League. Antoine Semenyo marcou e assistiu.