📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

A inevitabilidade de ortografar afirma-se no seio da alma que me cerca. O tempo urge uma força dirigida a Bas Dost, holandês que ocupa o espaço maioritário do cubículo pequeno salvaguardado pelo meu peito, primado pela cordilheira dramático-emocional que me proporcionaste e que, convictamente, irás continuar a proporcionar.

A ingratidão, o desconhecimento e a infâmia estão circunscritas no pedestal da memória humana pelo facto de, ultimamente, mares e rios de juízos altamente destrutivos e ignóbeis serem destinados a ti. Contudo, o paradoxo emerge no reduto leonino: com tanto discurso ao abrigo da “união sportinguista”, como é que a perpetramos se, constantemente, são exercidas palavras vis e desprezíveis a ti, querido holandês?

Atracaste em Alvalade há (quase) três anos. Numa primeira instância, confesso que, na altura, a dezena de milhão de euros constituiu, nos meus devaneios, o píncaro da estupidez e gestão danosa. Acostumado à presença assídua de Islam Slimani, e movido pela comoção provocada pela sua entrega, humildade e determinação, fui absorvido pela frivolidade dos meus pensamentos de então e, sem mereceres, posicionei-te junto dos “flops”.

Porém, os golos impuseram celeridade ao meu silêncio e dissiparam todas as minhas dúvidas, restituindo os níveis de esperança e audácia passíveis a cada jogo. O teu faro goleador expandiu-se de casa até ao mundo, o teu rugido fez vibrar milhões de índoles, penetrando a obscuridade e escuridão de muitas outras.

Até à data, com pouco mais de uma centena de jogos realizados (103), apoderaste-te das balizas adversárias por 85 vezes e ecoas-te, num uníssono pavoroso, festejos atrás de festejos, edificados em posteriores sorrisos e abraços.

A vulgarização da tradição supracitada efetuou-se avidamente, sintomática, na primeira época, de 34 tentos sinalizados, conferindo-te o estatuto de “Bola de Prata” e o constante assédio por parte de clubes europeus de maior estirpe. A questão possui semblante lúdrico, porém tenho de a direcionar a ti: tens noção do “orgasmo mental” de que fui vítima aquando dos teus três golos em Braga? (Indescritível, soberbo, impagável).

É certo que nada vencemos a nível nacional e internacional, sucedendo-se o tédio do terceiro posto na tabela classificativa. Não obstante, querido holandês, se não tivesses feito parte da família do leão, os alicerces de então desmoronar-se-iam e toda a agregação de resultados mostrar-se-ia (ainda mais) ruinosa do que efetivamente foi.

Após o Ataque Alcochete, Bas Dost regressou a Alvalade
Fonte: Sporting CP

No término da época transata, após golos e mais golos (normalidade) foste alvo de um ataque desumano, hediondo: ameaçar jogadores, violentá-los é, por si só, uma irracionalidade tamanha; mas, golpear-te com um cinto? A ti? Ao goleador que fez olvidar problemas ofensivos anteriores? À laranja mecanizada com a maior parte dos cruzamentos? À frieza imposta pelos teus remates e cabeceamentos? Ao carinho especial que tens por este clube? Independentemente de tudo isso, voltaste após a rescisão.

Para alguns, nada significou, classificando o gesto como “mercenário”, ingenuamente. Para mim, foi tudo. Mostraste altruísmo, abnegação e espírito de sacrifício. Não merecíamos a tua vinda, acabaste por nos fazer a vontade. Parece contraditório, mas não é. Fico tão contente pelo facto de, para ti, a ferida não se interiorizar e subjugar a alma à repulsa e ao ódio.

A época vigente, comparativamente às duas anteriores, assinala um registo anémico. A média regista perfurações, os níveis de confiança não são os mais elevados, os desperdícios consequentes e a dependência dos golos aos quais nos habituaste cada vez mais conspícua. Para ultimar carta tão extensa, deixo um conselho: não te sirvas do altruísmo que usaste (e bem!) na situação do ataque a Alcochete porque algum egoísmo, durante o jogo, é preponderante para me fazer sorrir e a outros tantos que, sem demonstrar, gostam de ti.

Obrigado, holandês de 1,97m, pelo que lutaste e irás continuar a lutar pelo nosso Sporting Clube de Portugal!

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.