Carta Aberta a Lazar Markovic

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Meu caro Amigo,

Apetece-me, antes de tudo, começar esta carta com uma gracinha, até porque tenho esse direito. Se reparares, na língua deste país que já te acolheu duas vezes, o teu primeiro nome rima com a palavra “azar”, facto que não posso deixar impune neste momento, devendo fazer-lhe o devido reconhecimento.

Estava eu em conjunto com a maioria dos Sportinguistas longe de perspetivar, no entanto, que essa palavra falsa e feia acabaria por determinar a tua passagem por Alvalade, desde logo porque nos surgiste em modo surpresa, ao cair do pano das transferências, exaltando ainda mais os ânimos e levando-nos mais uma vez a pensar que este ano, meu caro, seria “o ano”. Provar do teu veneno não fora agradável. Grande golo, diga-se. Foram instantes como aqueles que ilibavam as dúvidas e que te retiravam o espectro da incógnita que costuma acompanhar os reforços. Nesse dia de Agosto estávamos nós, então, satisfeitos com a tua vinda enquanto aqueles que festejaram contigo no passado fingiam não estar preocupados. Ninguém merece aquilo que te fizeram em Inglaterra, que é o pior que se pode fazer a alguém como tu, que vive para atacar a baliza do adversário e não para evitar que cheguem à sua, e quem sabe se não terá sido essa ressaca de infelicidade táctica que te foi tirando o jeito.

Bem sei que não é fácil correr atrás da forma quando a equipa não está bem, e que por isso também não é justo condenar-te pelo falhanço de uma missão quase impossível. Ainda assim agradeço-te; sei que vieste muito por culpa do nosso Treinador, que, segundo os jornais, falou contigo numa ocasião informal no Ritz. Deixa-me adivinhar o diálogo: ele disse-te que caso viesses voltarias ao topo, que isso em circunstâncias normais seria canja para ti e que o lugar no onze estava ali mesmo ao lado. Pois, eu disse-te que adivinhava. Deixa-me reforçar mais uma vez o agradecimento por teres vestido a camisola mais bonita de Portugal. Só um ingénuo não acredita que o Liverpool facilmente te colocaria a rodar num qualquer outro recanto da Europa, mas tu preferiste o nosso Sporting. O Treinador ajudou, eu sei, e o conforto nestas coisas também conta.

Markovic já veste a camisola do Hull City, treinado pelo português Marco Silva Fonte: Hull Tigers
Markovic já veste a camisola do Hull City, treinado pelo português Marco Silva
Fonte: Hull Tigers

Porém retenho a tua coragem, essa interessa-me neste momento, já que não temeste os insultos e a pressão. O caminho mais difícil às vezes é só para Heróis, e aquele que te calhou agora não é menos afável. Parece-me que mais uma vez a palavra de Treinador te foi fundamental, o que só vem provar o teu circunstancialismo emocional. Mais do que para qualquer outra coisa, esta carta serve para te desejar a melhor das sortes. Sem rancores ou recordações de amargura, assuma-se que as coisas não correram bem, mas que essa razão não elimina a existência do jogador tremendo que ainda és, mesmo que a tua passagem por Alvalade apenas seja recordada no leque episódico do historial que une os dois grandes da capital.

À parte de tudo isto, relembrar-te que tens 22 anos e que, ao contrário daquilo que vão dizendo, não pode haver sentenças definitivas quando ainda se tem a carreira no início. Não te posso dar muitos conselhos porque sinceramente não os sei para o efeito. Só espero que continues a persistir para que no próximo ano estejas nesse campeonato terrível a lutar para ser campeão e não para permanecer na divisão. Caso as coisas não corram bem de novo, talvez o truque esteja em jogar num país cujo idioma permita rimar o teu primeiro nome com a palavra sorte.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.