Carta aberta ao futuro presidente do Sporting Clube de Portugal

    Assumo publicamente que sempre votei em Bruno de Carvalho pois sempre me revi no seu trabalho e nas suas ideias e o que foi feito pelo mesmo desde que entrou no comando do clube não pode ser desperdiçado. O clube recuperou imensos sócios, foi recuperado aquele orgulho por ser Sporting, aquela massa e onda verde crescia de dia para dia. Dobramos o número de sócios, os estádios estavam sempre cheios. Éramos verdadeiros leões, uma equipa competitiva, com mentalidade de campeão.

    Contratamos sempre bons treinadores, fizemos boas contratações, fizemos ainda melhores vendas, fizemos dos melhores contratos de sempre com patrocinadores como é o caso da NOS e agora por 50 pessoas, que se quiseram vingar dos jogadores face aos acontecimentos na Madeira, vamos perder isso tudo? Destituir um presidente com supostamente 71% dos votos, o mesmo presidente que tinha batido recordes nas eleições com 86% dos votos e mais tarde legitimado em Assembleia Geral com cerca de 90% dos votos, ainda mais do que nas eleições, vai ser destituído mais tarde? Portanto os 71% são mais que os 90%? Que motivos levam Bruno de Carvalho a ser destituído? Pinto da Costa andou em escutas como no Apito Dourado, Luís Filipe Vieira anda nos e-mails e envolvido em processos de droga e onde estão neste momento? Álvaro Sobrinho e Ricciardi são conhecidos e nem é preciso falar do que fizeram. Mas Bruno de Carvalho é que foi destituído? Ele é que foi crucificado em praça pública?

    Bruno de Carvalho foi destituído depois de muita polémica
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    O que peço é que nunca enganem os Sportinguistas. A verdade é que desde que Bruno de Carvalho entrou o clube mudou e ganhou vitalidade e os adeptos também não se deixam enganar e adormecer como acontecia antes. Posto isto, também lhe quero pedir duas coisas: Primeiro, Jaime Marta Soares que diz ser demitido da mesa da Assembleia Geral continua em total exercício de funções porquê? Que direito tem? Que sentido faz um presidente da MAG – neste caso ex-presidente – continuar a exercer funções a título definitivo com uma Comissão de Gestão por si nomeada, por sua vez uma Comissão de Fiscalização por si nomeada, sem ser isenta, sem pensar nos superiores interesses do Sporting e que tomam decisões definitivas e para o futuro, quando são apenas uns órgãos sociais temporários? Não haverá também motivos para suspender os senhores em questão de sócios do Sporting Clube de Portugal? Isto não viola os estatutos? Onde está a democracia que deveria pautar no nosso clube?

    Peço-lhe que isto seja revisto, que os estatutos sejam revistos, visto que ultimamente tem existido muita confusão em torno dos mesmos, com supostas comissões ilegais e mesas ilegais, mas sobretudo uma mudança radical no sistema de votos: um sócio, um voto. É o mais correcto e é algo que já deveria ter sido feito mais cedo. Um sócio com 25 anos de sócio é mais Sportinguista do que alguém com apenas três ou quatro anos de sócio? Encontre-se outras maneiras de arranjar regalias para quem for sócio há mais anos, mas no sistema de votos é injusto não ser um voto por pessoa, tal e qual como ocorre nas eleições legislativas e autárquicas.

    Na verdade, e como referi anteriormente votei em Bruno de Carvalho, mas o que importa realmente e há pessoas que se esquecem, não é a pessoa em si, mas as suas ideias e o trabalho desenvolvido dia e noite em prol do Sporting. O Sporting é dos sócios, não é dos bancos, não é da Holdimo. E seja o Bruno de Carvalho, seja o Manuel, seja o Joaquim, será sempre o melhor presidente para o Sporting aquele que defender o clube da mesma forma que Bruno de Carvalho defendeu e as ideias que implementou. Todos cometem erros, todos sem excepção. Mas temos de ver se a balança de facto está a pender mais para o lado positivo ou negativo e tenho a certeza que apesar de todos os erros, foi destituído o melhor presidente do Sporting Clube de Portugal.

    Peço-lhe, senhor Presidente, que nunca deixe de reforçar a aposta nas modalidades. Que continue a aposta no ecletismo do Sporting; que aposte também na marca Sporting, que aproxime novamente os adeptos do Clube; que não se esqueça dos adeptos que estão longe do clube também; que continue a reestruturação financeira, que nunca o clube perca o controlo/maioria da SAD; que melhore o departamento de scouting, é importante conseguirmos sempre os melhores jogadores para o clube e cada vez menos temos margem de erro para errar, o Sporting e os adeptos por tudo que têm passado nos últimos anos e por toda a espera que tem sido após um enorme tempo sem ser campeão nacional, é urgente que o Sporting volte a ganhar, e a ganhar com regularidade.

    Somos e seremos sempre os melhores em Portugal e está na hora de o leão voltar a acordar. Custa-me ver o estádio vazio, passar de 40 mil pessoas para menos de 20 mil em apenas um ano ou até menos. Custa-me ver o clube dividido, custa-me ver pessoas que fizeram mal ao clube voltarem à ribalta e a quererem aproveitar-se do clube. O clube é dos sócios e adeptos, é um clube desportivo, não uma empresa qualquer. Nunca se esqueçam disso! Peço que nunca deixem o Sporting Clube de Portugal morrer, pois temos de continuar a ser tão grandes como os maiores da Europa. É com muita tristeza que lhe escrevo estas palavras, palavras que falham quando a emoção se torna mais forte que qualquer outro sentimento.

    Não sei se o senhor Presidente será o candidato em que vou votar, mas resta-me desejar-lhe boa sorte e que como o senhor sabe, os sócios vão estar atentos e a margem de erro será reduzida, ninguém irá tomar o nosso clube de assalto e se não defender os superiores interesses do Sporting, iremos fazer ouvir a nossa voz.

    Saudações Leoninas,
    Tiago Macedo Silva

    Foto de Capa: Bola na Rede

    artigo revisto por: Ana Ferreira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Silva
    Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.