Caso Raphinha: Não se pontapeia quem já está no chão

- Advertisement -

Nos últimos dias, tomei conhecimento pela comunicação social da dívida da Sporting SAD à SAD do Vitória Sport Clube alusiva à transferência do brasileiro Raphinha do clube da cidade berço para o clube lisboeta, no verão passado. A dívida situa-se nos 4M€ que deveriam entrar nos cofres vimaranenses, mas o valor total da transferência situou-se nos 7M€.

Júlio Mendes, presidente do clube de Guimarães, veio, num primeiro momento, pedir a insolvência da SAD leonina. Dias depois, talvez por ter colocado a mão na consciência ou com eventual receio de que pela boca morre o peixe, veio serenar as águas agitadas entre leões e conquistadores, dizendo que afinal estava no futebol de forma construtiva e que tudo faria para, juntamente com o emblema leonino, encontrar a melhor solução para que o Sporting consiga pagar.

Raphinha está a adaptar-se da melhor forma à equipa, apesar da contenda que ainda envolve a sua transferência para o Sporting CP
Fonte: Sporting CP

Todos já percebemos que a situação financeira do clube não está famosa. No momento em que nos tentam meter na guilhotina, ameaçando-nos e lesando-nos a todos os níveis, alguns – leia-se o banqueiro José Maria Ricciardi – aparecem, neste contexto de crise, como salvadores da pátria, prometendo o pilim que muitos não têm e que tanta falta faziam, nesta altura, ao clube.

Mas devemos resistir com toda a força a esses Senhores do dinheiro que juram mundos e fundos pelo Sporting e depois, no final de tudo, só estão no desporto por puro e mero capricho financeiro. Ricciardi deveria ter vergonha na cara por, nesta situação difícil do clube, vir acenar com a única arma que tem: o dinheiro. O caso Raphinha foi o pretexto para este lobo sair da toca. Quando a situação passar, volta para dentro, mas fica à espreita.

A pequena novela Raphinha parece ter terminado da melhor forma possível. Tudo o que seja entendimento genuíno entre clubes, respeitando-se divergências e rivalidades, sou o primeiro a aplaudir. Mas tudo isto fez perceber o clima de constante crispação entre os emblemas no futebol português. Quando um clube como o Sporting, por razões sobejamente conhecidas, está ainda no chão a lamber as feridas duma crise que se abalou sobre si, há aqueles que ainda o querem humilhar mais ainda, pontapeando-o. E isto, no futebol como na vida, não é bonito.

Sem querer recuar muito no tempo, muito menos abordar assuntos que não são para aqui chamados, esta atitude de pontapear quem está no chão, vimo-la acontecer do outro lado da segunda circular quando Vieira ameaçou fazer “uma loucura” para contratar pérolas leoninas – uma delas, Bruno Fernandes – aproveitando-se da fragilidade do emblema leonino após os acontecimentos de Alcochete.

Ainda bem que Júlio Mendes reconsiderou e voltou atrás na sua decisão que seria, a todos os títulos, penosa para ambas as partes. Mas o Vitória Sport Clube, pela sua massa adepta, humana e dirigente, já nos habituou há muito que é um clube que pensa pela sua cabeça. Já os outros do Minho…

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave paga 2,3 milhões de euros por reforço que estava no radar de Evangelos Marinakis

Há mais um reforço a caminho do Rio Ave. Simón García vai chegar a Vila do Conde proveniente do Atlético Nacional.

Yuri Ribeiro analisa candidatos ao título: «Tenho gostado muito da maneira como o Porto tem vivido os jogos desde a entrada do novo treinador»

Yuri Ribeiro analisou em exclusivo ao Bola na Rede os candidatos ao título, elogiando Marco Silva e a nova mística do Porto.

Richard Ríos já se despediu dos colegas no Benfica e imprensa colombiana revela um dos grandes motivos para a saída para a Arábia Saudita

Richard Ríos despediu-se dos colegas no Benfica esta quarta-feira. O médio colombiano está de partida para a Arábia Saudita.

Yuri Ribeiro e a ascensão de João Félix no Benfica: «Toda a gente sabia que era uma questão de tempo, uma questão de oportunidade»

Yuri Ribeiro recordou em exclusivo ao Bola na Rede a ascensão de João Félix e a sua afirmação na equipa principal encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Yuri Ribeiro recorda época da reconquista do Benfica com Bruno Lage: «Correu bem porque tínhamos um bom grupo»

Yuri Ribeiro recordou em exclusivo ao Bola na Rede a sua passagem pelo Benfica, a concorrência com Grimaldo e a transição entre Rui Vitória e Bruno Lage

1.º despedimento de treinadores na Primeira Liga consumado: João Gião deixa o CD Nacional

João Gião já não é treinador do CD Nacional. Treinador é o primeiro a ser despedido nesta edição da Primeira Liga.

Tomás Araújo após renovar pelo Benfica: «Acho que este ano estamos a construir uma coisa muito bonita»

Tomás Araújo renovou contrato com o Benfica até 2031 e revelou o sonho de conquistar o campeonato nacional pelos encarnados.