Coates, o defesa com instinto matador

- Advertisement -

Coates tem sido, ao longo desta época, um dos jogadores que mais vontade e ambição tem demonstrado nos jogos já disputados. O defesa leonino tem todas as qualidades que se podem querer num central: forte no cabeceamento e no desarme em lances de um para um, bom posicionamento defensivo, inteligente e com qualidade técnica para sair a jogar.

No entanto, há um aspeto no jogador uruguaio que há já algum tempo tenho vindo a observar: o seu papel ofensivo em situações de desvantagem.

Não raras foram as vezes que os treinadores, antes Jorge Jesus e agora José Peseiro, se têm servido de Seba Coates para procurar o golo nos últimos minutos do encontro. Arrisco-me a dizer que, na ausência de Bas Dost, o uruguaio é o melhor ponta de lança do plantel. Obviamente que estou a hiperbolizar, mas o jogador mostra um forte rendimento nas subidas ao último terço.

Esta imagem não é estranha aos adeptos sportinguistas
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Verifiquemos as estatísticas: na época passada, Coates apontou cinco golos em todas as competições. Esta época, marcou apenas um na liga, mas tal acontece porque o Sporting só esteve em desvantagem com equipas de menor valia nos últimos minutos apenas por uma ocasião, em Portimão, onde curiosamente apontou seu único golo (o Sporting CP perdeu com SC Braga e Portimonense). Comparando-o com Montero, o colombiano apontou apenas mais um golo, tendo dois golos na conta pessoal para o campeonato.

Sebastian Coates tem aquilo que, com a ausência de Bas Dost, falta ao Sporting no ataque: altura, bom jogo aéreo e agressividade no ataque à bola. Numa época em que a equipa leonina insiste no futebol direto e na realização de vários cruzamentos, muitas vezes sem nexo, Montero não se consegue encaixar, pois, apesar de ser um jogador com qualidade técnica, não tem os atributos necessários que se enquadrem num estilo de jogo que privilegie o “pontapé para a frente’’.

Em conclusão, o uruguaio será sempre uma dor de cabeça para a defesa adversária devido à agressividade e bom jogo de cabeça que incute cada vez que um cruzamento lhe é direcionado. Para além disso, a sua presença no ataque abre espaço a outros jogadores, que fruto da marcação ao central por parte dos adversários, se encontrarão soltos. Fiquei surpreso quando, no jogo frente ao Portimonense, José Peseiro optou primeiro pelo avanço de André Pinto e só depois de Coates. Pareceu revelar aí alguma falta de conhecimento dos jogadores que têm à disposição, mas isto sou apenas eu a especular. Quando finalmente Coates subiu, em poucos minutos fez um golo. Dá que pensar.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

 

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

João Diogo Manteigas assume: «A indemnização que o Futebol Clube do Porto vai pagar ao Sport Lisboa e Benfica jamais cobrirá o dano causado»

João Diogo Manteigas exige que o FC Porto seja castigado com severidade no caso dos e-mails, que também envolve o Benfica.

Último treino de Portugal antes da viagem para o México: Pedro Gonçalves e João Neves em trabalho de recuperação

Pedro Gonçalves e João Neves fizeram trabalho de recuperação enquanto os restantes 25 convocados de Portugal estiveram sob as ordens de Roberto Martínez.

«Está na altura para pôr em prática como treinador principal toda a minha experiência e tudo o que vivi» – Entrevista Bola na Rede...

Entre o sonho do presente, a ambição do futuro e as memórias do passado, Fábio Espinho mostra, em entrevista ao Bola na Rede, que o futebol pode muito bem ser um estado de vida.

Sporting: Rui Borges terá 6(!) disponíveis no regresso aos trabalhos

Rui Borges vai regressar a Alcochete na quarta-feira e o emblema de Alvalade contará apenas com seis jogadores da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica continua a renovar com jovens promessas: o próximo alvo de conversações

O Benfica deve arrancar em breve as negociações para a renovação de contrato de José Neto, lateral esquerdo do plantel.

Bruno Torres sucede Mário Narciso no comando técnico da Seleção Nacional de Futebol de Praia

A FPF anunciou Bruno Torres como o novo selecionador de Portugal de Futebol de Praia, sucedendo o histórico Mário Narciso, que passou a ser 'advisor' de Pedro Proença.

Mateus Fernandes rendido a colega: «Tento olhar muito para ele»

Mateus Fernandes esteve presente na sala de imprensa da Cidade do Futebol, para responder a algumas perguntas dos jornalistas.