Com os melhores adeptos do Mundo

- Advertisement -

Novamente em Alvalade, e sob a batuta dos melhores adeptos do mundo, o Sporting recebia o FC Porto para o primeiro clássico da época. Frente a frente as duas equipas supremas até ao momento. O Sporting não contava com os lesionados Coentrão e Doumbia, enquanto os dragões optavam por Layún no lugar de Ricardo Pereira. Uma vitória leonina colocaria os leões na primeira posição, enquanto Sérgio Conceição, com alguma ironia, fomentava a ideia de que o Porto iria conquistar os três pontos. Dados lançados e a verdade é que a equipa azul e branca foi bem melhor na primeira parte. Afinal, do outro lado estava Jonathan Silva e o Porto sabia que poderia aproveitar.

Os nortenhos entraram a todo o gás, mas sem êxito. Afinal, estava em campo São Patrício, que foi evitando qualquer tentativa que o ataque azul construía.  A equipa leonina pedia o intervalo enquanto os adeptos aspiravam por um golo que pudesse galvanizar os leões para a liderança da liga portuguesa. Se a primeira parte foi do Porto, a segunda trouxe um duelo bem mais equilibrado. Jorge Jesus fez descer Batta e subir novamente William; trocou Acuña por Gelson e o Sporting foi bastante agressivo e bem mais perigoso. E, tal como aconteceu frente ao Barcelona, Bruno Fernandes teve melhor chance de golo do Sporting. Por ironia, exactamente na mesma baliza e precisamente no mesmo local que tinha falhado. O português atirou por cima, não desfazendo o empate que se manteve até final. A tabela classificativa não sofreria nenhuma alteração, fruto também, do empate da equipa encarnada que não aproveitou para encurtar distâncias.

Bruno Fernandes teve a melhor oportunidade de golo de todo o jogo Fonte: Sporting CP
Bruno Fernandes teve a melhor oportunidade de golo de todo o jogo
Fonte: Sporting CP

A malapata persiste. O Sporting faz grandes jogos na Champions sem vencer e continua sem ter êxito nos momentos chave do campeonato. Ontem só a vitória interessava e o empate reforçou apenas as pretensões portistas. Ainda assim, Sérgio Conceição, com cliché ao modo de José Mourinho, afirmou que a sua equipa iria vencer o campeonato. Se quando JJ disse que iria vencer o Porto o treinador azul ironizou, talvez, neste momento, não seja preciso gastar dinheiro com idas ao Dragão. Segundo o seu treinador, à oitava jornada, os dragões já sabem que vão ser campeões. Para quem anda há muito tempo nisto, reconhece que é muito precoce esta afirmação e que até a equipa encarnada continua na luta pelo pentacampeonato. Não fazendo juízos de valor, o Porto terá de confirmar em campo essa profecia enquanto o Sporting tem obrigatoriamente de contrariar esta convicção.

Para finalizar, não aceito esta história de desgaste como desculpa. O Sporting fez dois jogos em casa com quatro dias de descanso em ambos. O FC Porto fez deslocações ao Mónaco e a Lisboa e mostrou bem mais qualidade física que a equipa verde e branca. Em competições como o mundial ou o europeu, os jogadores dispõem de menos tempo de recuperação e não é por aí que os seus treinadores se desculpam com as condições físicas.

Quando a energia se tem “esgotado”, os adeptos têm puxado pelos jogadores de forma sensacional. Como o ar que não acaba, o amor pela equipa também não termina. O que se pode pedir é que a luta seja até à exaustão. Porque de nada vale ter êxito nas bancadas se não formos premiados por títulos.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Beatriz Silva

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas propôs Supertaça Ibérica: evento já foi jogado em 2022 e o Benfica perdeu

André Villas-Boas propôs a criação de uma Supertaça Ibérica. Benfica e Sevilha já disputaram um duelo com esse nome, mas sem carácter oficial.

Kylian Mbappé sai em defesa de Lamine Yamal: «Têm de o deixar em paz»

Kylian Mbappé deixou elogios a Lamine Yamal, assumindo que devem dar espaço ao internacional espanhol.

Pedro Caixinha fala em exclusivo ao Bola na Rede: «O sucesso do Paulinho no México abre a porta ao mercado europeu e aos jogadores...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou sobre o futebol brasileiro e elogiou Paulinho.

Pedro Caixinha e relação com Neymar no Santos: «Desenvolvemos uma boa empatia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou da experiência de treinar Neymar no Santos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas destaca desafios do futebol português e lamenta pouca operacionalização do VAR: «É uma das maiores vergonhas que podemos enfrentar»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

André Villas-Boas abre caminhos à mudança do número de equipas na Primeira Liga e do formato do campeonato: «Um FC Porto x Sporting ou...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. André Villas-Boas, o presidente do FC Porto, falou em conferência.

Alexander Bah e Manu Silva abordam recuperação e esperam poder ajudar o Benfica: «Estava a concretizar um sonho de criança»

Alexander Bah e Manu Silva estão a finalizar as suas recuperações das lesões sofridas ao serviço do Benfica.