Com os melhores adeptos do Mundo

- Advertisement -

Novamente em Alvalade, e sob a batuta dos melhores adeptos do mundo, o Sporting recebia o FC Porto para o primeiro clássico da época. Frente a frente as duas equipas supremas até ao momento. O Sporting não contava com os lesionados Coentrão e Doumbia, enquanto os dragões optavam por Layún no lugar de Ricardo Pereira. Uma vitória leonina colocaria os leões na primeira posição, enquanto Sérgio Conceição, com alguma ironia, fomentava a ideia de que o Porto iria conquistar os três pontos. Dados lançados e a verdade é que a equipa azul e branca foi bem melhor na primeira parte. Afinal, do outro lado estava Jonathan Silva e o Porto sabia que poderia aproveitar.

Os nortenhos entraram a todo o gás, mas sem êxito. Afinal, estava em campo São Patrício, que foi evitando qualquer tentativa que o ataque azul construía.  A equipa leonina pedia o intervalo enquanto os adeptos aspiravam por um golo que pudesse galvanizar os leões para a liderança da liga portuguesa. Se a primeira parte foi do Porto, a segunda trouxe um duelo bem mais equilibrado. Jorge Jesus fez descer Batta e subir novamente William; trocou Acuña por Gelson e o Sporting foi bastante agressivo e bem mais perigoso. E, tal como aconteceu frente ao Barcelona, Bruno Fernandes teve melhor chance de golo do Sporting. Por ironia, exactamente na mesma baliza e precisamente no mesmo local que tinha falhado. O português atirou por cima, não desfazendo o empate que se manteve até final. A tabela classificativa não sofreria nenhuma alteração, fruto também, do empate da equipa encarnada que não aproveitou para encurtar distâncias.

Bruno Fernandes teve a melhor oportunidade de golo de todo o jogo Fonte: Sporting CP
Bruno Fernandes teve a melhor oportunidade de golo de todo o jogo
Fonte: Sporting CP

A malapata persiste. O Sporting faz grandes jogos na Champions sem vencer e continua sem ter êxito nos momentos chave do campeonato. Ontem só a vitória interessava e o empate reforçou apenas as pretensões portistas. Ainda assim, Sérgio Conceição, com cliché ao modo de José Mourinho, afirmou que a sua equipa iria vencer o campeonato. Se quando JJ disse que iria vencer o Porto o treinador azul ironizou, talvez, neste momento, não seja preciso gastar dinheiro com idas ao Dragão. Segundo o seu treinador, à oitava jornada, os dragões já sabem que vão ser campeões. Para quem anda há muito tempo nisto, reconhece que é muito precoce esta afirmação e que até a equipa encarnada continua na luta pelo pentacampeonato. Não fazendo juízos de valor, o Porto terá de confirmar em campo essa profecia enquanto o Sporting tem obrigatoriamente de contrariar esta convicção.

Para finalizar, não aceito esta história de desgaste como desculpa. O Sporting fez dois jogos em casa com quatro dias de descanso em ambos. O FC Porto fez deslocações ao Mónaco e a Lisboa e mostrou bem mais qualidade física que a equipa verde e branca. Em competições como o mundial ou o europeu, os jogadores dispõem de menos tempo de recuperação e não é por aí que os seus treinadores se desculpam com as condições físicas.

Quando a energia se tem “esgotado”, os adeptos têm puxado pelos jogadores de forma sensacional. Como o ar que não acaba, o amor pela equipa também não termina. O que se pode pedir é que a luta seja até à exaustão. Porque de nada vale ter êxito nas bancadas se não formos premiados por títulos.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Artigo revisto por: Beatriz Silva

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.