CS Marítimo 0-2 Sporting CP: Leões vencem e convencem na Madeira

- Advertisement -

A CRÓNICA: SPORTING DE ´POTE´ CHEIO

Para a jornada 17 da Liga Portuguesa, CS Marítimo e Sporting CP, subiram ao relvado do Estádio do Marítimo para disputar um jogo equilibrado, à priori, apesar da má fase da equipa madeirense. Ainda que venha de três derrotas seguidas, os verde-rubros têm a favor, o facto de ter sido a única equipa em Portugal a vencer os leões esta época.

O jogo começou como já se esperava, com mais bola do Sporting, sendo que, a primeira ocasião de perigo aconteceu aos 3´minutos, quando o ala/lateral esquerdo Antunes, chutou ao lado da baliza do Marítimo. O Sporting não tirou o pé do acelerador e ao oitavo minuto de jogo fez golo através de Pedro Gonçalves, muito graças a um erro defensivo da equipa local.

Posteriormente ao golo leonino, a intensidade de jogo acalmou. Com o relvado muito escorregadio, os jogadores tentavam ao máximo não cometer erros defensivos, especialmente, os do Marítimo.

A primeira vez que a formação do Marítimo chegou perto da baliza de Adán foi aos 27´minutos, quando Rúben Macedo bateu um livre para o interior da área, que rapidamente, foi aliviada por João Palhinha.

A qualidade de jogo dos leoninos era puro de mais evidente. Uma equipa muito bem delineada, sem que os madeirenses fossem capazes de bloquear as investidas de ´Pote´ e companhia. Embora isto, Rúben Amorim, não se sentava por nada, sempre corrigido um ou outro posicionamento dos seus pupilos. A verdade é que o Marítimo não conseguia sair a jogar, devido à forte pressão alta dos homens vestidos de preto.

Até final da primeira metade, a história foi, sucessivamente, a mesma. Leões ao ataque, ao que o Marítimo fazia lembrar um gato sem pêlo, descoberto de fraquezas. A estatística, ao intervalo, falava por si, com 63% de posse de bola a beneficiar a formação de alvalade, e ainda, 29 ataques perigosos, contra apenas três dos ´leões do Almirante Reis´.

A segunda parte iniciou como a primeira. Com o Sporting ao ataque, ao que o reforço de inverno, Paulinho, finalizou em habilidade para uma defesa segura de Amir Abedzadeh.

Aos 56´minutos, Milton Mendes mexeu, pela primeira vez, na equipa, com as entradas de Andreas Karo e o ponta de lança iraniano Alipour. Contudo, a turma de alvalade respondeu às alterações verde-rubras com mais um golo, novamente, por Pedro Gonçalves, em mais uma desatenção defensiva do ´maior das ilhas´.

Com o 2-0 no placard, o Sporting foi relaxando a sua pressão ofensiva, aproveitando assim, os ´leões da Madeira´, para subir no terreno e ocasionar lances de perigo junto da baliza do espanhol Adán. O jogo abriu, mas nem por isso foi uma partida de encher o olho. O Marítimo teve mais iniciativa, mas a defesa leonina parecia intransponível.

O jogo encaminhava-se para o fim, sem que a crónica do jogo se alterasse, terminado em nova derrota do CS Marítimo, e por outro lado, em vitória do Sporting CP, ficando assim a seis pontos do segundo classificado, o FC Porto.

A FIGURA

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro GonçalvesMarcou os dois golos da vitória leonina, estando sempre envolvido em todos os lances de ataque do Sporting, dando uma grande dinâmica no momento ofensivo.

O FORA DE JOGO
CS Marítimo
Fonte: CS Marítimo

Defesa do CS Marítimo – Desde o guarda-redes aos pivots. Nenhum elemento da defesa maritimista ficou isento de críticas. Voltaram a comprometer. No lance do primeiro golo, Amir interpretou mal lance e saiu dos postes, sem grande nexo. No segundo, os centrais, podiam ter feito muito melhor. As perdas de bolas foram constantes, em especial dos dois pivots, Bambock e Jean Irmer, numa zona do terreno em que pode ser letal perder a “redondinha”.

ANÁLISE TÁTICA – CS MARÍTIMO

Como já vem sendo hábito, o técnico Milton Mendes utilizou um sistema de três centrais (René Santos, Lucas Áfrico e Leo Andrade), com dois jogadores abertos nas laterais, o português Rúben Macedo e o brasileiro Marcelo Hermes, com fortes funções ambíguas. Um duplo pivot, composto por Jean Irmer e Bambock. No ataque, Rafik Guitane como número ´10´ e o reforço brasileiro Sassá, apoiado pelo camaronês Joel Tagueu, completavam o sistema 3-4-1-2 escalado pelo treinador brasileiro do Marítimo.

Taticamente, o Marítimo foi uma equipa muito defensiva. Uma equipa sem ideias de jogo ofensivo. A jogar em bloco baixo e com muitos problemas na construção de jogo, a equipa apenas melhorou ao meio da segunda parte, depois de já estar a perder por 2-0, passando a jogar em 4-2-3-1 nos minutos finais da partida.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

 

Amir Abedzadeh (4)

Rúben Macedo (4)

René Santos (SC) (3)

Lucas Áfrico (3)

Leo Andrade (3)

Marcelo Hermes (5)

Bambock (3)

Jean Irmer (4)

Rafik Guitane (5)

Joel Tagueu © (4)

Sassá (4)

SUBS UTILIZADOS

Andreas Karo (4)

Alipour (3)

Tim Soderstrom (-)

Jorge Correa (-)

Milson (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

Para a deslocação aos Funchal, Rúben Amorim privilegiou aquele quem tem sindo o seu frequente sistema tático, o 3-4-3. A baliza ficou à guarda do espanhol Adán. O corredor direito ficou a cargo de Pedro Porro e o esquerdo, de Antunes, em vez de Nuno Mendes, por questões físicas. Já ao centro da defesa, permaneceram dois dos titulares habituais, Feddal e Coates, com o jovem Gonçalo Inácio a ser opção em detrimento do castigado, Luís Neto. No meio-campo, João Palhinha teve o papel de destruidor de jogo, entre linhas, ao que Matheus Nunes, ficou com a função ´híbrida´ do centro do terreno, substituindo o lesionado, João Mário. Pedro ´Pote´ Gonçalves e Nuno Santos estiveram no apoio ao novo ponta-de-lança dos ´leões´, Paulinho.

Taticamente, o Sporting jogou com o bloco alto, pressionante em muitos momentos do jogo, impossibilitando a saída de bola dos madeirenses. A nível ofensivo, os sportinguistas, iniciavam a construção de jogo pelos pés dos centrais, e aproveitou a grande profundidade dos seus alas para espalhar o terror na defesa verde-rubra, harmonizando jogo interior com os três homens do ataque leonino.

 

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Antonio Adán (4)

Pedro Porro (6)

Gonçalo Inácio (7)

Sebastián Coates © (6)

Zouhair Feddal (5)

Antunes (7)

João Palhinha (SC) (6)

Matheus Nunes (6)

Pedro Gonçalves (8)

Nuno Santos (5)

Paulinho (5)

SUBS UTILIZADOS

Tiago Tomás (4)

Bruno Tabata (-)

Daniel Bragança (-)

João Pereira (-)

 

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

 

Não foram colocadas questões aos treinadores.

 

Rodolfo Fabiano Abreu
Rodolfo Fabiano Abreuhttp://www.bolanarede.pt
Rodolfo Abreu é um rapaz de 23 anos licenciado em Comunicação, Cultura e Organizações na Universidade da Madeira.                                                                                                                                                 O Rodolfo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: o ponto de situação do meio campo dos leões

O meio campo do Sporting vai sofrer várias mudanças, tendo em conta o elenco que terminou a última temporada.

Portugal: quem seria o adversário nos 16 avos de final após a segunda jornada do Mundial 2026?

Portugal ocupa o segundo lugar do Grupo K e, caso a fase de grupos terminasse agora, defrontaria o Gana nos 16 avos de final do Mundial 2026.

Nélson Semedo destaca exibição de Portugal frente ao Uzbequistão e admite: «O primeiro jogo não foi tão bem jogado»

Nélson Semedo reagiu à goleada de Portugal frente ao Uzbequistão, por 5-0, no encontro da segunda jornada do Grupo K do Mundial 2026.

NBA: Miami Heat asseguram acordo acordo histórico por Giannis Antetokounmpo

Giannis Antetokounmpo tem troca assegurada com os Miami Heat, após ter sido também apontado aos Boston Celtics.

PUB

Mais Artigos Populares

Fabio Cannavaro elogia muito Cristiano Ronaldo e revela conversa: «Disse-lhe para jogar mais anos»

Fabio Cannavaro reagiu à derrota do Uzbequistão frente a Portugal (5-0). Selecionador elogiou ainda Cristiano Ronaldo.

Benfica | Sudakov começa os treinos mais cedo no Seixal

Sudakov apresenta-se mais cedo no Benfica e já treina. O médio começou esta segunda-feira os trabalhos no Benfica Campus.

Jérémy Doku foi a Londres ver o nascimento do filho e volta ao Mundial 2026

Jérémy Doku viaja para Londres para ver o nascimento do seu novo filho. Internacional belga falhou o jogo com o Irão.