📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cuidado Jesus, eles já sabem!!

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muito se tem falado do momento menos bom da equipa de futebol do Sporting, e o facto de estarem a jogar menos bonito e bem. Eu acho, no entanto, que o problema não está tanto no facto de o Sporting estar a jogar menos, mas de os adversários terem mudado a forma de nos enfrentar.

De há uns tempos para cá, temos visto todas as equipas que nos enfrentam, e as que têm jogadores com essa capacidade (e por isso resulta melhor com uns que com outros) a pressionar a nossa saída de bola bem alto. Vemos pressão alta em William Carvalho e nos dois centrais, obrigando o Sporting a jogar nos laterais ou a colocar a bola na frente, conseguindo assim retirar qualidade no nosso jogo de meio campo, onde temos os jogadores mais evoluídos técnica e tacticamente.

William Carvalho é o primeiro ponto de pressão dos adversários Fonte: Sporting CP
William Carvalho é o primeiro ponto de pressão dos adversários
Fonte: Sporting CP

Ao obrigarem o Sporting a jogar na frente, retiram do jogo Bruno Fernandes, a quem todos reconhecem qualidade superior, mas que não consegue aguentar um jogo mais físico e de contacto. Retira também as alterações de flanco que William consegue fazer quando tem espaço, obrigando assim os adversários a desgastar-se e desposicionar-se. Com isso, obrigam ainda os laterais a subir mais, passando o jogo em constantes subidas e descidas do corredor, correndo maiores riscos de bolas nas costas, e os centrais a tentarem sair a jogar, perdendo depois a bola em zonas mais subidas.

Essa pressão obriga depois, muitas vezes, Bruno Fernandes a ter que descer para tentar pegar no jogo, deixando menos gente na frente, com Bas Dost entregue aos dois centrais e algumas vezes também ao médio defensivo. Isto desgasta o Bruno, retira-o das zonas de finalização, e quando lá chega vai já muito desgastado, como se tem visto ultimamente, que já nem força nos remates consegue imprimir. Cria-se também o problema de Bas Dost ter que ser muito bom no domínio das bolas bombeadas, para poder segurar e esperar pelos companheiros, algo em que cada vez está melhor.

Ou seja, Bas Dost ainda consegue disfarçar esta dificuldade em sair com jogo jogado de trás, levantando-se maiores problemas quando o holandês não está. E vê-se agora que Doumbia não é muito bom tecnicamente, seja a segurar ou a correr com a bola, destacando-se apenas com bolas lançadas no espaço. Já Montero, apesar da enorme qualidade técnica, está sem ritmo, chegando atrasado a todas as bolas. E como vamos ter que jogar com os que temos até ao fim, e não tendo nenhum jogador parecido com Bas Dost no plantel, porque não chamar Rafael Leão enquanto o holandês não volta, e os outros dois não recuperam ritmo? Tem qualidade técnica e é forte fisicamente. Podem dizer que é novo, no entanto, se precisamos dele agora, é agora que deve jogar.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Giorgio Chiellini elogia Luciano Spalletti: «Querer vencer já é um passo importante»

Giorgio Chiellini falou sobre Luciano Spalletti, técnico da Juventus. O antigo atleta da Vecchia Signora ainda comentou a renovação de Kenan Yildiz.

Juventus quer médio mas afasta-se de Morten Hjulmand para o mercado de janeiro

A Juventus quer contratar um médio no mercado de janeiro. No entanto, a equipa da Serie A não pretende gastar muito dinheiro e, por isso, não vai atacar a contratação de Morten Hjulmand.

Com Dodi Lukebakio de fora: eis o calendário do Benfica até ao final de 2025

Dodi Lukebakio é baixa confirmada do Benfica até ao final de 2025, pelo menos. Águias em momento delicado da época e com muitas decisões.

Achraf Hakimi vence o prémio de melhor jogador africano do ano e Bubista ganha o de melhor treinador

Achraf Hakimi foi eleito o melhor jogador africano do ano. O lateral do PSG levou a melhor perante Mohamed Salah e Victor Osimhen. Bubista venceu o prémio de melhor treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal Sub-21 fecha 2025 com melhor ataque e melhor defesa de toda a fase de qualificação

A Seleção Nacional de Sub-21 entrou da melhor forma na qualificação para o Euro 2027 com Luís Freire. A equipa das quinas tem o melhor ataque e melhor defesa, entre todas as formações.

Ex-Benfica interessado em contratar Rafa Silva depois da polémica com o Besiktas

Rafa Silva quer sair do Besiktas e tem mais um interessado: o Al Ahli. Caso entre o jogador e o clube turco ainda vai fazer correr muita água.

Parma afasta-se de Rui Patrício e já tem definido o novo guarda-redes para reforçar o plantel

O Parma vai avançar para a contratação de Vicente Guaita. O clube da Serie A esteve também de olho na contratação de Rui Patrício.