Primeira Liga, 18.ª jornada: 18 de janeiro de 2024, 20h45.
A ANTEVISÃO: LEÕES QUERE ENTRAR COM O PÉ DIREITO NA SEGUNDA VOLTA DO CAMPEONATO
“Nova volta, mesma ambição” é talvez o mote que ecoa entre as paredes do balneário do Sporting. Depois de 17 longas jornadas para abrir o apetite, ou as esperanças, aos adeptos, eis que outras se encontram mesmo ao virar da esquina, e que certamente, se disputarão de modo intenso.
O Sporting está nas asas da liderança desde a sexta jornada e promete não ‘deixar o osso’ para os outros rivais. Com o Benfica a apenas um ponto, o Clube de Alvalade acaba por ter uma pressão gigante, mas nada que o ‘Jogo a Jogo’ de Rúben Amorim não resolva. Ou que os remate certeiros de Viktor Gyokeres, pois é inevitável não associarmos parte do sucesso dos leões a esta contratação certeira.
Já o Vizela tem feito um campeonato discreto, longe dos grandes palcos, e até se encontra no lote dos ‘lanternas vermelhas’ da atual edição da prova, mas recorde-se que, por vezes isso nada interessa e que os mais para baixo da tabela classificativa são os que acabam por surpreender.
O Sporting quer começar a segunda volta, como a primeira: a vencer. Na primeira jornada, os leões e vizelenses protagonizaram um autêntico jogo de loucos, onde a equipa da casa acabou por arrecadar os três pontos ao cair do pano.
10 DADOS RÁPIDOS
- Leões e vizelenses já se defrontaram por 11 vezes
- Os verdes e brancos venceram todos os embates (11)
- O Vizela já abanou as redes do Sporting por 10 ocasiões
- Já o Clube de Alvalade celebrou por 32 vezes
- Gonçalo Inácio foi o último jogador do Sporting a marcar no reduto do Vizela
- A maior vitória dos leões frente ao Vizela, na casa rival, foi em 1984/85 (5-2)
- Tomás Silva e Nuno Moreira (Vizela) já jogaram pelos dois emblemas
- Na jornada transata, o Vizela foi goleado pelo Boavista (4-1)
- Na 17.ª ronda, o Sporting aplicou chapa três no Desportivo de Chaves (3-0)
- O jogo está marcado para as 20h45, em Vizela
JOGADORES A TER EM CONTA
Samu Silva – Numa época que se avizinha discreta para o Vizela, é Samu Silva que tem sido um dos jogadores cruciais na turma minhota. Tendo feito estragos frente ao Benfica (2-1), o português quer agora causar problemas ao atual líder isolado da competição.
Viktor Gyokeres – Foi frente ao Vizela que a epopeia do sueco no Sporting começou, visto que se estreou com um bis na primeira ronda da prova. O ponta-de-lança quer começar a segunda volta como iniciou a inicial e tudo fará para voltar a assombrar a defesa dos nortenhos.
XI´s PROVÁVEIS
Vizela: Fabijan Buntic, Hugo Oliveira, Bruno Wilson, Anderson Jesus, Matheus Pereira, Rafael Bustamente, Diogo Nascimento, Matías Lacava, Samu Silva, Abdul Awudu e Samuel Essende.
Treinador: Rubén de la Barrera
“Gosto muito da equipa do Sporting. Tem uma ideia clara e a capacidade de reagir rapidamente ao que acontece no jogo. Admiro muito o Rúben Amorim”
Sporting: Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres
Treinador: Rúben Amorim
“Um jogo difícil, temos de perceber que as condições que estiveram em Chaves também podem acontecer em Vizela. Temos de ganhar o jogo da maneira que for ter o espírito, e será um jogo difícil”.
PREVISÃO DE RESULTADO: Vizela 0-2 Sporting