Dê-se (os) crédito(s) a Silas

- Advertisement -

6 de setembro de 2019.

É publicada a nova redação da Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, que estabelece o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto.

27 de setembro de 2019.

Coincidentemente, o Sporting CP apresenta Jorge Silas como o seu novo treinador de futebol profissional sénior. Sem demora, e sem conhecimento, fizeram-se ouvir as vozes dos rumores de que o novo treinador não tinha título profissional para poder exercer a sua atividade. No caso de Jorge Silas, segundo as notícias que são veiculadas, este não terá concluído o curso que lhe daria acesso a um grau superior, o qual, por sua vez, lhe dará as competências para um outro conjunto de valências. É treinador? Sim é. Só não o é de nível IV, o que, de acordo com um conjunto de regulamentos, o impede de realizar determinados atos exclusivos de quem o tenha.

Na verdade, Silas foi apenas vítima do mediatismo (e oportunismo) que ser treinador do Sporting CP acarreta. Pois, Silas, não foi, não é, nem será caso único nos relvados nacionais e internacionais a não ter o título profissional para exercer a sua atividade. Em Portugal, a estrutura do modelo de formação de treinadores estava, e está, sujeita ao princípio (aparentemente) inamovível e tipificado da constante atualização de conhecimentos, sob pena de o respetivo título ser suspenso (ou caducado, como antes constava da lei).

A contratação de Silas reacendeu o debate relativamente às obrigatoriedades inerentes aos títulos de treinador, neste caso, de futebol Fonte: Bola na Rede

A questão aqui posta, que nada tem que ver com o âmbito do grau e nível de treinador de Jorge Silas, prende-se, ao invés, com o edifício estruturante que sustenta o programa nacional de formação de treinadores. Com efeito, a realidade normativa existente, que impõe que um profissional se encontre ciclicamente sujeito a avaliação das suas competências, através de ações de formação ministradas por entidades formadoras certificadas pelo Estado, que garantem um conjunto determinado de créditos, que permitem revalidar o título profissional, configura uma medida excessiva para a verdadeira realidade subjacente à vida de um treinador profissional, seja de que modalidade for.

Criar um tal obstáculo ao exercício de uma atividade profissional constitui, salvo melhor opinião, uma medida de justificação constitucional pouco sólida e com duvidoso cabimento no âmbito interpretativo da leitura do direito ao trabalho, previsto na nossa Lei Fundamental. O conceito de formação contínua, aplicável em qualquer atividade profissional, não pode ser imposta por lei, mas sim pelo próprio mercado, pela realidade existente entre o rácio de oferta e procura, que garantirá que a dificuldade das tarefas e desafios estejam sempre de mãos dadas com o nível de preparação para as cumprir.

No caso particular de Jorge Silas, ninguém saberá dizer se o grau de satisfação dos adeptos sportinguistas seria maior se o mesmo já tivesse adquirido o grau de treinador que alegadamente lhe falta… Tenho consciência do reduzido consenso que este tema obtém, abrindo fações entre os próprios treinadores, no entanto, estou convicto que a verdadeira avaliação de um treinador é feita semanalmente e, estou certo, que, a todos aqueles que o avaliam, pouco importa o número de créditos que cada um tem no seu currículo.

Foto de Capa: Bola na Rede

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Golo para a história de Francisco Domingues dá a vitória ao Moreirense no terreno do Casa Pia

O Moreirense venceu o Casa Pia por 1-0. Conjunto de Rio Maior soma quatro derrotas em quatro jornadas e ainda não marcou na Primeira Liga.

José Mourinho surpreende no destaque da vitória do Real Madrid: «Um rapaz que não é muito apreciado fez um jogo fantástico»

José Mourinho reagiu à goleada do Real Madrid sobre o Málaga por quatro bolas a zero. Técnico destacou a exibição de Eduardo Camavinga.

Santi Giménez já está a caminho do Porto: «Estou pronto e feliz»

Santiago Giménez já partiu de Milão rumo à cidade Invicta, preparando-se para reforçar a frente de ataque do FC Porto.

Rodrigo Ribeiro marca no triunfo caseiro do Augsburgo e Yuito Suzuki brilha na vitória do Friburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na jornada inaugural da Bundesliga, o Augsburgo bateu o Schalke 04 por 3-0 e o Friburgo goleou o Werder Bremen por 4-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Evangelos Marinakis está determinado em desviar jogador do Benfica e engenha nova jogada entre o Olympiacos e o Nottingham Forest

Evangelos Marinakis está determinado em contar com Gustavo Puerta nas suas equipas. Médio colombiano, recorde-se, é alvo do Benfica.

Manchester United completa reviravolta com hat-trick de Bruno Fernandes e goleia o Ipswich Town

Bruno Fernandes brilhou com um hat-trick e ainda somou uma assistência na goleada do Manchester United sobre o Ipswich Town por 5-1.

Karim Benzema vai ficar livre no mercado e ex-Bola de Ouro define 2 opções para o futuro

Karim Benzema vai deixar o Al Hilal. O avançado, vencedor da Bola de Ouro 2022, definiu duas opções para o futuro.