Defesas-Laterais: O Tempo e o Modo

- Advertisement -

Talvez o futebol nunca chegasse ao seu estado actual caso a evolução táctica não se registasse. Falemos também da técnica, claro, mas essa, com mais ou menos drible e mais ou menos bolas paradas com precisão no peito, sempre existiria para embelezar a contemporaneidade futebolística. Por estar menos associado ao talento espontâneo. O lado teórico do Desporto Rei precisou de tempo e estudo para evoluir.

Durante anos ouvíamos falar do Nº 10 – essa pérola que qualquer boa equipa teria que ter para apurar a qualidade táctica. Mas hoje, em tradução dessa referida evolução, há outras posições que sofreram com o processo evolutivo da geometria em movimento dentro das quatro linhas.

Ser defesa-lateral está muito para além da simples função de fazer as dobras e ter atenção ao espaço traseiro. Uma ideia clara: durante muito tempo pensou-se que no futebol os defesas tinham apenas a sua função: defender. Vice-versa com os avançados, restando-lhes atacar. Hoje, por exemplo, um ponta-de-lança só será completo se souber interferir na primeira fase de pressão defensiva, sendo Slimani um paradigma desta ideia. Contudo, este comportamento é pontual, já que um avançado só defende quando é necessário. Agora denote-se aquilo que os defesas-laterais têm de fazer ao longo de 90 minutos, numa obrigação de consecutivos fluxos defensivos e ofensivos muitas vezes num só minutos de jogo.

Por ser tão factual já o escrevera antes: Jorge Jesus é exímio no tratamento desta posição. Entenda-se, também, que caso qualquer equipa tenha no plantel defesas-laterais indiscutíveis na sua qualidade, a titularidade perde discussão. No Sporting deste ano há, em análise pessoal, dois factores determinantes para a alternação, prendendo-se um com o equilíbrio de valências entre os jogadores disponíveis, estando o outro relacionado com a postura de Jorge Jesus, que têm dado preferência à escolha para a titularidade em função das características do jogo que se irá jogar, e não do jogo que se disputou antes. É viável, no entanto, sintetizar as ideias possíveis sobre cada alternativa:

Ricardo Gonçalves Dias
Ricardo Gonçalves Diashttp://www.bolanarede.pt
O primeiro contacto do Ricardo com a Bola foi no futsal. Mais tarde passaria pelas camadas jovens do Oriental, esse gigante de Lisboa. O sonho acabou algum tempo depois e hoje lida bem com isso. E com a escrita também.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro antevê FC Porto x Alverca que pode decidir o título: «Como diz o mister Manuel Cajuda, depois do batizado não faltam padrinhos»

Custódio Castro realizou a conferência de antevisão ao FC Porto x Alverca da 32.ª jornada da Primeira Liga.

Gil Dias motivado para bater o seu antigo clube: «Queremos impor a primeira derrota ao Benfica»

Na antevisão ao Famalicão x Benfica, o ex-encarnado Gil Dias falou sobre a série positiva de resultados da equipa e o desejo de bater os encarnados.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede na antevisão ao FC Porto x Alverca: «Esperamos dois tipos de jogo»

Francesco Farioli realizou a antevisão ao FC Porto x Alverca. O técnico italiano respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Braga confirma lesão de Ricardo Horta e junta Víctor Gómez ao boletim clínico: Eis os detalhes

Ricardo Horta vai falhar os próximos dois jogos do Braga por lesão (Estoril Praia e Friburgo), nos quais Victor Gómez estará em dúvida.

PUB

Mais Artigos Populares

João Moutinho ultrapassa Paolo Maldini e faz história nas competições europeias

Médio português João Moutinho alcançou um marco impressionante e entrou no top 4 de jogadores com mais jogos nas provas europeias.

Francesco Farioli sobre poder igualar recorde de 91 pontos: «É um potencial alvo»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Alverca da Primeira Liga. Técnico dos dragões reflete sobre poder igualar o recorde de 91 pontos.

Antony e a experiência com Cristiano Ronaldo: «Aprende-se muito com ele, dentro e fora do campo»

Antony deixou elogios a Cristiano Ronaldo e revelou que a saída do Manchester United foi fundamental para recuperar confiança e rendimento.