Dérbi: A Identidade contra A Adaptação | Sporting CP

Concentração, foco e intensidade

Parece cliché dizer que o jogo só acaba quando o árbitro apita, mas não há nada mais empírico do que isso. A concentração, o foco e a intensidade – na forma em como a equipa se mantém ligada ao jogo – são fatores determinantes e importantes para o sucesso desta equipa leonina. São muitos os que preferem designar este fator como sendo pura sorte ou a estrelinha de campeão – que faz parte, é certo – mas não é de todo o fator com maior preponderância. O Sporting CP tanto é a equipa que mais golos marca no campeonato nos primeiros quinze minutos das partidas como é também a equipa que mais golos marca nos últimos quinze minutos de jogo. E isso é fruto da exigência e da força mental que a equipa tem neste momento.

 

Momentos antes do golo que garantiu a vitória leonina foi possível observar um lance praticamente idêntico. O SL Benfica nos dois momentos consegue garantir superioridade numérica, mas que nestes dois casos em nada demonstrou ser uma vantagem. Neste lance, Bruno Tabata tem tempo e espaço para decidir, porque Nuno Tavares não força a pressão e coloca mal os apoios – de forma paralela – e estando parado é necessária uma ação reativa e não proativa num espaço tão reduzido. O Sporting CP ganha a segunda bola e através da vantagem temporal, espacial e posicional (relação espaço-tempo-jogador) consegue através de João Palhinha realizar um remate potencialmente perigoso.

 

No momento do golo – e como referi anteriormente – o Sporting CP parte novamente numa situação de inferioridade numérica, mas beneficia de pequenas vantagens em cada momento. Primeiro por Jovane que mesmo num curto espaço de tempo quando ganha a bola encontra-se numa situação de 1×0 com uma vantagem no espaço e no tempo. Jovane procura os duelos procurando gerar uma superioridade qualitativa onde consegue atrair a atenção e marcação de dois adversários. A pressão é passiva e algo descoordenada, permitindo a Jovane fazer o drible e cruzar.

A bola ainda acaba por sobrar para o homem do Sporting CP que estava solto ao segundo poste. Mais uma vez e apesar da vantagem numérica, Nuno Tavares revela as mesmas debilidades que no lance anterior, não fazendo a contenção de forma correta e a abordar o lance de forma passiva permitindo a Porro a superioridade qualitativa para fazer o cruzamento. Matheus Nunes beneficiou da entrada de Palhinha e sentindo-se mais solto começou a chegar mais vezes à área adversária como gosta de fazer. O brasileiro estava bem posicionado conferindo uma vantagem posicional/espacial que juntamente com a vantagem temporal lhe permitiram reagir da melhor maneira e de forma confortável para garantir a vitória dos Leões.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.