Dérbi: A Identidade contra A Adaptação | Sporting CP

Concentração, foco e intensidade

- Advertisement -

Parece cliché dizer que o jogo só acaba quando o árbitro apita, mas não há nada mais empírico do que isso. A concentração, o foco e a intensidade – na forma em como a equipa se mantém ligada ao jogo – são fatores determinantes e importantes para o sucesso desta equipa leonina. São muitos os que preferem designar este fator como sendo pura sorte ou a estrelinha de campeão – que faz parte, é certo – mas não é de todo o fator com maior preponderância. O Sporting CP tanto é a equipa que mais golos marca no campeonato nos primeiros quinze minutos das partidas como é também a equipa que mais golos marca nos últimos quinze minutos de jogo. E isso é fruto da exigência e da força mental que a equipa tem neste momento.

 

Momentos antes do golo que garantiu a vitória leonina foi possível observar um lance praticamente idêntico. O SL Benfica nos dois momentos consegue garantir superioridade numérica, mas que nestes dois casos em nada demonstrou ser uma vantagem. Neste lance, Bruno Tabata tem tempo e espaço para decidir, porque Nuno Tavares não força a pressão e coloca mal os apoios – de forma paralela – e estando parado é necessária uma ação reativa e não proativa num espaço tão reduzido. O Sporting CP ganha a segunda bola e através da vantagem temporal, espacial e posicional (relação espaço-tempo-jogador) consegue através de João Palhinha realizar um remate potencialmente perigoso.

 

No momento do golo – e como referi anteriormente – o Sporting CP parte novamente numa situação de inferioridade numérica, mas beneficia de pequenas vantagens em cada momento. Primeiro por Jovane que mesmo num curto espaço de tempo quando ganha a bola encontra-se numa situação de 1×0 com uma vantagem no espaço e no tempo. Jovane procura os duelos procurando gerar uma superioridade qualitativa onde consegue atrair a atenção e marcação de dois adversários. A pressão é passiva e algo descoordenada, permitindo a Jovane fazer o drible e cruzar.

A bola ainda acaba por sobrar para o homem do Sporting CP que estava solto ao segundo poste. Mais uma vez e apesar da vantagem numérica, Nuno Tavares revela as mesmas debilidades que no lance anterior, não fazendo a contenção de forma correta e a abordar o lance de forma passiva permitindo a Porro a superioridade qualitativa para fazer o cruzamento. Matheus Nunes beneficiou da entrada de Palhinha e sentindo-se mais solto começou a chegar mais vezes à área adversária como gosta de fazer. O brasileiro estava bem posicionado conferindo uma vantagem posicional/espacial que juntamente com a vantagem temporal lhe permitiram reagir da melhor maneira e de forma confortável para garantir a vitória dos Leões.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva e o Manchester City x Fulham: «Queremos lutar»

Marco Silva antevê Manchester City x Fulham. Técnico português abordou ainda a reviravolta dos citizens contra o Liverpool.

Subida: Eis a nova posição de Portugal no ranking europeu masculino de andebol

Portugal subiu do 7.º para o 5.º lugar no ranking europeu masculino de Andebol. Atualização após o Europeu.

FC Porto x Sporting pode estar em risco? Eis a situação

O FC Porto x Sporting pode vir a ser adiado ou atrasado, dependendo do tempo. Há muito nevoeiro no Estádio do Dragão.

Toni Kroos defende antigo colega: «Sem Cristiano Ronaldo, ninguém assistiria à Liga Saudita»

Toni Kroos falou sobre a influência de Cristiano Ronaldo no futebol da Arábia Saudita e defendeu o antigo colega do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro atinge a quinta vitória em seis jogos

Esta segunda-feira, José Peseiro comandou o Al Ula a uma vitória por 1-0 no terreno do Al Batin e manteve a série invicta de seis jogos.

Cristiano Ronaldo termina greve e pode regressar ao ativo nos próximos dias: Conhece os detalhes

Fundo Soberano da Arábia Saudita aceitou as exigências de Cristiano Ronaldo, que deve voltar a representar o Al Nassr no dia 14 de fevereiro contra o Al Fateh.

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.