Dez anos de São Patrício

- Advertisement -

Faz hoje dez anos que se estreou na baliza do Sporting Clube de Portugal o melhor guarda redes da Europa, um dos melhores do mundo e, indiscutivelmente, o melhor que vi jogar em Portugal.

Rui Patrício iniciou a carreira com um penálti defendido no “Caldeirão” dos Barreiros e, hoje em dia, as grandes penalidades são apenas um de muitos pontos fortes que norteiam a sua carreira. Patrício é um guarda redes seguro e tranquilo, que já aguenta o barco do Sporting, como titular, há nove anos. Já foi ele a salvar um barco naufragado por diversas vezes, já passou por muitas tempestades, e agora é um dos comandantes de um navio poderoso, que ambiciona conquistar tudo em Portugal. Entrou como “bombeiro” na Madeira, devido às lesões de Ricardo e Tiago, e fez apenas esse jogo nessa época, a de 2006/07.

Depois disso, saltou para a titularidade na época seguinte, ganhando o lugar a Stojkovic, e não mais o largou. Já foi comandado por treze técnicos em Alvalade, o que mostra bem a instabilidade que teve de combater e também ajuda a explicar um dos pontos que falta numa carreira construída a pulso: o título de campeão nacional. Mas Rui ainda o vai conquistar com a camisola do Sporting, acredito bastante nisso. Rui Patrício joga no seu clube do coração e não é um jogador típico de futebol. Se assim fosse, já teria ido para o estrangeiro, apenas para ganhar mais dinheiro. Rui preferiu permanecer em Alvalade e aí também houve mérito do Sporting, que sempre soube conservar aquele que é o maior símbolo do clube na atualidade. É certo que Adrien Silva e William Carvalho, principalmente o primeiro, também têm algum protagonismo, mas não chegam ao patamar onde está o guardião.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta rendido a jovem do Arsenal: «Temos de proteger jogadores como ele»

Max Dowman bisou na vitória do Arsenal para a Taça da Liga Inglesa e Mikel Arteta, treinador dos Gunners, não ficou indiferente.

A Maldição do Manchester United

Há clubes que perdem jogos, mas o Manchester United parece ter-se especializado em perder a própria identidade neste arranque de época.

José Mourinho sobre reforço do Real Madrid: «Está a evoluir rapidamente»

José Mourinho elogiou Yan Diomande, reforço do mercado de verão. Palavras após a vitória do Real Madrid na La Liga.

Gabri Veiga entre os pré-convocados da Seleção A de Espanha: eis quando sai a lista final

Gabri Veiga está pré-convocado para os próximos jogos de Espanha. Lista final será conhecida nesta sexta-feira, 18 de setembro.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi após derrota com o Real Madrid de José Mourinho: «Vem-me mais a palavra ‘orgulho’ do que outra coisa»

O Real Madrid de José Mourinho venceu fora de casa o Elche por 3-2 na La Liga. Fica com a reação de Martín Anselmi.

Dia de AC Milan x Benfica: eis os onzes prováveis do jogo referente à Europa League

O Benfica está em Milão para enfrentar o AC Milan na primeira jornada da Europa League. Vê os onzes prováveis.

Vasco da Gama de Pedro Emanuel segue para as meias-finais da Taça Sul-Americana e já conhece adversário

O Vasco da Gama de Pedro Emanuel eliminou o Independiente Santa Fe e qualificou-se para as meias-finais da Taça Sul-Americana.