Publicidade

Dez anos de São Patrício

Diogo Janeiro Oliveira · 3 min

Dez anos de São Patrício
Foto: Sporting CP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Faz hoje dez anos que se estreou na baliza do Sporting Clube de Portugal o melhor guarda redes da Europa, um dos melhores do mundo e, indiscutivelmente, o melhor que vi jogar em Portugal.

Rui Patrício iniciou a carreira com um penálti defendido no “Caldeirão” dos Barreiros e, hoje em dia, as grandes penalidades são apenas um de muitos pontos fortes que norteiam a sua carreira. Patrício é um guarda redes seguro e tranquilo, que já aguenta o barco do Sporting, como titular, há nove anos. Já foi ele a salvar um barco naufragado por diversas vezes, já passou por muitas tempestades, e agora é um dos comandantes de um navio poderoso, que ambiciona conquistar tudo em Portugal. Entrou como “bombeiro” na Madeira, devido às lesões de Ricardo e Tiago, e fez apenas esse jogo nessa época, a de 2006/07.

Depois disso, saltou para a titularidade na época seguinte, ganhando o lugar a Stojkovic, e não mais o largou. Já foi comandado por treze técnicos em Alvalade, o que mostra bem a instabilidade que teve de combater e também ajuda a explicar um dos pontos que falta numa carreira construída a pulso: o título de campeão nacional. Mas Rui ainda o vai conquistar com a camisola do Sporting, acredito bastante nisso. Rui Patrício joga no seu clube do coração e não é um jogador típico de futebol. Se assim fosse, já teria ido para o estrangeiro, apenas para ganhar mais dinheiro. Rui preferiu permanecer em Alvalade e aí também houve mérito do Sporting, que sempre soube conservar aquele que é o maior símbolo do clube na atualidade. É certo que Adrien Silva e William Carvalho, principalmente o primeiro, também têm algum protagonismo, mas não chegam ao patamar onde está o guardião.

As suas estreias são sempre marcantes. Se no campeonato, a estreia foi coroada com uma defesa decisiva numa grande penalidade, na Liga dos Campeões, o primeiro jogo foi no “Teatro dos Sonhos”, em Old Trafford. O Sporting perdeu, mas Patrício foi grande em Manchester. Anos mais tarde, em 2010, surgiu a primeira internacionalização na seleção A. Foi no estádio do maior rival, o Benfica, e Portugal goleou a seleção, na altura, campeã da Europa e do Mundo, a Espanha, por 4-0. Estreias dignas de um jogador de alto gabarito, como é Rui Patrício.

Além da história do Sporting CP, Rui já ficou também na história do país. Fonte: Facebook oficial de Rui Patrício
Além da história do Sporting CP, Rui já ficou também na história do país
Fonte: Facebook oficial de Rui Patrício

Felizmente, o Sporting ainda se pode gabar de ter na sua baliza um guarda redes que seria capaz de lutar por títulos em todos os grandes campeonatos do mundo. Entrando num patamar onde se situam gigantes como Neuer, Buffon, De Gea ou Oblak, Rui Patrício é um dos grandes guarda redes do futebol mundial, e isso também se deve ao facto de ter ganho o Campeonato da Europa pela seleção nacional, em Paris. Rui foi um dos principais obreiros da conquista e isso foi reconhecido por toda a imprensa mundial.

É um orgulho enorme, inqualificável, dizer que Rui Patrício é o guarda redes do Sporting Clube de Portugal. Espero que assim continue por muitos anos, sempre com o mesmo esforço, dedicação e devoção de sempre. Rui Patrício é uma arma nuclear para ajudar o Sporting a chegar à glória e a manter-se como um grande, tão grande como os maiores da Europa. Certamente que José Alvalade, caso fosse vivo, teria orgulho em ver Rui Patrício jogar com o leão no coração.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Diogo Janeiro Oliveira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.