Dez anos de São Patrício

- Advertisement -

Faz hoje dez anos que se estreou na baliza do Sporting Clube de Portugal o melhor guarda redes da Europa, um dos melhores do mundo e, indiscutivelmente, o melhor que vi jogar em Portugal.

Rui Patrício iniciou a carreira com um penálti defendido no “Caldeirão” dos Barreiros e, hoje em dia, as grandes penalidades são apenas um de muitos pontos fortes que norteiam a sua carreira. Patrício é um guarda redes seguro e tranquilo, que já aguenta o barco do Sporting, como titular, há nove anos. Já foi ele a salvar um barco naufragado por diversas vezes, já passou por muitas tempestades, e agora é um dos comandantes de um navio poderoso, que ambiciona conquistar tudo em Portugal. Entrou como “bombeiro” na Madeira, devido às lesões de Ricardo e Tiago, e fez apenas esse jogo nessa época, a de 2006/07.

Depois disso, saltou para a titularidade na época seguinte, ganhando o lugar a Stojkovic, e não mais o largou. Já foi comandado por treze técnicos em Alvalade, o que mostra bem a instabilidade que teve de combater e também ajuda a explicar um dos pontos que falta numa carreira construída a pulso: o título de campeão nacional. Mas Rui ainda o vai conquistar com a camisola do Sporting, acredito bastante nisso. Rui Patrício joga no seu clube do coração e não é um jogador típico de futebol. Se assim fosse, já teria ido para o estrangeiro, apenas para ganhar mais dinheiro. Rui preferiu permanecer em Alvalade e aí também houve mérito do Sporting, que sempre soube conservar aquele que é o maior símbolo do clube na atualidade. É certo que Adrien Silva e William Carvalho, principalmente o primeiro, também têm algum protagonismo, mas não chegam ao patamar onde está o guardião.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Capitão da seleção sub-20 do Gana a caminho do FC Porto: Eis os detalhes

Kelvin Nkrumah, extremo de apenas 18 anos, prepara-se para assinar pelo FC Porto. Dragões superaram concorrência de clubes europeus.

Benfica: eis os possíveis adversários no playoff da Europa League

O Benfica conheceu a sua sorte na Europa League, conhecendo o seu caminho no playoff de acesso à fase de liga.

Lukas Hornicek despede-se do Braga após sete temporadas: «Serei sempre um de vocês, no meu coração vai estar sempre o Braga»

O Braga publicou uma mensagem de despedida de Lukas Hornicek para os adeptos gverreiros. Guarda-redes já foi apresentado pelo Newcastle.

Europa League: acompanha AO MINUTO o sorteio do playoff em que está o Benfica

Realiza-se a partir das 12 horas o sorteio do playoff de acesso à fase de liga da Europa League. O Benfica está presente.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting quer fechar reforço até ao final desta semana

O Sporting quer contratar um defesa esquerdo durante esta semana, uma vez que tem apenas Maxi Araújo como alternativa.

Champions League: eis os jogos do playoff

Realiza-se durante esta segunda-feira o sorteio do playoff de acesso à fase de liga da Champions League.

Diogo Costa seguro no Dragão: FC Porto ainda não recebeu qualquer proposta

Apesar de deixar ter deixado a impressão de uma despedida na final da Supertaça, o futuro de Diogo Costa deve continuar a passar pelo FC Porto.