Dez anos de São Patrício

- Advertisement -

Faz hoje dez anos que se estreou na baliza do Sporting Clube de Portugal o melhor guarda redes da Europa, um dos melhores do mundo e, indiscutivelmente, o melhor que vi jogar em Portugal.

Rui Patrício iniciou a carreira com um penálti defendido no “Caldeirão” dos Barreiros e, hoje em dia, as grandes penalidades são apenas um de muitos pontos fortes que norteiam a sua carreira. Patrício é um guarda redes seguro e tranquilo, que já aguenta o barco do Sporting, como titular, há nove anos. Já foi ele a salvar um barco naufragado por diversas vezes, já passou por muitas tempestades, e agora é um dos comandantes de um navio poderoso, que ambiciona conquistar tudo em Portugal. Entrou como “bombeiro” na Madeira, devido às lesões de Ricardo e Tiago, e fez apenas esse jogo nessa época, a de 2006/07.

Depois disso, saltou para a titularidade na época seguinte, ganhando o lugar a Stojkovic, e não mais o largou. Já foi comandado por treze técnicos em Alvalade, o que mostra bem a instabilidade que teve de combater e também ajuda a explicar um dos pontos que falta numa carreira construída a pulso: o título de campeão nacional. Mas Rui ainda o vai conquistar com a camisola do Sporting, acredito bastante nisso. Rui Patrício joga no seu clube do coração e não é um jogador típico de futebol. Se assim fosse, já teria ido para o estrangeiro, apenas para ganhar mais dinheiro. Rui preferiu permanecer em Alvalade e aí também houve mérito do Sporting, que sempre soube conservar aquele que é o maior símbolo do clube na atualidade. É certo que Adrien Silva e William Carvalho, principalmente o primeiro, também têm algum protagonismo, mas não chegam ao patamar onde está o guardião.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto define preço para vender Francisco Moura

O FC Porto pretende receber cerca de dez milhões de euros por Francisco Moura. O lateral tem sido associado a vários clubes neste mercado.

Boavista recebe luz verde do tribunal para retomar a atividade

O Boavista foi autorizado a retomar a atividade, depois de o tribunal ter deferido o pedido de reabertura do clube.

Já é conhecido o próximo clube de Darwin Núñez (por empréstimo do Al Hilal)

Darwin Núñez vai ser emprestado pelo Al Hilal ao Trabzonspor por uma temporada. Avançado uruguaio viaja este sábado.

Francesco Farioli destaca FC Porto: «Ter a oportunidade de representar um clube desta dimensão é um privilégio diário e uma grande responsabilidade»

Após a conquista da Supertaça, Francesco Farioli concedeu uma entrevista na qual enalteceu a grandeza do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador do Hearts comenta empate com o Benfica: «A minha equipa merecia a vitória pela prestação que teve em campo»

Wouter Vrancken, treinador do Hearts, deu a sua opinião sobre o empate com o Benfica. Jogo terminou 1-1 para a Europa League.

AC Milan de Ruben Amorim pede informações sobre internacional português

O AC Milan de Ruben Amorim pediu informações sobre Nuno Tavares. Lateral esquerdo pode deixar a Lazio neste mercado de verão.

Crystal Palace paga cerca de 25 milhões de euros por extremo que não passou nos exames médicos no Inter Milão

Anan Khalaili está a caminho do Crystal Palace. Extremo de 21 anos deixará o Union St. Gilloise para rumar a Inglaterra.