Dost, o homem sombra

sporting cp cabeçalho 1Quando, na época passada, o holandês Bas Dost chegou a Alvalade, a sua missão era dantesca. Tinha o argelino Islam Slimani rumado para o Leicester City de Inglaterra e deixado nas mãos do holandês recém-chegado a missão praticamente impossível de o substituir na dianteira ofensiva dos Leões.

Mas o tempo demonstrou que essa missão rapidamente abandonou a fasquia de impossibilidade para se revelar numa possibilidade cada vez mais concreta e almejável: o holandês acabou mesmo por, na época passada, superar todas as expectativas e o número de golos do argelino na Liga NOS. Bas Dost foi o melhor goleador da Liga na edição 2016/17, totalizando 34 golos de um total de 31 jogos ao serviço dos Leões sendo, nesse capítulo e no plano europeu, só superado pelo astro Leonel Messi do Barcelona (Fonte: www.transfermarkt.pt).

Esse feito valeu-lhe elogios do mundo do futebol e nas bancadas dos estádios onde o Sporting jogava ouvia-se a mítica música dos AC/DC “Thunderstruck” com o nome do holandês na letra. Mais ou menos isto: “Bas Dost!! na na na na na na na na… Bas Dost!! na na na na na na na na…  Bas Dost!! na na na na na na na na…”. Os sportinguistas pareciam ter encontrado alguém com pergaminhos mais do que suficientes para substituir aquele que julgariam outrora insubstituível: Slimani. O argelino permaneceu nos corações dos adeptos leoninos, mas o seu substituto estava encontrado. Podiam respirar, enfim, de alívio.

Estes argumentos faziam acreditar que a entrada de Bas Dost na temporada 2017/18 pela equipa do Sporting fosse do mesmo nível da temporada passada. Mas, neste capítulo, o algodão não engana ou, dito de outra forma, os números não enganam: de um total de oito partidas na Liga NOS, o holandês só marcou por quatro vezes. Está fraquinho este Dost, tem que fazer pela vidinha. A sua veia goleadora tem abrandado com o tempo.

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

A comunicação social não tem perdoado este período menos positivo do holandês. O Diário de Notícias na sua edição online do dia três de outubro refere mesmo que “Bas Dost atravessa segunda maior seca em Portugal”, retratando um pouco melhor aquilo que parece estar a acontecer ao avançado holandês.

A analisar pelas suas exibições Dost é, cada vez mais, um homem sombra na grande área dos adversários. Sozinho, parece estar alheado da equipa. No jogo contra o Futebol Clube do Porto, Marcano e Felipe regozijaram-se perante um Bast Dost que de exterminador teve muito pouco durante toda a partida.

As suas exibições aquém do esperado só são mesmo “esquecidas” pelo facto da equipa leonina se encontrar num bom momento de forma e pelo facto do envolvimento de alguns jogadores no ataque – caso mais paradigmático de Bruno Fernandes – se terem traduzido em muitos golos. O holandês tem passado, por isso, como se costuma dizer, “de fininho” pelas boas exibições da equipa. Mas o que acontecerá quando o Sporting ficar aquém da sua organização técnica e tática e necessitar novamente das garras de um matador, que coloque a equipa na rota das vitórias? Será que Bast Dost seguirá o rumo que estava a seguir na época passada? É caso para dizer: não percam os próximos episódios desta novela holandesa nos relvados lusos.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.