Dost, Slimani e a vã tentativa de comparar o incomparável

- Advertisement -

Que fique claro que, na minha opinião, Bas Dost é, em termos individuais, melhor ponta de lança do que Islam Slimani. Finaliza melhor com a cabeça e com os pés, é melhor tecnicamente, tem mais faro de golo, distribui melhor jogo e tem superior capacidade de passe. Ou seja, o holandês supera o argelino em quase tudo o que define um “nove”, mas será isso suficiente para se dizer que o ex-jogador do Wolfsburgo é melhor futebolista e se tornará automaticamente numa mais-valia no esquema de Jorge Jesus?

É aqui, afinal, que se entra num carácter mais subjectivo da análise de dois futebolistas. E se já muitas vezes se cai na tentação de comparar um Jonas (avançado-centro) com um Mitroglou (ponta de lança) só porque actuam ambos no centro do ataque, a verdade é que muitas vezes é igualmente complicado comparar dois pontas de lança de raiz.

É certo que Bas Dost, pelas suas qualidades intrínsecas, vai ser tendencialmente mais eficaz do que era Islam Slimani, mas é igualmente verdade que o argelino, pelas suas características, tem tendencialmente mais oportunidades para visar a baliza e isso acaba por diminuir a vantagem que o holandês apresenta por ser mais letal.

Depois, em termos colectivos, o atacante do Leicester City, fruto da sua mobilidade, poder físico e inesgotável pulmão, era importantíssimo no início do processo defensivo, sendo curiosamente aqui que o Sporting mais vezes parece mais órfão de Slimani (e até de Teo Gutiérrez, diga-se). Sendo igualmente de realçar que as constantes movimentações do argelino beneficiavam e muito a dinâmica ofensiva do sistema de Jorge Jesus, que, lembre-se, assenta imenso em frequentes trocas de posição entre os jogadores.

Mesmo que seja provável que nunca atinja o nível de Islam Slimani nas valências supracitadas, é certo que Bas Dost terá capacidade de evoluir ao nível da sua mobilidade e capacidade defensiva, algo que permitirá que se aproxime mais daquilo que o técnico do Sporting certamente pretenderá para um “nove” do seu esquema. Ainda assim, é certo que Jorge Jesus terá igualmente necessidade de calibrar o seu pensamento ofensivo (e defensivo) para a realidade de que agora dispõe de um ponta de lança mais “matador”, mas ao mesmo tempo menos “trabalhador”.

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.