📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Enquanto houver estrada para andar… | Sporting

- Advertisement -
Sporting

Enquanto houver estrada para andar, o Sporting não vai parar. Se em tempos o caminho para o título era longo e uma miragem distante, agora, está apenas a dois pequenos passos de ser alcançado.

Ao ritmo de Jorge Palma, o jogo frente ao Vitória em Alvalade marcou um virar de página no sprint final dos leões para o Marquês. Antes desta partida, a visão verde e branca, afetada pela esperança encarnada, olhava para o calendário com um pequeno receio escondido entre o entusiasmo do envolvimento atual, uma vez que os acontecimentos seguintes no calendário dos leões não se avizinhavam fáceis. Tanto o jogo frente ao sensacional Vitória SC de Álvaro Pacheco, que já havia surpreendido os leões na primeira volta, quanto a deslocação ao dragão, no dia a seguir às eleições portistas, podiam colocar os leões numa situação delicada caso algo não corresse de feição à turma de Rúben Amorim.

Contudo, esse cenário hipoteticamente desastroso foi aliviado com a exibição frente ao Vitória em Alvalade.

Mais do que os três pontos, os leões levaram consigo a confiança e a certeza de que já nada pode parar a armada verde e branca nesta reta final do campeonato. Numa altura em que a equipa poderia eventualmente acusar indícios de cansaço ou até de pressão face ao clima imposto, o conjunto de Alvalade superiorizou-se de uma forma categórica frente aos adversários e cimentou ainda mais a liderança no topo da tabela.

Tal como em toda a época, o Sporting beneficiou de um conjunto de elementos que se complementam e formam uma estrutura perfeitamente equilibrada e funcional. Se os adversários impõem um estilo de jogo, como Álvaro Pacheco tentou fazer em Alvalade, os leões conseguem reagir e contornar as adversidades da melhor forma. É difícil de destacar apenas um elemento individual como a figura principal do jogo se olharmos para o que se passou dentro das quatro linhas ao longo dos 90 minutos. Cada jogador dos leões complementa-se com os companheiros que tem à sua volta e, juntos, conseguem criar uma superioridade quase imbatível, principalmente em solo caseiro.

Viktor Gyokeres bisou no jogo entre o Sporting e o Farense
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com quatro jogos restantes até ao final da temporada, o Sporting só precisa de mais duas vitórias para se voltar a sagrar campeão nacional. Uma realidade que ainda não é garantida e que Rúben Amorim faz questão de relembrar jogo após jogo. Uma mentalidade que foi passada aos jogadores e permitiu que, até ao momento, a caminhada dos leões não fosse marcada por percalços durante o percurso. Ainda que não tenham chegado até aqui de uma forma perfeita, os leões têm vindo a caminhar de forma consistente, sabendo aproveitar qualquer tipo de dificuldade imposta para fortalecer o conjunto posteriormente.

Os leões podem dizer que gozaram bem a sua rota, e agora, com o dragão pela sua frente, a estrada até ao título de campeão nacional percorre-se com mais confiança, com mais expectativa e com a leveza de que o fim da estrada não é mais um cenário de infelicidade e melancolia.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Martins está de saída do Torreense e já é conhecido o sucessor

Vítor Martins deixa o comando técnico do Torreense. Luís Tralhão sobe dos sub-23 para a equipa principal e assume o cargo.

Sporting treina pela última vez em 2025 com o foco no Gil Vicente

O Sporting fez esta quarta-feira o último treino de 2025. Leões preparam jogo com o Gil Vicente para a Primeira Liga.

FC Porto x Braga: Defesa dos dragões alega ‘lapso’ no «caso Fábio Veríssimo»

A defesa do FC Porto alegou que as imagens foram exibidas no balneário do árbitro por engano. Eis o que disse também Fábio Veríssimo.

Sporting não passará os 40 milhões de euros por Yeremay Hernández: eis a situação

O Sporting vai fazer uma última proposta por Yeremay Hernández. Leões podem chegar aos 40 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Luka Modric recorda tempos de José Mourinho no Real Madrid: «Vi-o fazer Cristiano Ronaldo chorar no balneário»

Luka Modric recordou os treinadores que teve ao longo da sua carreira e destacou uma história de José Mourinho com Cristiano Ronaldo.

FC Porto inicia nova ronda de negociações por Oskar Pietuszewski

FC Porto continua em negociações com o Jagiellonia por Oskar Pietuszewski. Os contactos deverão intensificar-se nos próximos dias.

O 11 do Ano de 2025 de Futebol Nacional para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.