A história duma dinâmica praticamente imparável | Sporting

Sporting

O Sporting 2023/24, com especial ênfase para o período desde o novo ano, é uma equipa que dificilmente pode ser contrariada. Depois de uma vitória 0-4 em Barcelos, diante do Gil Vicente, fica cada vez mais clara a confiança dos leoninos, suportada por uma dinâmica coletiva que alimenta a vitória.

Mas de que forma? Numa fase embrionária da temporada, o conjunto de Rúben Amorim era acusado (algumas vezes com razão) de Gyo-dependência. O jogo na profundidade, a privilegiar a velocidade e capacidade de choque do sueco, foi um pesadelo para os defesas adversários, que recorriam muitas vezes à falta para travar o poço de força que já tem 22 golos no campeonato, o melhor marcador da Liga. Houve, por isso, um jogo muito focado em aproveitar as qualidades do ex-Coventry.

No entanto, em abril, pensar isso é ser incapaz de reconhecer a franca evolução do jogo do Sporting. Em Barcelos foi patente, há uma equipa extremamente diversificada e letal em vários capítulos de jogo. Nos duelos e de costas para a baliza, Gyokeres foi particularmente eficaz contra Gabriel Pereira e Rúben Fernandes – sem antídoto – e isso representou, desde logo, uma grande dificuldade para os gilistas, mas não só por aí.

Daniel Bragança a festejar golo no Sporting x Farense
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Em ataque posicional, com Daniel Bragança a ser o cérebro do jogo leonino, houve muita qualidade no jogo interior e nas combinações. Trincão e Pote deslocaram-se várias vezes para o meio e trouxeram dores de cabeça à defesa rígida do Gil.

Trincão celebra golo no Gil Vicente x Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Um ponto também em que o Sporting foi claramente superlativo: recuperação em zonas adiantadas. Os líderes do campeonato marcaram dois golos nesse momento do jogo e causaram um grande desconforto à equipa (neste jogo) comandada por Carlos Cunha. Com os gatilhos de pressão bem definidos, receber a bola de costas para o marcador trouxe dissabores ao galo, que foi obrigado a optar pela opção mais longa, para não arriscar sofrer.

Sem grande dependência do cruzamento ou dos corredores laterais, o leão soube envolver Geny, especialmente, e Esgaio na manobra ofensiva, sobretudo em combinações com o homem mais adiantado. As dificuldades para defender as movimentações foram nítidas.

O Sporting 2023/24 é o exemplo de uma equipa muito completa. As vitórias trazem confiança, e o conjunto de Rúben Amorim transpira por todos os poros a tranquilidade no seu jogo. Anular o jogo dos leões tem-se revelado uma missão árdua para qualquer adversário e assim continuará a ser, até ao fim do campeonato.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Luís Filipe Vieira quer Sérgio Conceição como treinador do Benfica se vencer as eleições

Luís Filipe Vieira vai concorrer às eleições do Benfica. Sérgio Conceição é o nome escolhido para liderar a equipa de futebol das águias.

Eis as 12 primeiras equipas apuradas para a 2ª pré-eliminatória da Champions League

12 equipas seguraram um lugar na 2.ª pré-eliminatória da Champions League. Primeiras fases preliminares em andamento.

Sporting e Arsenal retomam as negociações para a transferência de Viktor Gyokeres

O negócio de Viktor Gyokeres para o Arsenal ficou em stand-by, mas as duas partes voltaram a reunir-se. Em causa os objetivos na transferência.

Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 40 milhões de euros por destaque do Sporting

O Manchester United quer contratar Morten Hjulmand. Ruben Amorim quer reencontrar-se com o médio do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do FC Porto e do Benfica com mais 2 pretendentes no mercado

Nelson Deossa continua a somar interessados. Médio do Monterrey apontado ao FC Porto e ao Benfica neste defeso.

Antigo jogador do Manchester United coloca clube em tribunal devido a tratamento errado de lesões

Axel Tuanzebe avançou com um processo em tribunal contra o Manchester United. Em causa o tratamento dos red devils às suas lesões.

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.