Uma entrevista com o Va…mpiro (Sporting CP Director’s cut)

- Advertisement -

“São os mordomos do universo todo; Senhores à força, mandadores sem lei”.

Mais de meio século passou e, no nosso Portugal, ainda há letras que carregam em si um sentido muito semelhante ao de então. Não quero comparar os tempos de hoje aos da ditadura de António de Oliveira Salazar ou Marcello Caetano, mas a verdade é que o poder, neste pequeno solarengo país, continua nas mãos obscuras de poucos, poucos esses que têm a capacidade de manter boa imprensa e quem lhes faça uma entrevista politicamente correta.

Deixando a política de lado e entrando no mundo do futebol, as imortais palavras de Zeca Afonso não perdem qualquer verdade e aplicam-se a muitos dos clubes da Primeira Liga. Apesar de sentir que há claras semelhanças entre rivais, irei-me centrar no “meu” Sporting. Escrevo “meu” porque sinto que do clube que o meu pai me fez amar já pouco resta, que aquela paixão de infância e amor de adolescência está a esfumar-se em algo que roça a indiferença e, como escrevi no passado, a minha donzela pertence agora a outros que “vieram em bando, com pés de veludo”.

Para além de chupar o sangue fresco, estes vampiros fazem entrevistas onde tentam enganar com o ar sisudo, quando nas palavras sentimos a mão cheia de nada. Nem falo da questão de encenar uma entrevista porque, a meu ver, tudo se prende com a questão da sala onde foi realizada a mesma ser espelhada e, como tal, não ter sido possível ver o vampiro em questão.

A este “mandador sem lei”, algumas questões ficaram por explicar, daquelas que apenas os intelectualmente desonestos se iriam lembrar como, por exemplo, como é que com tanta herança pesada anterior se dá ao luxo de “pagar” um técnico sem curso e, sendo uma cláusula de rescisão, como é possível não ter pago na hora.

Para além desta questão, deveria ter sido questionado a época falhada após a “melhor época” das últimas décadas, onde venceu a Taça da Liga e a Taça de Portugal. Tendo sido esta uma conquista que o próprio puxou a si como uma conquista sua, como é possível justificar a seguinte como culpa de terceiros e do passado? Assim sendo, será que as duas conquistas não têm também mérito nessa mesma herança? Para além disto, de quem é a culpa das três contratações feitas no último dia de mercado que, no final de contas, apenas deram prejuízo ao clube?

tema interessante para a entrevista seria a questão dos sócios e o porquê de, se foram batidos recordes, o mesmo período ter sido estendido por semanas.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Outro tema interessante para a entrevista seria a questão dos sócios e o porquê de, se foram batidos recordes na regularização das quotas, o mesmo período ter sido estendido por semanas, numa clara tentativa de chegar a objetivos e a um retorno financeiro válido.

Por falar em finanças, aproveitaria também para indagar sobre o aumento para perto de 30 milhões das dívidas a empresários, sendo que uma grande parte é à Gestifute. De onde vem esta dívida e qual o motivo para a mesma?

Quase a terminar o capítulo económico, questionava quanto dinheiro sobrava do contrato “pesado” celebrado em 2015 com a NOS e se a saúde financeira do Sporting depende desse mesmo acordo.

Sobre algo mais recente, tal como sangue fresco, gostaria de questionar as palavras de Zé Pedro e as críticas que fez à estrutura leonina sobre o plantel leonino e as dificuldades que era gerir determinados jogadores, feitios e egos.

Estou em crer que assim seria uma entrevista mais interessante, com mais sumo (ou sangue) e que serviria algo mais do que palavras ocas, raciocínio curto e uma tremenda incapacidade para se ver ao espelho… Pudera!

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

As aparências iludem? | FC Porto x Benfica

O FC Porto x Benfica reúne todas as condições para ir além do primeiro confronto no Dragão, esta temporada, que terminou num empate.

Atenção, Sporting: Athletic precisou de prolongamento para vencer a Cultural Leonesa

O Athletic foi ao terreno da Cultural Leonesa vencer por quatro bolas a três, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

Goleada das antigas: Marselha dá 9 na Taça de França

O Marselha bateu o Bayeux por nove bolas a zero durante esta terça-feira, num encontro válido pelos 16avos da Taça de França.

Torino elimina AS Roma da Taça de Itália

O Torino conseguiu apurar-se para os oitavos de final da Taça de Itália, depois de vencer a AS Roma por três bolas a duas.

PUB

Mais Artigos Populares

Antoine Semenyo volta a marcar e Manchester City vence primeira mão da meia-final

O Manchester City bateu o Newcastle por duas bolas a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. O novo reforço voltou a marcar.

Álvaro Arbeloa apenas até ao verão? Já há mais um treinador apontado ao Real Madrid depois de Jurgen Klopp

O Real Madrid demitiu recentemente Xabi Alonso do posto de treinador, colocando Álvaro Arbeloa no seu lugar.

Mateus Pasinato prepara regresso a Portugal pelas portas da Segunda Liga

Mateus Pasinato está próximo de regressar a Portugal para assinar com o Felgueiras, emblema que atua na Segunda Liga.