Estamos de volta!

    O Sexto Violino

    O dia 25 de Fevereiro de 2009 foi um dos mais negros da história do Sporting. Tive a infelicidade de ir ver o célebre jogo com o Bayern de Munique ao estádio e, pela primeira vez, tive vergonha da equipa que apoio. A seguir ao jogo, lembro-me perfeitamente de estar a descer as escadas do estádio e de ter dito que nunca mais voltaria a Alvalade. Pouco interessa para o caso o facto de, logo na semana seguinte, ter quebrado essa impossível promessa e de ter ido ver o Sporting-Paços de Ferreira. A verdade é que o meu clube envergonhou os seus adeptos perante a Europa inteira, num resultado nada condizente com a grandeza do Sporting. No jogo de Munique, nova humilhação e a consequente eliminação da mais importante prova de clubes do mundo.

    Nesse ano o clube ainda terminou em segundo lugar no campeonato, mas a atmosfera já estava longe de ser a ideal. A era de Paulo Bento atingia uma fase de saturação, o então presidente Soares Franco delapidava o património do Sporting, planeava o fim das modalidades e admitia despreocupadamente que gastava “pouco mais de uma hora por dia com o clube”. As finanças deterioravam-se e as “equipas de tostões” revelavam-se, como se viu, claramente insuficientes para dignificar o Sporting na Europa. Na época seguinte, fruto do tal segundo lugar, o clube ainda teve direito a disputar o playoff de acesso à Liga Milionária, mas foi eliminado pela Fiorentina sem perder qualquer jogo (2-2 em Alvalade e 1-1 em Florença). Depois disso, o vazio. Nunca mais Alvalade teve o privilégio de ouvir o arrepiante hino da Champions.

    "Da última vez que os leões participaram na fase final da Liga dos Campeões, Liedson e Moutinho eram duas das figuras de destaque. Muita coisa mudou desde então... Fonte: Bolanaarea.pt
    “Da última vez que os leões participaram na fase final da Liga dos Campeões, Liedson e Moutinho eram duas das figuras de destaque. Muita coisa mudou desde então…
    Fonte: Bolanaarea.pt

    Passei todo o meu tempo de faculdade sem poder ver o clube que amo na prova rainha do futebol europeu, e com a dor acrescida de ver os rivais triunfarem em vários estádios do Velho Continente. Os anos sucessivos de má gestão financeira e desportiva em Alvalade tiveram consequências nefastas, e a perda de competitividade que já começava a verificar-se nas últimas épocas tomou proporções inimagináveis em 2012/13. O Sporting terminou o campeonato em sétimo lugar (a sua pior classificação de sempre), e os adeptos partiram para a nova época com a certeza de que os esperaria um ano inteiro a ver as competições europeias pela televisão. Assistir a jogos da Liga dos Campeões tornou-se algo penoso, quase um assunto “dos outros” para o qual não éramos chamados. Com todo o respeito que o clube me merece, ver o Paços de Ferreira na Champions e o Sporting afastado da alta-roda europeia era surreal. Algo não batia certo.

    Lá fora o campeonato português não tem grande visibilidade, pelo que, face à ausência leonina, Benfica e Porto passaram a ser vistos como as duas únicas grandes equipas do nosso país. O Sporting ficou esquecido. É um facto e não há que escamoteá-lo. Aliás, mesmo em Portugal isto aconteceu, se bem que por cá tudo tenha sido muito menos inocente. Algumas pessoas ligadas ao futebol deliciaram-se com a desgraça do Sporting e tentaram promover uma reconfiguração do futebol português, dizendo que o Braga já se tinha juntado ao grupo dos “grandes”. Em certos casos, o delírio e as provocações chegaram ao ponto de apelidar o clube minhoto de “terceiro grande” – facto que pressupunha, claro, que o Sporting já teria deixado de o ser. São apenas pormenores que acontecem facilmente em momentos de fraqueza, mas os Sportinguistas não devem nunca esquecê-los.

    Contudo, injustiçado ou não, a verdade é que um clube como o Sporting não pode estar tanto tempo arredado de uma competição tão ilustre como a Liga dos Campeões. A época actual tem sido a prova de que, quando as coisas são bem feitas, os resultados saltam à vista. Agora que temos um presidente que não faz do Sporting um hobby mas sim uma profissão, e que podemos contar com uma estrutura e um treinador que conseguem encontrar bons jogadores a baixo custo e desenvolver os que já cá estavam, tudo o resto vem por arrasto. Depois de vários anos em queda livre, o clube de Alvalade está a conseguir finalmente uma temporada acima das expectativas, em que só não se encontra ainda a lutar pelo título devido ao jogo em Setúbal (isto para não ir buscar casos mais distantes como com o Rio Ave, Nacional, Académica, etc…).

    Faltam quatro jogos e cinco pontos para garantir a presença na fase de grupos. Uma vitória contra o Gil Vicente significará mais um passo de gigante nesse sentido, e o tão ansiado apuramento directo poderá ficar selado na partida contra o Belenenses. Até seria desejável que assim fosse, uma vez que os dois últimos jogos da época serão teoricamente mais complicados. Para já, porém, é tempo de celebrar o apuramento para os playoffs. Cinco anos depois da fatídica eliminatória com o Bayern, o Sporting voltou a garantir um lugar na competição onde tem de marcar sempre presença. Estamos de volta!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João V. Sousa
    João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    José Mourinho vai continuar no Fenerbahçe na próxima temporada

    José Mourinho vai ser o treinador do Fenerbahçe na próxima temporada. Decisão tomada por Ali Koç, presidente dos turcos.

    Tottenham disposto a vender ex-Sporting por mais de 58 milhões de euros

    O Tottenham está na disposição de abrir mão de Pedro Porro no próximo verão. Defesa lateral tem sido importante esta época.

    Diogo Costa aceita rumar ao Manchester City e está mais próximo de deixar o FC Porto

    Diogo Costa está interessado em juntar-se ao Manchester City na próxima época. Cityzens interessados em contratar o guarda-redes.

    Marítimo toma decisão quanto ao futuro de Ivo Vieira no clube

    O Marítimo quer renovar contrato com Ivo Vieira. Direção dos madeirenses está agradada com o desempenho da equipa com o treinador.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tottenham quer pagar 35 milhões de euros para contratar internacional português

    O Tottenham quer garantir a contratação de Renato Veiga. Defesa português está na Juventus por empréstimo do Chelsea.

    Os 4 nomes discutidos pelo Leicester City para suceder a Ruud van Nistelrooy após despromoção ao Championship

    Ruud van Nistelrooy está de saída do Leicester City. Saída do técnico é quase certa após despromoção ao Championship.

    Cafu sem dúvidas: «Abel Ferreira é o maior treinador do Palmeiras de todos os tempos»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito deixou fortes elogios a Abel Ferreira no Palmeiras.

    Diogo Costa continua a somar interessados e tem mais 2 clubes de olho na sua saída do FC Porto

    Diogo Costa será um dos nomes a ter em conta no próximo mercado de transferências. O Chelsea e o Bayern Munique também estão interessados.

    Cafu aconselha Portugal: «Só assim podem ganhar o Mundial»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito, que ganhou o Mundial 2002, falou sobre a Seleção de Portugal.

    João Félix tem preferência em rumar ao Benfica e 2 interessados na Premier League

    O futuro de João Félix não passa pelo Chelsea. Londrinos procuram colocação para o português com a Premier League a emergir.

    Cafu elogia Rafael Leão e defende Sérgio Conceição no AC Milan: «Deve continuar»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito acredita que Sérgio Conceição deve continuar no AC Milan.

    Filipe Cândido é o novo treinador do Paços de Ferreira

    Filipe Cândido foi confirmado como novo treinador do Paços de Ferreira. O técnico sucede assim a Carlos Fangueiro.

    Cafu em exclusivo ao Bola na Rede: «Se falarmos individualmente, ninguém ganha a Portugal»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito falou sobre Sérgio Conceição, Portugal, Brasil e Mundial de Clubes.

    Papo de Bola #86 – O mercado sul-americano está menos acessível para os grandes de Portugal?

    O "Papo de Bola" desta semana fala sobre as dificuldades que os grandes clubes portugueses estão a enfrentar para contratar estrelas do futebol sul-americano.