Estoril-Praia 0-1 Sporting | Um comentário sobre Paulinho, Pedro Gonçalves e Daniel Bragança

Sporting

Dos piores jogos que já vi nesta Liga Portugal 2023/2024. Percebe-se. Antes de a bola rolar, o Estoril-Praia tinha acabado de garantir a manutenção, enquanto o Sporting entrava em campo já campeão. A falta de maiores objetivos (não obstante haver outras coisas, como a luta pelo recorde de pontos dos leões e de vitórias, por exemplo) repercutiu-se no jogo e a primeira parte foi de um ritmo muito baixo. Jogar, mas sem grande vontade. Deu a ideia. Uma vez que não há grandes incidentes da partida que deseje destacar, quero falar sobre três jogadores do Sporting: Paulinho, Pedro Gonçalves e Daniel Bragança.

Paulinho Sporting
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Paulinho está no Sporting há três temporadas e meia, após ter sido contratado ao Braga por 16 milhões de euros. Fez três e duas assistências nos primeiros meses; 14 golos e cinco assistências na primeira época completa; 15 golos e oito assistências na segunda e, em 2023/24, a escassos jogos do fim, regista 20 golos e seis assistências, tendo marcado esta temporada vários golos decisivos que valeram a vitória do Sporting. Faz os melhores números, numa época em que tem um companheiro de equipa a apontar 41 golos.

Pouco a pouco enche a galinha o papo e pouco a pouco o Paulinho veio transformar-se de ovelha negra para um leão aceite na comunidade verde e branca. Há evolução clara e, ao dia de hoje, é um jogador importante no plantel do Sporting, que consegue coabitar com Viktor Gyokeres. Por vezes a chegada de um avançado goleador pode ameaçar o lugar no plantel. Há duas formas de lidar: desmotivar e estagnar ou lutar, melhorar e beneficiar da competitividade. Paulinho escolheu a segunda e está em claro crescimento. Recordar que recentemente falou-se numa possível saída para a Arábia Saudita.

Pedro Gonçalves Pote Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Avançamos para Pedro Gonçalves. Desde que está no Sporting (2020/21), o médio ofensivo tem preenchido as suas prateleiras futebolísticas com golos e assistências e, ainda assim, parece que não recebe o devido crédito. Ora vejamos. No seu primeiro ano, foi logo o melhor marcador da Liga Portugal com 23 golos, fora três assistências. Na segunda, perdeu golos (15), mas fez bem mais assistências (11) e igualou os números. Na terceira, superou-se completamente (20G e 13A) e, nesta edição, soma até ao momento 18G e 15A, estando a uma contribuição de golo para registar a sua melhor época da carreira a nível de números.

Frente ao Estoril-Praia, Pedro Gonçalves teve novamente influência na construção ofensiva, assinalando cinco passes-chave. No balanço geral, Pote é um jogador importante que joga e faz jogar. Porém, a minha dúvida é: porque continua a ser underrated, apesar de produzir bons números e em crescendo?

Daniel Bragança a jogar pelo Sporting contra o Estoril Praia
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Terminamos com Daniel Bragança. Simplesmente, transmite classe. Depois de uma temporada a branco devido a uma grave lesão, o médio de 24 anos escolheu o caminho de redenção e está na sua melhor forma. A nível de números, leva cinco golos e quatro assistências, mas é muito mais que isso. Justifica as oportunidades dadas por Rúben Amorim e está a melhorar a cada dia. Por este andar, vai continuar a crescer e trazer mais competitividade ao meio-campo do Sporting. É uma mais-valia.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Charlton foi um dos clubes da carreira de Jorge Costa: «Estamos profundamente tristes»

O Charlton já reagiu à morte de Jorge Costa. Antigo defesa passou pelo emblema inglês em empréstimo do FC Porto.

Farense reage à morte de Jorge Costa: «Jorge Costa deixou uma marca indelével no futebol nacional»

O Farense reagiu à morte de Jorge Costa. O antigo defesa do FC Porto liderou o conjunto algarvio na temporada 2020/21.

Académica lamenta a morte de Jorge Costa

A Académica já reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

Sporting não apresentará 2 jogadores esta terça-feira em luto institucional pela morte de Jorge Costa

O Sporting suspende oficializações de Georgios Vagiannidis e Rômulo após morte de Jorge Costa. Leões em sinal de luto institucional.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD lamenta morte de Jorge Costa: «O futebol português e mundial está de luto»

O AVS SAD já reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

Ricardo Quaresma lamenta morte de Jorge Costa: «Em momentos importantes, cuidou de mim, levantou-me a moral e ensinou-me muito sobre este mundo»

Ricardo Quaresma reagiu à morte de Jorge Costa. Os dois internacionais portugueses partilharam balneário na Seleção Nacional e no FC Porto.

Comité Olímpico de Portugal e a morte de Jorge Costa: «Deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto»

O Comité Olímpico de Portugal emite comunicado oficial sobre a morte de Jorge Costa. Dirigente morreu esta terça-feira.