📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Falta eficácia ofensiva aos médios e extremos do Sporting?

- Advertisement -

A nossa defesa é uma das mais batidas da liga, e não, não é por causa do Rui Patrício, é por causa de uma equipa que está muito menos pressionante em todo o campo, que promove a que a linha defensiva seja chamada a mais trabalho, o que aumenta o risco de mais erros. É essa a principal diferença do ano passado para o presente. Aliado a isso, o facto de ainda não termos um quarteto defensivo entrosado devido às constantes mudanças que tem sofrido de jogo para jogo. Tudo isso causa instabilidade, porque há rotinas que deveriam existir, e que em muitos casos resolvem problemas de antecipação de jogadas. Um jogador que esteja há vários jogos a jogar com um companheiro já sabe de que modo o mesmo irá reagir, qual o ponto menos forte, e de que forma o poderá compensar.

Tudo isto gera instabilidade e pouca confiança nos processos, podendo depois ver lances de falta de comunicação ou simples nervosismo que dão em golos sofridos de forma infantil. Por exemplo no último jogo, a equipa adversária conseguiu marcar um golo sem rematar uma única vez à baliza (ainda não o tinha feito, e também não o fez no lance do golo, uma vez que foi o jogador do Sporting a marcar.) Ou seja, para além da pouca confiança que tem existido na defesa, e muitos culpam o Ruben Semedo, o principal problema está nas laterais.

Ruben Semedo tem sido alvo de várias críticas nos últimos tempos Fonte: Sporting CP
Ruben Semedo tem sido alvo de várias críticas nos últimos tempos
Fonte: Sporting CP

Não temos dois laterais a jogar de forma contínua desde o inicio da época, seja pela fraca prestação de quem joga, seja pelas lesões que têm surgido, o que cria instabilidade em dois dos lugares que mais importância têm nos momentos defensivos e ofensivos de uma equipa.

Se um defesa lateral não defende bem, os centrais e o medio defensivo tendem a tentar proteger esse flanco, e muitas vezes vemos Ruben Semedo a fazer cortes junto à linha em compensação ao defesa esquerdo. Isto pode criar desequilibrios porque se o central falhar o corte, depois ficará muito espaço no meio. Espaço esse que deveria ser compensado pelo lateral que não o faz porque estaria balanceado para o ataque. A compensação poderia também ser feita pelo William, mas este não é muito rápido e demora a recuperar.

Ter laterias que não defendem bem, e que não pressionam o adversário, proporciona mais cruzamentos, criando assim mais dificuldades aos centrais. Aconteceu isso no jogo frente ao FC Porto, em que o lateral deveria ter pressionado em cima, não deixando cruzar, ou pelo menos não permitindo que o cruzamento fosse tão bem preparado. (Isso seria bom também para o nosso guarda-redes cujo ponto fraco é sair a cruzamentos).

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Domínio nacional: Rui Costa venceu as primeiras 16 secções de voto em Portugal

Rui Costa está a limpar secções de voto em Portugal Continental. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Depois da queda, Estádio da Luz aparenta boas notícias para João Noronha Lopes: eis as novidades

João Noronha Lopes tem sido o candidato mais votado na contagem do Estádio da Luz. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

Rui Costa aproxima-se da maioria absoluta e Luís Filipe Vieira ganha vantagem no 3º lugar: eis a última atualização das eleições da presidência do...

Rui Costa destacou-se na corrida pela presidência do Benfica. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.

José Mourinho explica titularidade de Tomás Araújo: «O António Silva jogou sete vezes 90 minutos»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e eleições do Benfica: «Os benfiquistas estão de parabéns, os candidatos também estão de parabéns»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.

José Mourinho elogia Gianluca Prestianni: «É um bocadinho irresponsável no bom sentido. Acho que fez jogo perfeitinho»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica diante do Arouca. Águias golearam arouquenses por 5-0 no Estádio da Luz.

Com 21 secções apuradas: só 1 lugar escapou à bipolarização entre Rui Costa e João Noronha Lopes e sorriu a João Diogo Manteigas

João Diogo Manteigas recebeu a maioria dos votos em Marselha. Eleições do Benfica contaram com os votos de 85.422 sócios.