FC Porto 1-0 Sporting CP: Ganhou quem teve matador

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O FC Porto derrotou o Sporting CP por 1-0, na primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos foram superiores ao longo do encontro e justificaram o triunfo, que lhes dá vantagem para a segunda partida, que apenas se disputará daqui a dois meses, em Alvalade.

Nos onzes iniciais, Sérgio Conceição manteve a estrutura base dos últimos encontros, com as novidades a serem apenas as entradas de Iker Casillas e Soares para os lugares de José Sá e Aboubakar. Já o Sporting mudou mais. Jorge Jesus voltou a um esquema que utilizou, por exemplo, em Camp Nou, com Piccini, Coates e Mathieu a alinharem num esquema de três centrais. Ristovski, pelo lado direito, e Coentrão na esquerda, compunham as alas. No meio campo, alinharam Battaglia e Bruno Fernandes, com Acuña e Gelson no apoio a Doumbia. Os dragões entraram melhor na partida, contudo, sem criar grandes chances de perigo, perante o maior número de jogadores verde e brancos nas imediações da sua grande área. Se contar com Daniel Podence, William Carvalho e Bas Dost, e com Gelson Martins a regressar da lesão diretamente para a titularidade, foi bastante natural que Jesus não se importasse muito que o FC Porto tivesse mais iniciativa no encontro, até porque estavam a jogar em casa.

O primeiro lance de real perigo aconteceu à passagem dos vinte minutos, com Rui Patrício a negar os intentos a Brahimi. Pouco depois, Bruno Fernandes assustou Casillas, com um remate de meia distância, a que o guardião espanhol se opôs com alguma dificuldade. Ainda antes da meia hora, o remate mais perigoso da primeira metade. Após uma falta cometida por Piccini sobre Marega, Sérgio Oliveira cobrou superiormente o livre direto, com a bola a embater no poste direito da baliza do internacional português Rui Patrício. Até ao intervalo, Herrera e Ristovski tiveram boas oportunidades, mas o mexicano não acertou na bola e o macedónio do Sporting rematou por cima da trave da baliza de Casillas.

Iker Casillas cumpriu o jogo 100 no Futebol Clube do Porto Fonte: Futebol Clube do Porto
Iker Casillas cumpriu o jogo 100 no Futebol Clube do Porto
Fonte: Futebol Clube do Porto

Na segunda parte, o FC Porto voltou a entrar melhor, mas a jogar ainda mais dentro do meio campo leonino. Contudo, o primeiro remate perigoso foi do Sporting, com Doumbia a rematar perto do poste de Casillas, com um desvio decisivo de Ricardo Pereira pelo meio. A assistência foi de Bruno Fernandes, mais uma vez a melhor unidade dos leões em campo. Apesar do domínio territorial do FC Porto, Bruno Fernandes rematou por cima num livre à entrada da área e, na resposta, Soares inaugurou o marcador com um cabeceamento indefensável para Patrício. O cruzamento de Sérgio Oliveira foi extremamente preciso e Soares ganhou nas alturas a Ristovski, batendo inapelavelmente o guardião leonino.

Jorge Jesus não tinha grandes opções para este tipo de jogo no seu banco de suplentes. Bryan Ruiz, Montero e Rúben Ribeiro não são jogadores de aceleração, e Jesus sentiu falta de ter outro jogador nas alas, pois Acuña defendeu bastante e Gelson correu bastante. O FC Porto ia marcando o segundo, logo depois, por Soares. O brasileiro aproveitou a melhor jogada coletiva da partida, com um cabeceamento que propiciou a defesa da noite, por Rui Patrício.

Até ao final, o Sporting apenas teve uma boa chance para marcar. Ricardo Pereira distraiu-se na abordagem a um lance, permitiu a interceção de Rúben Ribeiro que, já dentro da área, assistiu Doumbia, com Casillas já batido. Valeu aos dragões a presença e o corte importante de Felipe e o alívio que se seguiu por Casillas. Acuña ainda foi expulso nos descontos, por uma entrada ridícula sobre Hernâni.

O Sporting somou a segunda derrota consecutiva nas competições internas e, em dois jogos e meio sem Bas Dost, apenas marcou um golo. Mathieu foi o autor da proeza, frente ao Vitória de Guimarães. Seguem-se duelos para o campeonato: os leões recebem o Feirense e os dragões visitam o Desportivo de Chaves. Quanto à Taça de Portugal, a eliminatória mantém-se em aberto, com desfecho marcado para dezoito de abril, em Alvalade.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras palavras de Oskar Pietuszewski no FC Porto: «Assinei para ganhar títulos e vou lutar e dar tudo»

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

Atenção: Eis os 14 convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal

Jorge Braz deu a conhecer esta quarta-feira a lista de convocados de Portugal para o Euro 2026 de Futsal. Torneio começa no dia 21 de janeiro.

Os 4 jogadores do Sporting que Ruben Amorim sugeriu no Manchester United

Geovany Quenda, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Salvador Blopa estiveram na mira de Ruben Amorim no Manchester United.

FC Porto oficializa Oskar Pietuszewski e detalha pormenores do negócio

Oskar Pietuszewski é oficialmente jogador do FC Porto. Extremo de 17 anos deixa Jagiellonia e assina contrato de três temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Klismahn regressa ao Santa Clara e reforça opções de Vasco Matos para o meio-campo

Gustavo Klismahn está de volta ao Santa Clara. Médio incorporado na equipa principal depois do empréstimo ao Vissel Kobe.

Chelsea continua a surpreender e tem 150 milhões de euros reservados para destaque da Premier League

O Chelsea quer fechar a contratação de Morgan Rogers. Avançado do Aston Villa está a ser um dos grandes destaques desta Premier League.

Maioria dos jogadores do Manchester United ficou desiludida e insatisfeita com a saída de Ruben Amorim

Os jogadores do Manchester United não ficaram satisfeitos com a saída de Ruben Amorim. Treinador era apreciado pela maioria do grupo de trabalho.