FC Porto 2-1 Sporting CP: Adeus verde e branco ao título

- Advertisement -

O Sporting CP perdeu no Estádio do Dragão e disse adeus à luta pelo título nacional. Pela segunda época consecutiva, os leões ficam fora da luta pelo título bem antes do final da prova.

Num clássico onde os verde e brancos tinham obrigatoriamente de ganhar para chegar perto dos líderes, Jorge Jesus optou por Ristovski, Bryan Ruiz e Doumbia nos lugares dos habituais titulares Piccini, Gelson Martins e Bas Dost (o italiano também fez uma falta enorme nesta partida), que estavam impedidos de alinhar. Já Sérgio Conceição praticamente repetiu o onze que havia goleado o Portimonense. A única troca foi a saída do lesionado Soares, rendido pelo regressado Gonçalo Paciência.

Os dragões entraram melhores na partida, com Marega a destruir os adversários no confronto direto. Fábio Coentrão, Coates e Mathieu perderam sempre os duelos com o maliano. Valia ao Sporting que Marega não estava forte na última decisão. O maior exemplo disso ocorreu aos doze minutos, quando, na sobra de um canto, Marega cabeceou duas vezes à boca da baliza. Primeiro atirou ao poste, e depois foi Bryan Ruiz a negar o golo em cima da linha.

Passou o primeiro sufoco e os leões reequilibraram-se na partida, sempre sob a batuta de Bruno Fernandes. Tivesse o Sporting três Brunos Fernandes no meio campo ofensivo e teria ganho este jogo facilmente. Contudo, como infelizmente não é assim, os leões disseram hoje adeus ao título. Depois de Bruno Fernandes e Doumbia obrigarem Casillas a trabalhar, Marega teve outro falhanço escandaloso, depois de um lance em que surgiu solto na área pelo flanco direito. Perto da meia hora, Marcano inaugurou o marcador. Após mais um canto, Herrera ganhou a bola no lado direito e, com demasiado espaço livre, cruzou para a cabeça de Iván Marcano, que estava solto e cabeceou de forma certeira.

Rafael Leão estreou-se em clássicos, e logo a marcar
Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

À beira do intervalo, Doumbia lesionou-se e Jesus lançou Rafael Leão em campo. No primeiro toque na bola, o jovem de dezoito anos faturou. Bryan Ruiz fez um passe com muita classe e Rafael Leão fugiu aos centrais e fez o empate, no primeiro toque na bola, no seu primeiro clássico. Leão é mesmo craque!

O empate à beira do intervalo antevia uma segunda parte positiva para o Sporting, mas começou logo mal. Ainda antes de se completarem cinco minutos no segundo tempo, Brahimi adiantou novamente os dragões. Mais uma vez, num lance fabricado pelo lado direito. Gonçalo Paciência derivou para a direita e cruzou atrasado para Brahimi. Ristovski não marcou o argelino nem conseguiu cortar o passe, e Brahimi teve tempo e espaço para tudo, perante Rui Patrício. Os leões até reagiram bem, com Bryan Ruiz a cabecear ao poste, após canto batido por Bruno Fernandes. O costarriquenho deve ter feito hoje o seu melhor jogo da última época e meia, esteve de facto muito bem.

A vinte minutos do fim, Conceição trocou Otávio por Corona, continuando a dar pendor ofensivo à equipa. Jesus também arriscou, com a entrada de Rúben Ribeiro para o lugar de Ristovski, com Battaglia a derivar para lateral direito. Aboubakar também entrou para o lugar de Gonçalo Paciência.

Até ao fim, Rafael Leão e Montero ainda tiveram duas oportunidades claríssimas de golo, mas desperdiçaram. O jovem português rematou por cima quando estava sozinho, enquanto Montero permitiu a defesa de Casillas. Pelo meio, Marega também teve uma ótima oportunidade, com um chapéu a Rui Patrício. Valeu Battaglia a salvar em cima da linha. O maliano saiu lesionado após esse lance.

O FC Porto ganhou um alento importantíssimo rumo ao título, tendo agora oito pontos de vantagem para o Sporting e podendo manter os cinco sobre o Benfica. Já os leões tentarão agora concentrar-se em chegar ao segundo lugar, que pode dar apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, e em fazer boa figura na Liga Europa. Bruno Fernandes e Acuña viram cartões amarelos, que os impedirão de jogar em Chaves para a semana. Além da lesão de Bas Dost, será que Jorge Jesus também não tem culpa na péssima gestão que fez dos cartões? Além destes dois, também Gelson Martins e Coates estão “à bica”, quando se aproximam jogos frente a Chaves, Rio Ave e SC Braga.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

Pepe comenta sorteio da Liga das Nações: «Portugal é favorito a ganhar a terceira»

Pepe foi anfitrião no sorteio da Liga das Nações. O ex internacional recordou os títulos conquistados por Portugal nesta prova europeia e falou sobre que os adeptos podem esperar da seleção.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.

Manchester United não facilita e ganha vantagem sobre o Atlético Madrid na Champions Feminina

O Manchester United foi a Espanha vencer o Atlético Madrid por 3-0, num encontro a contar para a primeira-mão dos oitavos de final da Champions Feminina.