FC Porto x Sporting CP: Xeque do dragão ao campeão

ANTEVISÃO: A LINHA QUE SEPARA

O Estádio do Dragão será palco daquele que deverá ser, no que à luta pelo título diz respeito, um dos mais decisivos jogos do nosso campeonato até ao seu final.

É UM DOS JOGOS MAIS DECISIVOS DO CAMPEONATO!
QUEM VAI VENCER? APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

O FC Porto, primeiro classificado, entrará em campo com uma vantagem de 6 pontos sobre o seu rival direto e atual campeão nacional Sporting CP. A matemática é simples.

Em caso de vitória portista, o fosso passará a 9 pontos e teremos, muito provavelmente, encontrado o próximo campeão nacional. Nestas alturas é sempre aconselhável alguma contenção, no entanto, com 9 pontos de avanço e vantagem no confronto direto, só uma hecatombe poderia levar os comandados de Sérgio Conceição, que passariam a somar 17 vitórias consecutivas (precisamente uma volta), a deixar escapar a coroa nos 12 jogos que ficarão por disputar.

Este cenário seria particularmente interessante para os dragões, uma vez que permitiria uma gestão mais tranquila do plantel para se apresentar nas melhores condições na Liga Europa e na Taça de Portugal.  Uma vitória dos dragões, aliada a uma vitória benfiquista no dia seguinte, teria, ainda, o condão de empurrar os leões para a batalha pelo segundo lugar de acesso direto à Liga dos Campeões.

Para o Sporting é, portanto, proibido perder. Ainda assim, mesmo o empate será um resultado altamente penalizador. Isto porque manterá a distância de 6 pontos, desperdiçando a oportunidade de aproximação no último dos confrontos diretos a contar para o campeonato, e não livrará o conjunto de Alvalade de uma eventual aproximação do rival da segunda circular.

Resta a Rúben Amorim e aos seus jogadores a vitória, que permitirá o encurtar de distâncias e manter vivo o sonho da revalidação do título, que não acontece, para os lados de Alvalade, há largas dezenas de anos.

É, então, muito ténue alinha que separa um campeão anunciado de um duelo titânico até final. São razões de sobra para, tanto uma como outra equipa, entrarem em campo apenas e somente (passe a redundância) com a vitória no pensamento.

O FC Porto chega ao clássico na máxima força. A única baixa de peso para o grande jogo está em Liverpool e já não volta. Havia vários jogadores “à bica” na jornada passada, mas todos passaram incólumes. Para além disso, as notícias das recuperações de João Mário, Pepe e Diogo Costa servem, igualmente, para animar as hostes azuis e brancas.

Do lado leonino, Pedro Porro (castigado) e Pedro Gonçalves (de fora por lesão) são as maiores e únicas dores de cabeça do treinador Rúben Amorim e deverão ser substituídos no onze habitual por Esgaio e Nuno Santos.

Os dados estão lançados. Role a bola.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. No total de confrontos ente FC Porto e Sporting CP, contam-se 86 vitórias portistas, 83 vitórias sportinguistas e, ainda, 71 empates;
  2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 658 golos. O FCP marcou 319 e o SCP apontou 339;
  3. Este será o 176.º jogo entre FC Porto e Sporting CP a contar para o Campeonato;
  4. Histórico na prova favorável aos dragões: 68 vitórias contra 59 dos leões;
  5. Em confrontos disputados na casa azul e branca, o FC Porto engorda a vantagem (48 vitórias contra 14);
  6. O último jogo para o Campeonato entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou num empate a zero (0-0);
  7. Será sexta vez que Rúben Amorim defronta o FC Porto na condição de treinador da equipa principal do Sporting CP. Conta 3 empates, 1 derrota e 1 vitória;
  8. Em 15 jogos disputados frente ao Sporting CP como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição tem um saldo de 5 vitórias, 8 empates e 2 derrotas;
  9. O FC Porto chega a este clássico em 1.º lugar do Campeonato, com uma vantagem de 6 pontos sobre o seu adversário;
  10. Islam Slimani, reforço de inverno do conjunto leonino, é o jogador dos dois planteis com mais golos em clássicos. Leva 7 golos apontados ao FC Porto em 9 jogos disputados;

JOGADORES A TER EM CONTA

Vitinha
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – O jovem médio português está numa forma superlativa. Tem sido dono e senhor do meio campo portista e tem feito a diferença tanto a atacar como a defender. É forte no passe, exímio no drible e retenção de bola e está cada vez mais maduro na ocupação dos espaços e na interpretação do momento defensivo do jogo. Brilhou no passado fim-de-semana e será, com toda a certeza, um elemento chave no clássico.

 

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pablo Sarabia (Sporting CP) – É o jogador mais talentoso deste Sporting. Está em Alvalade emprestado pelo PSG e tem demonstrado que está num nível acima dos demais. Seja no passe, no remate ou na finta, tem sido dos pés do espanhol que os comandados de Rúben Amorim têm encontrado o caminho do golo. Dificilmente permanecerá em Portugal para lá desta época, mas, para já, é a principal arma do Sporting para tentar bater o FC Porto e relançar o campeonato.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x2x3x1): Diogo Costa, João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Pepê; Fábio Vieira e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

“Defrontamos um rival, por isso quando se ganha a uma equipa próxima são três pontos que se ganham e três pontos que não deixamos o adversário somar. Vou defrontar o Sporting mais forte desde que aqui estou; é o campeão, conseguiu estar nos oitavos de final da Liga dos Campeões e reforçou- se agora com qualidade”

RAFC (3x4x3): Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Feddal; Ricardo Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Nuno Santos e Paulinho.

Treinador: Rúben Amorim

“Vai ser um jogo diferente do da primeira volta, as duas equipas melhoraram bastante em vários aspetos, alguns jogadores também mudaram. Ainda falta muito campeonato mas já existe uma diferença de seis pontos e isso muda as características dos jogos. É um jogo muito importante, não há como esconder, e estamos preparados.”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 SPORTING CP

 

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção Sporting: Diretor-desportivo do Almería comenta dossiê Luis Suárez e garante: «O clube não vai ser intransigente»

João Gonçalves, diretor desportivo do Almería, comentou o interesse de vários clubes no avançado Luis Suárez.

Mundial de Clubes 2025: Chat GPT indica a final da competição

O Mundial de Clubes 2025 está nas meias finais e sobram quatro equipas na competição: Chelsea, Fluminense, PSG e Real Madrid.

Viktor Gyokeres dá a primeira entrevista após diferendo com o Sporting e recorda Ruben Amorim: «Não tenho palavras para lhe agradecer»

Viktor Gyokeres falou pela primeira vez após o diferendo frente ao Sporting. O ponta de lança do Sporting recordou os tempos com Ruben Amorim.

Samsunspor fecha contratação de defesa sueco do Braga

O Samsunspor chegou acordo com o Braga para a contratação de Joe Mendes. O lateral esteve emprestado ao Basileia na última temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer desviar médio ao Estugarda: Jogador atua na Bundesliga

O Benfica está interessado em Caspar Jander e intromete-se na corrida. Estugarda é o favorito a ganhar a luta pelo médio.

João Palhinha desejado por 2 clubes da Premier League

O Brighton e o Aston Villa estão interessados em contratar João Palhinha. Médio português representa o Bayern Munique.

FC Porto: Paris FC sobe a parada e pode chegar aos 20 milhões de euros por Otávio

O Paris FC quer contratar Otávio ao FC Porto. Franceses avançam com oferta a rondar os 20 milhões de euros.