sporting cp cabeçalho 1

Tal como na equipa principal de futebol, os resultados da equipa B leonina não correram, nesta época 2016-2017, como todos os sportinguistas certamente desejariam. Há, contudo, alguns atletas a valorizar e a destacar no Sporting B, essencialmente pelo potencial e valor que já demonstraram nesta época na Ledman Liga Pro. Um deles é o angolano Gelson Dala, contratado no mercado de inverno pelo Sporting ao 1º de Agosto do campeonato angolano (designado como Girabola).

As exibições deste jogador leonino permitem facilmente perceber que o seu nome bem poderia ser Gelson Bala em vez de Gelson Dala, tal é a velocidade que imprime em cada jogada em que participa. Trata-se de um jogador rápido na manobra ofensiva, com boa capacidade de drible no um para um, que procura rapidamente o remate ou os flancos para os cruzamentos para a área. É ainda um jogador que demonstra versatilidade em diferentes momentos do jogo, tem equilíbrio técnico-tático, algo raro num jogador com idade tão tenra como a sua (apenas 20 anos).

Marcou no passado jogo contra o Benfica B, num encontro que ficou empatado 2-2. Fez uma exibição soberba ante o Olhanense em Alcochete, na 34.ª jornada, com a equipa leonina a ganhar por 5-1 e com um Póquer de Dala. Esta exibição do angolano fez com que o Maisfutebol o comparasse a uma seta apontada à baliza adversária: “Para além dos quatro golos que marcou, Dala foi um dos principais organizadores de jogo e uma seta apontada à baliza” (ver: http://desporto.sapo.pt/futebol/segunda_liga/artigo/2017/04/03/gelson-dala-em-foco-na-recuperacao-do-sporting-b). Este artilheiro leonino, verdadeira bala em campo, conta já com 12 golos num total de 16 partidas jogadas pelo Sporting B.

Gelson Dala conta com 12 golos em 16 partidas Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala
Gelson Dala conta com 12 golos em 16 partidas
Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala

As exibições de Dala têm merecido também destaque na Comunicação Social do seu país de origem, referindo que “(…) em cima da mesa está mesmo a possibilidade de Gelson Dala poder ser chamado à equipa principal ainda na parte final da presente temporada.” As notícias portuguesas mais recentes têm dado conta também de que Gelson Dala poderá ser chamado já para o próximo jogo da equipa principal do Sporting em Santa Maria da Feira contra o Feirense. O jornal O Jogo noticiou mesmo a 09/05/2017 no seu site online que Dala já treina com a equipa principal do Sporting.

Importa começar a refletir internamente nos atletas da formação do clube e quais aqueles que poderão vir a alcançar o plantel principal já na próxima época, sendo que a presente temporada foi claramente um fracasso do ponto de vista futebolístico. Contudo, a “subida” de Dala ao plantel principal, ou de outros que possam vir entretanto a “subir”, não pode esconder as fragilidades do plantel atual do Sporting nem colocar de parte a possibilidade do clube ter que ir ao mercado colmatar algumas (várias) falhas na equipa. Mas o Sporting Clube de Portugal deve cumprir sempre e de forma intransigente uma das suas premissas essenciais: a valorização e potenciação da formação dos atletas com vista à sua rentabilização futura na alta competição nacional e internacional.

Foto de Capa: Super Sporting

Comentários