Guião de Jesus, Cartilha do Jornalista, Caixas da “Urbanos”, e uns Post-its

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muito já se escreveu sobre as declarações de Jorge Jesus no final do último jogo do Sporting. No entanto, e apesar de algumas das coisas que aqui irei referir já terem sido ditas e desmistificadas, ainda quero voltar ao assunto pela importância das mesmas a vários níveis.

O que Jorge Jesus disse no final do jogo sobre João Palhinha pode ter várias interpretações, e todas elas já foram expostas, defendidas, e bem argumentadas. Todas têm verdade nos argumentos utilizados, e só daqui a algum tempo se poderá dizer qual verdade é a verdade. Porque o que disse o treinador do Sporting, devido à sua deficiente comunicação, pode ter várias leituras (se bem que até o melhor comunicador pode ser entendido de várias formas, dependendo de quem o está a ouvir, e com que intenção o ouve) e ele, ao proferi-las, não sabe qual a interpretação que o jogador fará.

Como cada um é como cada qual, uma mensagem pode ser estimulante para uma pessoa, e pode resultar no contrário para outra. Assim, Jorge Jesus, naquele momento só teria que não individualizar, e querendo passar mensagem ao Palhinha (a ele a a toda a equipa, porque na primeira parte não foi só Palhinha que falhou) só teria que o fazer no treino do dia seguinte, ou durante  a semana. Ou quando se foi abraçar ao Casillas, teria sido bem mais proveitoso um abraço ao seu jovem jogador que lutou por ele, pelo seu treinador, e pelo seu clube.

A verdade é que o treinador do Sporting não joga com estes floreados e cuidados no que toca a comunicação, pelo que não poderemos esperar mais que isto. Sabemos nós e sabem os responsáveis do clube, que já viram isto acontecer várias vezes. Como ninguém consegue alterar o modus operandi de Jesus, terá de se encontrar uma forma de ir reparando as eventuais fraturas que possam ir surgindo no grupo. E neste caso, eu iria sugerir um psicólogo que acompanhasse a equipa, e desse apoio à equipa técnica, de forma a perceber de que forma cada jogador reage ao facto de alguém colocar em cima das suas costas o resultado de um jogo tão importante para a sua equipa, ou de ver o seu treinador a passar a mensagem de que sem ele (Jesus), aquele jogador não teria a qualidade que tem.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nottingham Forest AO MINUTO

Francesco Farioli realiza a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nottingham Forest, relativo à Europa League.

Arne Slot em relação ao jogo frente ao PSG: «Já mostrámos que podemos competir com qualquer equipa na Europa»

O Liverpool vem de duas derrotas consecutivas, mas Arne Slot acredita que os reds podem triunfar frente ao PSG.

Roy Keane arrasa Trent Alexander-Arnold: «Já estou farto, é sempre a mesma história com o Trent Alexander-Arnold em todos os jogos importantes»

Roy Keane criticou Trent Alexander-Arnold no primeiro golo do Bayern Munique, depois de Luis Díaz ter feito o golo pelas suas costas.

Álvaro Arbeloa acredita na reviravolta frente ao Bayern Munique: «Se há alguma equipa capaz de vencer em Munique, é o Real Madrid»

O Bayern Munique venceu o Real Madrid por 2-1. Álvaro Arbeloa acredita na reviravolta e lamenta que a entrada dura sobre Mbappé na segunda parte não tenha sido punida com cartão vermelho.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres reage ao regresso a Alvalade

Viktor Gyokeres regressou a Alvalade na noite de terça-feira, ajudando o Arsenal a vencer o Sporting por uma bola a zero.

Ex-Real Madrid ataca Vinícius Júnior: «É horrível. Irrita-me ao máximo quando o vejo»

Rafael van der Vaart ficou muito descontente com a prestação de Vinícius Júnior no Real Madrid x Bayern Munique.

Ex-Benfica arrasado: «Por ali, o Bayern encontrou uma autoestrada para iniciar os seus ataques»

Álvaro Carreras foi alvo de críticas depois da partida entre o Real Madrid e o Bayern Munique, relativo à Champions League.