📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Guião de Jesus, Cartilha do Jornalista, Caixas da “Urbanos”, e uns Post-its

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muito já se escreveu sobre as declarações de Jorge Jesus no final do último jogo do Sporting. No entanto, e apesar de algumas das coisas que aqui irei referir já terem sido ditas e desmistificadas, ainda quero voltar ao assunto pela importância das mesmas a vários níveis.

O que Jorge Jesus disse no final do jogo sobre João Palhinha pode ter várias interpretações, e todas elas já foram expostas, defendidas, e bem argumentadas. Todas têm verdade nos argumentos utilizados, e só daqui a algum tempo se poderá dizer qual verdade é a verdade. Porque o que disse o treinador do Sporting, devido à sua deficiente comunicação, pode ter várias leituras (se bem que até o melhor comunicador pode ser entendido de várias formas, dependendo de quem o está a ouvir, e com que intenção o ouve) e ele, ao proferi-las, não sabe qual a interpretação que o jogador fará.

Como cada um é como cada qual, uma mensagem pode ser estimulante para uma pessoa, e pode resultar no contrário para outra. Assim, Jorge Jesus, naquele momento só teria que não individualizar, e querendo passar mensagem ao Palhinha (a ele a a toda a equipa, porque na primeira parte não foi só Palhinha que falhou) só teria que o fazer no treino do dia seguinte, ou durante  a semana. Ou quando se foi abraçar ao Casillas, teria sido bem mais proveitoso um abraço ao seu jovem jogador que lutou por ele, pelo seu treinador, e pelo seu clube.

A verdade é que o treinador do Sporting não joga com estes floreados e cuidados no que toca a comunicação, pelo que não poderemos esperar mais que isto. Sabemos nós e sabem os responsáveis do clube, que já viram isto acontecer várias vezes. Como ninguém consegue alterar o modus operandi de Jesus, terá de se encontrar uma forma de ir reparando as eventuais fraturas que possam ir surgindo no grupo. E neste caso, eu iria sugerir um psicólogo que acompanhasse a equipa, e desse apoio à equipa técnica, de forma a perceber de que forma cada jogador reage ao facto de alguém colocar em cima das suas costas o resultado de um jogo tão importante para a sua equipa, ou de ver o seu treinador a passar a mensagem de que sem ele (Jesus), aquele jogador não teria a qualidade que tem.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Barcelona confirma saída em 2026: «Não quero ser como Putin ou Maduro»

Joan Laporta, presidente do Barcelona, garante que não se recandidatará às eleições de 2026 e explica decisão.

Portugal bate Argentina e está na final do Mundial de Futsal Feminino

Portugal está qualificado para a final do Mundial de Futsal Feminino. Seleção Nacional venceu a Argentina por 7-1.

Há novidades: como está a recuperação de Nuno Santos no Sporting?

Nuno Santos está cada vez mais perto de voltar à competição. Ala do Sporting já trabalha com bola em muitos exercícios.

Eric García renova com o Barcelona até 2031

O Barcelona renovou o contrato de Eric García por cinco temporadas, até 30 de junho de 2031. Já foi oficializado pelo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 5 melhores Benfica x Sporting deste século

Costuma-se dizer que um duelo entre o Benfica e o Sporting ultrapassa Lisboa e ultrapassa o país.

Nuno Espírito Santo após empate com o Manchester United: «Estamos orgulhosos de termos conseguido algo»

O West Ham empatou 1-1 com o Manchester United em Old Trafford. Nuno Espírito Santo destacou a prestação da sua equipa.

Farioli e uma eventual greve dos árbitros: «É uma boa oportunidade para eu estudar o livro das regras, que é reescrito todas as semanas...

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a eliminação do FC Porto na Taça da Liga.