Rúben Amorim falou sobre a inexperiência do Sporting CP, aquando da conferência de imprensa, após a última jornada do campeonato. O jovem treinador português referiu-se a esta característica do Sporting CP como um fator que se mostrou benéfico durante o percurso que os leões fizeram no campeonato nacional. O que quer ele dizer com isto?

No início da temporada, ninguém pensava que seria possível vencer o tão esperado título, incluindo os próprios jogadores, equipa técnica e direção leonina. Esperava-se uma temporada de crescimento, consolidação de ideias, valorização de ativos e o encaixe financeiro da UEFA Champions League. Rúben Amorim conseguiu levar a equipa do Sporting a estes quatro pontos, acrescentando a conquista do campeonato. Um trabalho inesperado e impressionante.

Anúncio Publicitário
Nuno Mendes é um exemplo ilustrativo dos benefícios que a inexperiência trouxe ao Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A mentalidade da formação verde e branca foi sempre “jogo a jogo”. Aliás, o técnico dos leões só assumiu a candidatura no jogo em que os três prontos em disputa nos davam o título nacional. Ora, para um plantel tão jovem e algo curto em termos de opções, o pensar apenas no jogo que se seguia, sem fazer prognósticos a longo prazo, tirou uma certa pressão de cima dos atletas. Acabou por correr bem, visto que os jogadores deram tudo e evoluíram, ao invés de relaxarem por (aparentemente) não terem grandes responsabilidades.

Mas a própria inexperiência e “inocência” de grande parte do plantel verificou-se vantajosa para a caminhada do Sporting CP. Por incrível que pareça, o facto de ter sido a primeira vez que alguns atletas estiveram em contexto de lutar pelo título, ou até mesmo a primeira temporada enquanto sénior, permitiu aos leões desfrutarem do seu futebol e criarem um grupo de trabalho fortíssimo em termos de união.

A vitória do Sporting CP no campeonato é a prova de que os chamados outsiders podem fazer grandes feitos. Ninguém dava nada por esta equipa, no início da temporada. Porém, quando o trabalho é bem feito, a equipa está mais perto de ser feliz.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome