Isto não é para predestinados; é para profissionais…

    sporting cp cabeçalho 1

    Muitos destes jogadores foram enviados para “rodar” em equipas mais modestas, algumas delas lutando para não descer. E lutar por um objectivo de ajudar a sua equipa a salvar-se é também um tipo de pressão que os ajuda a crescer. Não é uma pressão de ganhar campeonatos, mas de precisar de ganhar por pontos.

    Jogar nestas equipas ajuda-os também a amadurecer a sua cultura táctica, porque estas equipas vivem de saber defender bem, posicionarem-se bem no terreno e isso ajuda-os a crescer.

    Não estou a dizer que todos os jogadores da formação precisem deste tipo de experiência para começarem a jogar imediatamente na equipa principal, mas é preferencial, até porque uma equipa que luta por títulos não pode ser composta unicamente por jovens ou simplesmente não conseguirá chegar a essa luta.

    Os jogadores jovens que entram directamente para os plantéis principais de equipas “grandes” em 95% das vezes deve-se à necessidade de colmatar uma vaga que não estava prevista, ou para tentar mudar um sistema que não está a funcionar. Mais que isso, é pura demagogia e tentativa de “vender” treinadores que apostam fortemente na formação.

    Deve-se apostar na formação, mas de forma sustentada, para que o jogador, quando entrar, seja uma mais-valia efectiva para a equipa.

    Agora de uma coisa também temos de ter noção. Os jogadores da academia Sporting não vão dar todos um “melhor do mundo” e muitos deles talvez nem consigam chegar a equipas principais de topo, mas até para o Sporting, que aposta nos seus jogadores, seria impossível absorver todos os jogadores formados.

    Mané e Gelson têm mostrado a sua utilidade em momentos chave da época Fonte: Sporting CP
    Mané e Gelson têm mostrado a sua utilidade em momentos chave da época
    Fonte: Sporting CP

    A formação serve também como uma corrida, em que os que souberem aproveitar os conhecimentos que lhes foram transmitidos e souberem gerir o seu talento chegarão à frente, e muitos outros ficarão pelo caminho.

    É uma mecânica de progressão pelo mérito e talento e é assim que deve ser sempre em todos os momentos. E também isso será uma lição de vida para os “miúdos”. Só lutando por objectivos, esforçando-se e trabalhando se conseguirá ter sucesso.

    Chegar à equipa principal do Sporting tem de ser encarado por eles como um prémio do esforço e trabalho realizados até ali e não algo que é facilmente alcançável.

    Basicamente é incutir-lhes que só com Esforço, Dedicação e Devoção poderão chegar à Glória.

    Por alguma razão a “espinha dorsal da selecção” continua a ser formada pela formação do Sporting.

    (Para os que vierem dizer que é por isso que não temos ganhado campeonatos da europa e do mundo, peço-lhes encarecidamente que se despachem a indicar-nos jogadores portugueses melhores que estes, ou pelo menos que os formem. Não se esqueçam é que não é com um ou dois jogadores de 5 em 5 ou 10 em 10 anos que se vai alimentar uma selecção).

    Foto de Capa: Sporting CP

    Artigo revisto por Bárbara Mota

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.