Jesé e Bolasie: qualidades e incertezas

O último dia de mercado trouxe a Alvalade novas caras e sobretudo dois nomes de renome: Jesé Rodriguez e Yannick Bolasie. Carregam protagonismo e mediatismo, mas também a responsabilidade de uma carreira que pretende ser relançada após alguns – especialmente os últimos – anos de más memórias e de muitas incertezas.

O espanhol chega proveniente do PSG, a título de empréstimo. Conta também no seu historial com uma passagem pelo Real Madrid. Passou de jovem prodígio para uma promessa que tarde em afirmar-se. Desde cedo o seu potencial foi evidente, mas a sua falta de compromisso e responsabilidade acabaram por atraiçoar a carreira do espanhol. No entanto, corrigindo e ultrapassando esses problemas de carácter psicológico, Jesé é sem dúvida um nome sonante no futebol português e poderá causar um enorme impacto, não só em Alvalade, mas também no futebol português.

Apesar do Sporting CP sentir a falta de um avançado mais puro, Jesé é um jogador que pode jogar nas alas – sobretudo na faixa esquerda, pois gosta de jogar de fora para dentro e usar os movimentos interiores para rematar à baliza – mas também pode aparecer por dentro como segundo avançado ou mesmo até como único avançado. Poderá trazer características que faltam ao futebol dos Leões pois é um jogador com uma capacidade e critério acima da média, bastante assertivo e com excelente execução. É bastante rápido e demonstra técnica e habilidade no um contra um. Apesar de contar com números nada famosos nos últimos anos, o campeonato português e o Sporting CP são o contexto ideal para relançar a sua carreira, ainda que já na sua passagem pelo Bétis tenha dado sinais mais positivos, sobretudo na sua faceta profissional e que pode ser um sinal positivo para os Leões.

Num curto período, as asas leoninas sofreram profundas alterações
Fonte: Sporting CP

Quanto a Yannick Bolasie, o extremo já foi um dos melhores jogadores da Premier League e um dos desequilibradores natos da competição. Chega com 30 anos a Alvalade – Jesé neste aspecto aparenta ter alguma vantagem para relançar a carreira visto ter “apenas” 26 anos. O Everton pagou cerca de 30 milhões de euros, mas as lesões fizeram com que o extremo congolês perdesse espaço e fosse assim cedido ao Aston Villa e ao Anderlecht, onde até deu alguns sinais positivos já na parte final da sua passagem pela Bélgica. Na teoria a sua velocidade, explosão, potência, poderio físico e técnica são capazes de fazer a diferença no campeonato português e pode certamente fazer estragos. Um jogador com características únicas e distintas no plantel leonino, será também um upgrade ao ataque leonino.

Mas como já referi anteriormente (noutro artigo), volto aqui a reforçar a ideia de que até a bola começar a rolar, serão sempre reforços teóricos e que enquanto não demonstrarem o valor que lhes é reconhecido na prática, serão sempre incertezas e um risco que o clube de Alvalade terá de correr. Recentemente os dois reforços deram entrevistas onde demonstram ter ganas de começar, onde demonstram estar motivados e com uma enorme vontade de confirmar todo o seu potencial. Resta esperar já pelo primeiro jogo dos Leões, onde ambos estão convocados e ao que tudo indica até podem ser titulares face às ausências de Vietto e Luiz Phellype.

A confirmar-se o empenho com que ambos afirmam estar serão certamente duas contratações de nível por parte do Sporting CP, sendo que não é todos os dias que jogadores deste calibre e com estas características chegam ao campeonato português e que poderá assim permitir ao Sporting CP ganhar maior mobilidade no seu ataque, poder físico e profundidade, mas também conseguir equilibrar melhor com os seus adversários diretos.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Candidato à presidência do Fenerbahçe deixa recado a Mário Branco: «Caímos na armadilha na transferência de Kerem Akturkoglu»

Hakan Bilal Kutlualp é candidato à presidência do Fenerbahçe. O dirigente falou na transferência de Kerem Akturkoglu para o clube turco.

Bruno Lage: «Sou muito grato por voltar a competir a Champions League»

Bruno Lage realizou a antevisão da partida entre o Benfica e o Qarabag, válido pela primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Benfica x Qarabag: eis os onzes iniciais da partida relativa à Champions League

O Benfica e o Qarabag enfrentam-se na noite desta terça-feira, em jogo da primeira jornada da fase de liga da Champions League.

Técnico italiano apontado como sucessor de Rui Vitória no Panathinaikos

Paolo Vanoli está a ser apontado como futuro treinador do Panathinaikos. O emblema grego era orientado por Rui Vitória.

PUB

Mais Artigos Populares

Joan Laporta tem um sonho: Erling Haaland

Erling Haaland é o sonho de Joan Laporta para ser o próximo número 9 do Barcelona. O jogador norueguês pode substituir Robert Lewandowski.

Gigantes europeus atentos a defesa central do Palmeiras

Luis Benedetti desperta interesse de Arsenal, Napoli e Barcelona. O jovem de 19 anos estreou-se esta época a nível profissional pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

Diego Reyes revela o porquê de ter escolhido o FC Porto em vez do Benfica

Diego Reyes esteve entre o Benfica e FC Porto, mas houve uma proposta que falou mais alto. Jogador mexicano recordou batalha entre os dois grandes.