Jorge Jesus: Quando o Preço Compensa o Risco

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

A época de 2015-2016 deu pano para mangas e continua a dar. A mudança de Jorge Jesus para o Sporting foi o início daquela que foi possivelmente a época de maior atrito entre o Sporting e o Benfica nos últimos tempos. A princípio as emoções dividiam-se entre o ódio e a desconfiança, naquela que muitos afirmam ter sido a melhor contratação do Sporting CP. Com a garantia de que ia despertar o leão adormecido, os benfiquistas passaram a chamar-lhe Jorge Judas, e vários sportinguistas que momentos antes tinham celebrado a conquista da Taça de Portugal com Marco Silva, numa final electrizante, olhavam desconfiados para o treinador do “limpinho, limpinho”, que assumiu as rédeas do leão para ser um dos treinadores mais bem pagos do Mundo e o mais bem pago de Portugal, a receber 3,6 milhões brutos ao ano.

Feitas as contas, o resultado foi o que se viu. Alegam os rivais que o Sporting não ganhou nada, porque pelos vistos a supertaça é um troféu que só contaria se fosse para o museu Cosme Damião, mas, tirando isso, é um facto que o Sporting não ganhou nada, numa época claramente atípica. Alegam os descrentes que não vale a pena pagar milhões a um treinador que não ganhou nada, mas esse é o tipo de visão limitada de pessoas que não conseguem sonhar com o que está para lá da linha do horizonte. É verdade que a contratação de Jorge Jesus, inicialmente foi um investimento de risco, tendo em conta o salário avultado, mas ganhar ou não títulos não é o mais relevante, quando o técnico consegue potencializar ao máximo as capacidades da equipa e dos jogadores, tornando-a bastante competitiva e intensa. A conquista de troféus e campeonatos é claramente importante, mas depende de vários factores, muitos deles externos e incontroláveis, como é o caso da presença de outras equipas com muita qualidade em prova. Seriamos vencedores incontestáveis e óbvios se jogássemos sozinhos. Como isso não acontece, a dificuldade aumenta e a probabilidade diminui, mas não significa que estejamos no caminho errado.

Inventam guerras, tramas, saídas, traições, zangas, desamores e todos os ingredientes duma novela, mas a máquina continuará bem oleada por muitos anos Fonte: Sporting CP
Inventam guerras, tramas, saídas, traições, zangas, desamores e todos os ingredientes duma novela, mas a máquina continuará bem oleada por muitos anos
Fonte: Sporting CP

Os investimentos compensam quando dão retorno, e para não sermos de visão limitada temos de compreender que o retorno nem sempre se traduz em conquistas. Numa das suas saídas que já não surpreendem ninguém, Jorge Jesus afirmou que o apuramento para a Champions já pagou o seu ordenado para os anos contrato. Claro que isto não fica bem quando é dito no país do politicamente correcto em que as pessoas se ofendem com facilidade, mas não deixa de ser uma verdade. Do ponto de vista objectivo e pragmático, Jorge Jesus tem razão naquilo que disse. Mas vou muito mais além disso. Ao comando do SL Benfica, o clube encaixou mais de 225 milhões de euros em transferências, sendo que este valor corresponde às 8 transferências mais caras. Witsel foi vendido ao Zenit por 40 milhões de euros, Rodrigo ao Valência por 30 milhões e jogadores como Matic ou Markovic foram vendidos a 25 milhões. O rendimento que muitos destes jogadores apresentam em campo hoje em dia, não é nem de perto aquele que apresentavam quando comandados por Jorge Jesus, o que demonstra a capacidade do técnico em tirar partido e potencializar a qualidade dos seus jogadores. Creio que não exista ninguém no mundo que possa contrariar-me neste ponto. O próprio Bryan Ruiz, com toda a experiência que tem, diz que Jorge Jesus foi o treinador com quem aprendeu mais.

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli renova contrato com o FC Porto até 2028

O FC Porto anunciou na noite deste domingo a renovação de contrato com Francesco Farioli até ao verão de 2028.

Sporting da Covilhã x Académica: jogo foi interrompido e já tem nova data

A partida entre o Sporting da Covilhã e a Académica foi interrompido ao intervalo, devido às más condições meteorológicas.

Al Nassr define preço de Wesley após interesse do Benfica e de outros clubes

O Al Nassr quer recuperar o investimento feito por Wesley. Sauditas definiram o preço do alvo do Benfica para o ataque.

Francesco Farioli recebe ‘prenda’ no FC Porto depois da renovação do italiano

Francesco Farioli deve renovar em breve o seu contrato com o FC Porto. Felipe Sánchez vai juntar-se à equipa técnica dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.

Negócio fechado: Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto até 2028

Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto. Vontade manifestada por ambas as partes será concretizada em breve.

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.