📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jorge Jesus: Quando o Preço Compensa o Risco

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

A época de 2015-2016 deu pano para mangas e continua a dar. A mudança de Jorge Jesus para o Sporting foi o início daquela que foi possivelmente a época de maior atrito entre o Sporting e o Benfica nos últimos tempos. A princípio as emoções dividiam-se entre o ódio e a desconfiança, naquela que muitos afirmam ter sido a melhor contratação do Sporting CP. Com a garantia de que ia despertar o leão adormecido, os benfiquistas passaram a chamar-lhe Jorge Judas, e vários sportinguistas que momentos antes tinham celebrado a conquista da Taça de Portugal com Marco Silva, numa final electrizante, olhavam desconfiados para o treinador do “limpinho, limpinho”, que assumiu as rédeas do leão para ser um dos treinadores mais bem pagos do Mundo e o mais bem pago de Portugal, a receber 3,6 milhões brutos ao ano.

Feitas as contas, o resultado foi o que se viu. Alegam os rivais que o Sporting não ganhou nada, porque pelos vistos a supertaça é um troféu que só contaria se fosse para o museu Cosme Damião, mas, tirando isso, é um facto que o Sporting não ganhou nada, numa época claramente atípica. Alegam os descrentes que não vale a pena pagar milhões a um treinador que não ganhou nada, mas esse é o tipo de visão limitada de pessoas que não conseguem sonhar com o que está para lá da linha do horizonte. É verdade que a contratação de Jorge Jesus, inicialmente foi um investimento de risco, tendo em conta o salário avultado, mas ganhar ou não títulos não é o mais relevante, quando o técnico consegue potencializar ao máximo as capacidades da equipa e dos jogadores, tornando-a bastante competitiva e intensa. A conquista de troféus e campeonatos é claramente importante, mas depende de vários factores, muitos deles externos e incontroláveis, como é o caso da presença de outras equipas com muita qualidade em prova. Seriamos vencedores incontestáveis e óbvios se jogássemos sozinhos. Como isso não acontece, a dificuldade aumenta e a probabilidade diminui, mas não significa que estejamos no caminho errado.

Inventam guerras, tramas, saídas, traições, zangas, desamores e todos os ingredientes duma novela, mas a máquina continuará bem oleada por muitos anos Fonte: Sporting CP
Inventam guerras, tramas, saídas, traições, zangas, desamores e todos os ingredientes duma novela, mas a máquina continuará bem oleada por muitos anos
Fonte: Sporting CP

Os investimentos compensam quando dão retorno, e para não sermos de visão limitada temos de compreender que o retorno nem sempre se traduz em conquistas. Numa das suas saídas que já não surpreendem ninguém, Jorge Jesus afirmou que o apuramento para a Champions já pagou o seu ordenado para os anos contrato. Claro que isto não fica bem quando é dito no país do politicamente correcto em que as pessoas se ofendem com facilidade, mas não deixa de ser uma verdade. Do ponto de vista objectivo e pragmático, Jorge Jesus tem razão naquilo que disse. Mas vou muito mais além disso. Ao comando do SL Benfica, o clube encaixou mais de 225 milhões de euros em transferências, sendo que este valor corresponde às 8 transferências mais caras. Witsel foi vendido ao Zenit por 40 milhões de euros, Rodrigo ao Valência por 30 milhões e jogadores como Matic ou Markovic foram vendidos a 25 milhões. O rendimento que muitos destes jogadores apresentam em campo hoje em dia, não é nem de perto aquele que apresentavam quando comandados por Jorge Jesus, o que demonstra a capacidade do técnico em tirar partido e potencializar a qualidade dos seus jogadores. Creio que não exista ninguém no mundo que possa contrariar-me neste ponto. O próprio Bryan Ruiz, com toda a experiência que tem, diz que Jorge Jesus foi o treinador com quem aprendeu mais.

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bayern Munique na Champions League

O Sporting perdeu com o Bayern Munique na Champions League. Leões não somaram qualquer ponto a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o FC Porto x Malmo da 6ª jornada da Europa League?

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Jogo realiza-se no Estádio do Dragão.

262 dias depois: Alphonso Davies regressa aos relvados no Bayern Munique x Sporting

Alphonso Davies está de regresso aos relvados. Lateral canadiano sofreu uma rotura de ligamentos em março e voltou no Bayern Munique x Sporting.

Onde ver o Nice x Braga da Europa League que pode aproximar arsenalistas do apuramento direto?

O Nice recebe o Braga na sexta jornada da Europa League. Arsenalistas procuram regressar às vitórias na competição.