Leão volta onde não foi feliz em busca de uma final que o seja | UD Leiria x Sporting

Taça de Portugal, Quartos de final: quarta-feira, 20h45. 7 de fevereiro de 2024

A ANTEVISÃO: UNS QUEREM GANHAR A TAÇA, OUTROS QUEREM FAZÊ-LA

Voltou a festa da Taça para Sporting e União de Leiria! Assim o queira a polícia. O Jamor está cada vez mais perto no calendário, mas parece ainda longínquo para quem tem de entrar em campo e mostrar que merece seguir em frente na prova-rainha do futebol português. Sporting e União de Leiria são duas das oito equipas ainda em prova e defrontam-se, na cidade leiriense, esta noite, num duelo de divisões que vai ter lugar no palco onde o Sporting foi derrotado pelo Braga na final-four da Taça da Liga.

O Sporting parte como favorito teórico e histórico, mas são partidas como esta que fazem da Taça de Portugal a prova mítica, bonita e surpreendente que é desde os seus primórdios. Ainda para mais, é o reacender de um duelo histórico, que conhece apenas a sua edição 41 esta quarta-feira, mas que já deu espetáculos de grande valor ao desporto-rei em Portugal. Bem-vinda de volta, senhora dona Taça!

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Sporting tem saído mais vezes por cima nos duelos com a União de Leiria, mas atenção ao número de empates: 12 (30%). Os leões venceram 22 vezes (55%) e os leirienses seis (15%), num total de 40 duelos.
  2. O Sporting não perde com os unionistas há seis partidas (quatro triunfos e dois empates).
  3. Nas 20 receções aos leões, a equipa de Leiria marcou dois ou mais golos em apenas três encontros. O Sporting só não marcou em quatro desses 20 jogos. No total, 25 golos para os verde-e-brancos e 18 para os de Leiria.
  4. Para a Taça de Portugal, estes dois conjuntos só se defrontaram três vezes: foram três vitórias leoninas, com seis golos marcados e nenhum sofrido (4-0 e 1-0 em casa e 0-1 em Leiria).
  5. Só um dos últimos 13 jogos da União de Leiria teve mais de dois golos (vitória por 0-3 em casa do Marítimo, precisamente para a Taça de Portugal).
  6. A turma de Vasco Botelho da Costa só sofreu um golo nos quatro jogos para a Taça de Portugal 23/24. Nos seus três jogos para a prova-rainha, os leões também só concederam um tento. Do outro lado, nota igualmente positiva: são os melhores ataques desta edição da prova – 23 golos para a União, 15 para o Sporting.
  7. Na Taça, a União de Leiria fez 13 golos nas primeiras partes e sete dentro do segundo quarto de hora.
  8. De bola parada, na Segunda Liga, os leirienses só sofreram de grande penalidade e de canto – o Sporting é, a par do Benfica, a equipa da Primeira Liga com mais golos de canto. Em contrapartida, atenção aos lançamentos laterais da União: obtiveram dois golos desta forma na Segunda Liga (melhor registo, a par do AVS SAD). Na Primeira Liga, por exemplo, ninguém marcou na sequência de lançamentos até ao momento.
  9. Nos respetivos campeonatos, o Sporting tem nove golos sofridos de bola parada e a União de Leiria tem nove marcados.
  10. A União de Leiria é a terceira equipa da Segunda Liga com menos expected goals por jogo (1,15), dado que não melhora em casa (1,13). O Sporting é a quarta equipa da Primeira Liga nesse aspeto (1,59), mas é a segunda melhor nos jogos fora de casa (1,52, atrás dos 1,61 do Benfica).

JOGADORES A TER EM CONTA

Pedro Empis – Rúben Amorim elogiou o sistema leiriense, semelhante ao dos leões. O papel ofensivo dos laterais/alas, em ambas as equipas, é fundamental. Pedro Empis encaixa que nem uma luva neste tipo de sistema, fazendo a ala toda com muita qualidade e chegando muitas vezes ao último terço com capacidade técnica e de decisão para tirar o cruzamento ou finalizar. Poderá ser por aqui que a União de Leiria terá oportunidade de ferir o leão.

Viktor Gyokeres – O sueco tem feito estragos contra a maioria dos adversários e oponentes de escalões inferiores têm sido um figo para o avançado nórdico. Tendo em conta o apetite que os leões mostraram na última partida que realizaram, é crível que mantenham essa postura nesta partida e é possível que Gyokeres volte a faturar mais do que uma vez.

XI´s PROVÁVEIS

União de Leiria: Fábio Ferreira; Marco Baixinho, Tiago Ferreira, Bura; Valdir Júnior, Leandro Silva, Diogo Amado, D´Avilla, Pedro Empis; Jair da Silva, Bryan Róchez.

Treinador: Vasco Botelho da Costa

«A responsabilidade é do Sporting, no entanto não viemos aqui passear. O nosso grande desafio vai ser estar à altura da intensidade do jogo, porque o ritmo da Primeira Liga acaba por ser diferente. Se conseguirmos igualar o ritmo de jogo do Sporting, vamos conseguir igualar o jogo».

Sporting: Israel; Eduardo Quaresma, Coates; Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Paulinho, Gyokeres.

Treinador: Rúben Amorim

«Jogam num sistema parecido com o nosso. Gosto muito do treinador, acho que tem boas ideias e poderá mudar um ou outro atleta para nos confundir. O Jair da Silva é o mais influente, mas o Van der Gaag tem bastante talento. Os três centrais são muito bons na bola parada, portanto, temos de implementar um ritmo alto para fazer a União de Leiria sofrer».

PREVISÃO DE RESULTADO: UD Leiria 1-3 Sporting

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva: «Este pode ser o jogo mais importante para nós»

Bernardo Silva realizou esta segunda-feira a antevisão da partida entre Portugal e a Hungria, relativa à qualificação para o Mundial 2026.

Custou 35 milhões de euros ao Tottenham e está fora da lista da Champions League: «É claro que dói…»

Thomas Frank tomou a decisão de afastar Mathys Tel dos eleitos para disputar a Champions League. O avançado francês assumiu a mágoa com a decisão.

Ex-Benfica suspeito de falsificação de identidade: teria 19 anos quando se apresentou com 13 anos

O antigo jogador da formação do Benfica, Alamara Djabi, terá falsificado a idade. O agora médio do Midtjylland terá apresentado documentos com a idade falseada.

Pafos na Champions League: cipriotas têm 2 antigas promessas portuguesas no plantel

O Pafos conseguiu pela primeira vez a qualificação para a fase de liga da Champions League. Os cipriotas contam com portugueses no seu plantel.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe empresta Cengiz Under ao Besiktas

Cengiz Under foi confirmado como reforço do Besiktas. O médio internacional turco foi emprestado pelo Fenerbahçe até final da época.

Rio Ave confirma contratação de Jakub Brabec e rescisão de João Novais

O Rio Ave oficializou a contratação de Jakub Brabec. O defesa-central de 33 anos assinou contrato de duas épocas.

Bayer Leverkusen confirma contratação de Kasper Hjulmand como novo treinador

Kasper Hjulmand é o novo treinador do Bayer Leverkusen. O treinador dinamarquês foi o eleito para render Erik ten Hag.