Leão volta onde não foi feliz em busca de uma final que o seja | UD Leiria x Sporting

    Taça de Portugal, Quartos de final: quarta-feira, 20h45. 7 de fevereiro de 2024

    A ANTEVISÃO: UNS QUEREM GANHAR A TAÇA, OUTROS QUEREM FAZÊ-LA

    Voltou a festa da Taça para Sporting e União de Leiria! Assim o queira a polícia. O Jamor está cada vez mais perto no calendário, mas parece ainda longínquo para quem tem de entrar em campo e mostrar que merece seguir em frente na prova-rainha do futebol português. Sporting e União de Leiria são duas das oito equipas ainda em prova e defrontam-se, na cidade leiriense, esta noite, num duelo de divisões que vai ter lugar no palco onde o Sporting foi derrotado pelo Braga na final-four da Taça da Liga.

    O Sporting parte como favorito teórico e histórico, mas são partidas como esta que fazem da Taça de Portugal a prova mítica, bonita e surpreendente que é desde os seus primórdios. Ainda para mais, é o reacender de um duelo histórico, que conhece apenas a sua edição 41 esta quarta-feira, mas que já deu espetáculos de grande valor ao desporto-rei em Portugal. Bem-vinda de volta, senhora dona Taça!

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Sporting tem saído mais vezes por cima nos duelos com a União de Leiria, mas atenção ao número de empates: 12 (30%). Os leões venceram 22 vezes (55%) e os leirienses seis (15%), num total de 40 duelos.
    2. O Sporting não perde com os unionistas há seis partidas (quatro triunfos e dois empates).
    3. Nas 20 receções aos leões, a equipa de Leiria marcou dois ou mais golos em apenas três encontros. O Sporting só não marcou em quatro desses 20 jogos. No total, 25 golos para os verde-e-brancos e 18 para os de Leiria.
    4. Para a Taça de Portugal, estes dois conjuntos só se defrontaram três vezes: foram três vitórias leoninas, com seis golos marcados e nenhum sofrido (4-0 e 1-0 em casa e 0-1 em Leiria).
    5. Só um dos últimos 13 jogos da União de Leiria teve mais de dois golos (vitória por 0-3 em casa do Marítimo, precisamente para a Taça de Portugal).
    6. A turma de Vasco Botelho da Costa só sofreu um golo nos quatro jogos para a Taça de Portugal 23/24. Nos seus três jogos para a prova-rainha, os leões também só concederam um tento. Do outro lado, nota igualmente positiva: são os melhores ataques desta edição da prova – 23 golos para a União, 15 para o Sporting.
    7. Na Taça, a União de Leiria fez 13 golos nas primeiras partes e sete dentro do segundo quarto de hora.
    8. De bola parada, na Segunda Liga, os leirienses só sofreram de grande penalidade e de canto – o Sporting é, a par do Benfica, a equipa da Primeira Liga com mais golos de canto. Em contrapartida, atenção aos lançamentos laterais da União: obtiveram dois golos desta forma na Segunda Liga (melhor registo, a par do AVS SAD). Na Primeira Liga, por exemplo, ninguém marcou na sequência de lançamentos até ao momento.
    9. Nos respetivos campeonatos, o Sporting tem nove golos sofridos de bola parada e a União de Leiria tem nove marcados.
    10. A União de Leiria é a terceira equipa da Segunda Liga com menos expected goals por jogo (1,15), dado que não melhora em casa (1,13). O Sporting é a quarta equipa da Primeira Liga nesse aspeto (1,59), mas é a segunda melhor nos jogos fora de casa (1,52, atrás dos 1,61 do Benfica).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pedro Empis – Rúben Amorim elogiou o sistema leiriense, semelhante ao dos leões. O papel ofensivo dos laterais/alas, em ambas as equipas, é fundamental. Pedro Empis encaixa que nem uma luva neste tipo de sistema, fazendo a ala toda com muita qualidade e chegando muitas vezes ao último terço com capacidade técnica e de decisão para tirar o cruzamento ou finalizar. Poderá ser por aqui que a União de Leiria terá oportunidade de ferir o leão.

    Viktor Gyokeres – O sueco tem feito estragos contra a maioria dos adversários e oponentes de escalões inferiores têm sido um figo para o avançado nórdico. Tendo em conta o apetite que os leões mostraram na última partida que realizaram, é crível que mantenham essa postura nesta partida e é possível que Gyokeres volte a faturar mais do que uma vez.

    XI´s PROVÁVEIS

    União de Leiria: Fábio Ferreira; Marco Baixinho, Tiago Ferreira, Bura; Valdir Júnior, Leandro Silva, Diogo Amado, D´Avilla, Pedro Empis; Jair da Silva, Bryan Róchez.

    Treinador: Vasco Botelho da Costa

    «A responsabilidade é do Sporting, no entanto não viemos aqui passear. O nosso grande desafio vai ser estar à altura da intensidade do jogo, porque o ritmo da Primeira Liga acaba por ser diferente. Se conseguirmos igualar o ritmo de jogo do Sporting, vamos conseguir igualar o jogo».

    Sporting: Israel; Eduardo Quaresma, Coates; Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Paulinho, Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «Jogam num sistema parecido com o nosso. Gosto muito do treinador, acho que tem boas ideias e poderá mudar um ou outro atleta para nos confundir. O Jair da Silva é o mais influente, mas o Van der Gaag tem bastante talento. Os três centrais são muito bons na bola parada, portanto, temos de implementar um ritmo alto para fazer a União de Leiria sofrer».

    PREVISÃO DE RESULTADO: UD Leiria 1-3 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.