Ivan Nikčević foi uma das figuras marcantes da história recente do Andebol leonino. O internacional sérvio representou o Sporting Clube de Portugal nas últimas 4 temporadas, conquistando dois campeonatos e uma Taça Challenge. Aos 39 anos, Nikčević deixará de vestir de leão ao peito, mas deixa a sua marca nos adeptos leoninos.

O ponta sérvio iniciou a sua carreira no seu país ao serviço do Crvena Zvezda. Na temporada 2005/2006 rumou a Espanha, onde permaneceu sete anos, vestindo as camisolas do CB Altea, CP Almería, San Antonio, Granollers e Atlético Valladolid. Mais tarde, aventurou-se novamente para um novo país e para uma nova realidade e assinou pelos polacos do Wisla Plock, clube que representou durante quatro épocas antes de chegar a Alvalade.

Ivan Nikčević chegou ao Sporting na época 2016/17, sendo muito importante para a equipa. Nessa temporada, o Sporting CP sagrou-se campeão na última jornada derrotando o eterno rival, SL Benfica, por 25-23, no Multiusos de Odivelas. Os leões estavam desde 2000/2001 sem vencer o campeonato, mas este foi um ano histórico, ao qual se somou ainda um título europeu: a EHF Taça Challenge.

Na época seguinte, o Sporting CP estreou a sua nova casa das modalidades: Pavilhão João Rocha. Assim, no Andebol, o João Rocha foi sinónimo de vitórias e de mais um título nacional. O Sporting CP sagrava-se bicampeão nacional em 2017/2018, sendo ainda finalista da Taça de Portugal, pela segunda vez consecutiva.

Anúncio Publicitário
No decorrer destas quatro épocas foi um dos atletas com maior ligação aos adeptos leoninos
Fonte: Velux Champions League

Em 2018/2019, Ivan Nikčević continuou a ser um jogador preponderante para Hugo Canela – o treinador que conduziu a equipa ao bicampeonato. Nesta terceira temporada, o Sporting CP falhou o objetivo de vencer novamente o campeonato. No entanto, ao nível europeu foi uma época histórica. Os leões atingiram os oitavos-de-final da EHF Champions League, sendo eliminados pelos finalistas, os húngaros do Veszprém. Com isto, o Sporting CP fez história, uma vez que foi a primeira vez no andebol português que uma equipa chegou tão longe na principal prova europeia da modalidade.

Nesta última temporada, as competições no andebol foram dadas por terminadas. Contudo, o Sporting CP estava a um ponto do líder FC Porto, faltando ainda disputar toda a fase final. Na Taça de Portugal, os leões, então orientados por Thierry Anti, iriam defrontar o AA Avanca nos oitavos-de-final.

Ivan Nikčević vestiu a camisola do Sporting CP em 176 jogos, nos quais contribuiu com 390 golos e levantou três títulos. Um leão que deu sempre Esforço Dedicação e Devoção para conquistar a Glória. Na despedida, Nik deixou uma mensagem aos sportinguistas: “Vou ter muitas saudades do apoio dos nossos adeptos e do Pavilhão João Rocha. Vou torcer sempre pelo Sporting CP!”

Obrigado, Ivan Nikčević!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira