📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Leões querem dar Paços até ao Jamor | Paços de Ferreira x Sporting

- Advertisement -

Taça de Portugal, 3.ª eliminatória: sábado, 18 de outubro de 2025, 20h15.

A ANTEVISÃO: SPORTING QUER MANTER EMBALO FRENTE A UM PAÇOS DE FERREIRA EM ALERTA E NUM CAMPO DE MEMÓRIAS DIVIDIDAS

Os jogos das eliminatórias da Taça de Portugal são conhecidos por nos trazer bastantes surpresas, por vezes nos resultados, mas também nos jogadores que se revelam em muitos momentos e obtendo um rendimento que lhes permite dar nas vistas para alcançar uma posição superior. O jogo entre o Paços de Ferreira e o Sporting encaixa precisamente nestes dois parâmetros, a equipa da casa em obter um resultado surpreendente e o visitante em apresentar novas unidades que procuram mostrar o que podem acrescentar ao seu coletivo.

O Sporting inicia assim a defesa do troféu no norte do país e com um adversário que se espera exigente. Quando uma equipa grande entra num encontro de Taça, normalmente há algumas alterações no onze e o treinador Rui Borges parece manter certos princípios estáveis, mesmo com rotação. Será uma expectativa que se mantenha o novo sistema implementado esta época (4-2-3-1).

Mesmo com mudanças no onze titular e no plantel convocado para jogos de Taça de Portugal, espera‑se que os pupilos de Rui Borges mantenham foco na pressão alta, agressividade no momento sem bola, intensidade suficiente para não deixar o adversário jogar e de ocupar bem todos os corredores. Será também relevante a capacidade de circulação de bola. Frente a um adversário mais modesto e consequentemente em embates contra blocos baixos (que o Paços de Ferreira irá provavelmente adotar), o Sporting deverá tentar agitar, procurar movimentos laterais, habilidade no corredor central para encontrar espaços e desequilíbrio nos flancos.

Por fim, a gestão do tempo, esforço e frescura será importante, especialmente se for um jogo com substituições ou rodagem de jogadores menos habituais ou que não jogam a totalidade de um encontro de um jogo de campeonato ou competição europeia. Tudo indica que alguns dos jogadores mais utilizados como Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Luis Suárez ou Francisco Trincão poderão ser poupados, o que abre espaço a rotatividade e vários nomes (Eduardo Quaresma, João Simões, Allison Santos ou Ioannidis) terão a possibilidade de demonstrar o que acrescentam ao coletivo de Rui Borges, juntamente com o objetivo de que podem manter o mínimo do rigor defensivo e de perigo ofensivo que exigem numa equipa como o Sporting.

Jogadores Paços de Ferreira
Fonte: Paços de Ferreira

O adversário dos leões nesta eliminatória da Taça de Portugal é uma equipa que ainda só venceu uma vez e precisamente nesta mesma competição. Pela margem mínima (0-1), frente aos Nazarenos. De resto, os pacenses não têm qualquer triunfo na Segunda Liga (cinco empates e duas derrotas) e ocupam o antepenúltimo lugar (cinco pontos). Uma equipa que tem pouca posse e com o decorrer da época tem avançado no número de oportunidades criadas por jogo, porém ainda insuficiente para alcançar os três pontos num jogo e ainda não venceu em casa. 

Ainda que o Paços de Ferreira esteja na Segunda Liga nesta temporada, a equipa traz algumas características que devem preocupar o Sporting num jogo de Taça de Portugal. Jogam num estilo mais fechado e existe uma certa dependência ofensiva relativamente a jogadores que conseguem criar desequilíbrios nos duelos e com infiltrações pelo interior ou rapidez nos corredores. Costinha e Anilson são disso exemplo autores de quatro dos seis golos no total do Paços esta época).

Naturalmente, a equipa de Filipe Cândido vai oferecer o protagonismo ao adversário, com vontade de explorar contra‑ataques ou momentos de transição, especialmente se o Sporting for dominante durante a maioria da partida. Espera‑se pressão defensiva imediata, aproveitamento de bolas paradas ou erros dos leões.

10 DADOS RÁPIDOS

1. É a primeira vez que existe um encontro entre Paços de Ferreira e Sporting para a Taça de Portugal, disputado na capital do móvel.

2. Historicamente só existiram dois jogos entre as duas equipas para a prova rainha, ambos em Alvalade (quarta eliminatória de 2010/11 e quarta eliminatória de 2020/21) e os leões venceram os dois (1-0 e 3-0 respetivamente).

3. Será o 54.º jogo entre Paços de Ferreira e Sporting, os pacenses venceram nove vezes, existiram sete empates e foram 37 os triunfos leoninos.

4. Em Paços de Ferreira já existiram 24 jogos entre pacenses e leões, dos quais 14 foram ganhos pela equipa de Alvalade, cinco foram triunfos da equipa nortenha e cinco terminaram em empate.

5. Todos os jogos entre Paços de Ferreira e Sporting disputados na Mata Real foram para a Liga Portuguesa.

6. No histórico global, o Sporting marcou 99 golos à equipa canarinha, já o Paços de Ferreira furou por 38 vezes as balizas leoninas.

7.  Yannick Djaló foi o primeiro jogador sportinguista a marcar ao Paços de Ferreira para a Taça de Portugal (2010/11) e João Palhinha foi o último (2020/21).

8. Em ambas as vezes que o Sporting se cruzou com o Paços de Ferreira na quarta eliminatória da Taça de Portugal, acabou eliminado na ronda seguinte (aos pés do Vitória FC em 2010/11 por 2-1 e pelo CS Marítimo em 2020/21 por 2-0).

9. A equipa da capital do móvel não chega aos oitavos de final da Taça de Portugal desde 2019/20.

10. O árbitro do encontro será Miguel Nogueira da Associação de Futebol de Lisboa.

JOGADORES A TER EM CONTA

Costinha no Paços de Ferreira
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Costinha Provavelmente o jogador mais determinante da equipa canarinha. É certo que a experiência e capacidade competitiva do guardião Marafona podem muito ajudar a travar os ataques leoninos, tal como o talento do lateral direito Anilson e as putativas surpresas do avançado João Victor. No entanto, o extremo que fez parte da formação em Alvalade é o grande trunfo para Filipe Cândido.

Costinha pode influenciar o jogo por ser extremamente dinâmico, por boa capacidade de drible e de se movimentar bem. Com base nestes aspetos, seja para criar desequilíbrios nas alas ou para entrar nas costas dos defensores leoninos e em diagonais, o extremo pacense é um jogador que procura o esférico na profundidade e nos pés com mais segurança.

É praticamente o jogador que mais contribui até agora de forma mais relevante para os golos do Paços, quer na última época (cinco golos e quatro assistências), quer na atual (dois golos) e sendo uma peça fulcral no processo ofensivo da equipa. Um dia bom de Costinha é fundamental para que o Paços de Ferreira sorria no fim desta eliminatória.

Ioannidis no jogo entre o Sporting e o Kairat
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Fotis Ioannidis – Este é um ótimo momento para o avançado leonino grego aparecer e ser determinante. Ainda na “sombra” de Luis Suárez, fruto do avançado colombiano ter chegado primeiro e de Ioannidis ter chegado já perto do fim do mercado de verão, o avançado grego que custou 22 milhões aos cofres dos leões tem os seus argumentos para tomar destaque.

Tem um estilo de jogo que combina capacidade de finalização com boa técnica. Ioannidis gosta de se aparecer entre linhas e não é apenas um “marcador de golos”, pois procura igualmente jogar com o colega, movimentar-se inteligentemente, procurar a bola tanto no pé como em profundidade. Se tiver um bom dia na Mata Real, dificilmente o desfecho não será o Sporting a seguir em frente.

XI´s PROVÁVEIS

Paços de Ferreira: Marafona, Anilson, Gonçalo Cardoso (C), Rafael Vieira, Leandro Dias, Fernandinho, Nuno Cunha, João Pinto, Ronaldo Lumungo, Costinha e Diego Fernandes.

Treinador: Filipe Cândido

«O grupo está motivado e com vontade de mostrar o seu melhor. Este jogo dá-lhes uma visibilidade diferente e espero que saibam controlar a ansiedade, porque vamos defrontar uma excelente equipa. O nosso objetivo é evoluir e crescer, e para isso também precisamos de medir forças com adversários fortes».

Sporting: João Virgínia, Fresneda, Eduardo Quaresma, Diomande, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, João Simões, Pedro Gonçalves (C), Geny Catamo, Allison Santos e Ionnidis.

Treinador: Rui Borges

«Não queremos menosprezar o adversário que vamos ter pela frente, tendo em conta o histórico que construiu no passado. Temos de olhar para o Paços de Ferreira de forma séria. Vamos dar início à defesa do título, pretendemos estar na final da Taça de Portugal, um momento significativo para todos nós. Essa é a maior motivação».

PREVISÃO DE RESULTADO: Paços de Ferreira 1-2 Sporting

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Florian Wirtz arrasado: «Se o Liverpool pudesse recuperar o seu dinheiro no final da época, eles fariam isso»

Joleon Lescostt, antigo jogador do Manchester City, criticou Florian Wirtz. Médio alemão chegou ao Liverpool neste verão.

Ex-Liverpool critica Mohamed Salah: «Não parece ser o mesmo jogador da época passada»

Jamie Carragher analisou o início de temporada de Mohamed Salah. Ex-Liverpool comparou-o ainda a Cristiano Ronaldo.

Ange Postecoglou: «Talvez seja um treinador que, se lhe derem tempo, a história sempre termina da mesma forma: comigo e um troféu»

Ange Postecoglou não está a ter um início feliz no West Ham. Técnico australiano pede tempo e recorda passagem no Tottenham.

Benfica: Martim Mayer apresenta parceria a envolver África

Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica, chegou a acordo com a M-Pesa para o seu projeto Benfica Global.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Mancini acredita que poderá render Ruben Amorim no Manchester United

Roberto Mancini acredita que poderá assumir o Manchester United, caso Ruben Amorim seja demitido. Técnico italiano está sem clube.

Rui Costa defende Richard Ríos: «O facto de ter custado muito dinheiro, não significa que tenha de pegar na bola e fintar 30 jogadores»

Rui Costa, presidente do Benfica, defendeu Richard Ríos. Médio colombiano custou 27 milhões de euros neste mercado de verão.

Rui Costa sobre Fredrik Aursnes terminar a carreira no Benfica: «Acredito plenamente»

Rui Costa acredita que Fredrik Aursnes pode terminar a carreira no Benfica. Presidente das águias defendeu ainda Richard Ríos.