Fui Libaninho com um colega que apresentou Francisco Trincão

    Se tiverem tempo de sobra como eu o tenho, leiam um exemplar porque não se vão arrepender. É um livro que se devora facilmente, com uma ação que se desenrola a um nível nada lento e que nos faz querer virar a próxima página. Qual será o crime cometido pelo Padre Amaro? Apesar da distância temporal da altura em que foi escrito, o livro tem características que o aproximem da realidade? Que comportamento teve o jornalismo perante as peripécias ocorridas na cidade de Leiria? Ler o livro é a única forma eficaz de responder a estas perguntas.

    Na disciplina de Português, as apresentações dos livros terminavam com esta fórmula. Por vezes, a proeza de expor o mesmo livro a um público nas amarras de um bocejo generalizado era realizada nos três períodos que compunham o ano letivo. Alguns macacos eram exímios no aproveitamento da (possível) síndrome Wernicke-Koraskoff da docente: pernas para que te quero tirar notas durante a avaliação, foco no aluno e nos seus palrares.

    Em tempo de escola, a época desportiva deve encaminhar-se para o fim do segundo período. Como aluno participativo e pouco esquecido que sou, não tenho problemas em identificar uma trapacice de um colega de turma, mesmo que o intervalo me reserve a maior “carga de lenha”. Quero reclamar a apresentação repetida da obra Francisco Trincão, aquele rapaz de Viana do Castelo que despontou no SC Braga, se misturou pouco na equipa da Catalunha que continha o melhor jogador de sempre e se perdeu em Wolverhampton.

    Ser Libaninho significa papar qualquer coisa, devidamente refastelado nos convívios eclesiásticos e ainda meter o bedelho em relações de elevada promiscuidade. Aos meus olhos, Eça traça-lhe as manias desta maneira n’O Crime do Padre Amaro. Ser a favor desse colega e fechar os olhos a uma ruindade desta ordem era não ser Libaninho. E eu odeio não ser Libaninho.

    Francisco Trincão
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Onde é que já se viu apresentar duas vezes o mesmo Francisco Trincão? Cabe na cabeça de alguém? Só de um louco!

    Já me tinham falado de Francisco Trincão e estava na lista que guardo no meu quarto. No primeiro período, quando soube que o meu colega o iria apresentar, fiquei evidentemente entusiasmado porque já conhecia obras dentro do mesmo estilo: de drible curto, dotado tecnicamente, com capacidade de remate, com muita aptidão para realizar a leitura e escrita dos momentos de jogo e com rasgos individuais que podem decidir partidas e conferir pontos importantes às correntes que representa.

    Na primeira mostra da biografia à turma, essas qualidades foram referidas durante os feitos a Norte. “Os tempos na Roma portuguesa deixaram água na boca de muitos tubarões porque, à altura, Francisco Trincão brilhava mais do que muitos autores de outros extremos. Influenciado por Rúben Amorim, o ainda imberbe Trincão não atribuía dimensão às batalhas porque empunhava o escudo e a espada em jogos consecutivos”. Foram também lidas algumas passagens que opunham Sporting CP, SL Benfica e FC Porto a SC Braga. Devo dizer que aquilo me comoveu particularmente.

    “Foi a maior venda do clube bracarense. Trincão ia jogar ao lado de Messi e ia fixar residência numa das melhores montras europeias. Aí começou a decadência de um promissor artista. Saída prematura? Não entrosamento no sistema tático de Ronald Koeman, apesar da utilização considerável? Inépcia para lidar com maior pressão e exposição?”, questionava à plateia o colega autor da apresentação.

     “Teoricamente, o empréstimo seria a melhor solução para tentar voltar relançar o percalço que tinha tido na época anterior. Foi então que surgiu a proposta do Wolverhampton Wanderers. Rodeado de muitos compatriotas, Francisco Trincão reunia a adaptação necessária para vingar a envergar laranja. Três golos e 28 jogos depois, não convenceu e ficou no cárcere do marasmo exibicional que há muito o encurralava”, prosseguia. Desfazendo-se do suporte em papel e observando metade da turma com a cabeça pousada sobre a mesa, ergueu o tom de voz:

    “MAS AGORA…”. Tudo estremecia.

    Clássico
    Fonte: Carlos Silva / Bola Na Rede

    No verão seguinte, chegou a Alvalade. Na primeira época de leão ao peito, não esteve à altura da expetativa depositada na sua chegada. A irregularidade das suas exibições ora lhe permitia um jogo em que entusiasmava o público com o seu drible certeiro e as jogadas que – a qualquer momento – era capaz de inventar, ora passava ao lado de uma partida na qual o seu contributo era essencial para alcançar a vitória. De ressalvar apenas um jogo, defronte do GD Estoril: sobre a asa esquerda, em pés de lã, passou por quatro canarinhos, provocou o guarda-redes e atirou para o seu lado contrário. Quanto a mim, esse momento exemplifica aquilo que Trincão podia atingir com a camisola do Sporting CP, com regularidade”, esclarecia.

    A fórmula anteriormente descrita regressou. “Querem saber como Rúben Amorim está a preparar Francisco Trincão para o ataque ao título 2023/2024? Que mudanças e transformações se avizinham no papel interventivo que o artista português pode ter no jogo ofensivo dos leões? As respostas a estas perguntas estão no decurso do livro, turma! Não me importo de emprestar o meu exemplar, caso não possam comprar”.

    O gajo disse isto no primeiro período. Repetiu a graça no segundo período até à primeira temporada em Alvalade. Depois, não me contive e chibei-me à amnésia. Foi deste modo, com este palavreado, que me dirigi ao Conselho Diretivo. Acabei por cumprir castigo mais pesado do que quem fez bodega da grossa.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 72 milhões de euros, fez 8 jogos nas últimas 2 temporadas e Atlético Madrid estuda várias hipóteses para a saída

    O Atlético Madrid quer desfazer-se de Thomas Lemar. Internacional francês não tem grande relevância no plantel colchonero.

    Joga no Manchester United de Ruben Amorim e é alvo do AC Milan de Sérgio Conceição

    O Manchester United pode colocar André Onana no próximo mercado. Guarda-redes é alvo do AC Milan em caso de saída de Mike Maignan.

    Nicolas Jackson regressa aos treinos do Chelsea após lesão

    Como esperado, Nicolas Jackson regressou aos treinos no Chelsea. Avançado no último estágio da recuperação de lesão.

    Bernardo Silva é o jogador mais lento da Premier League e Matheus Nunes está no top-3 de velocidade máxima

    Bernardo Silva é o jogador com menor velocidade máxima registada na Premier League. Matheus Nunes foi o jogador com a segunda maior velocidade máxima.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tiago Ilori junta-se a Ricardo Costa na Geórgia

    Tiago Ilori foi oficializado no Dila Gori, da Geórgia. O antigo defesa do Sporting vai ser treinado pelo antigo internacional português Ricardo Costa.

    Bayern Munique vai fazer proposta de 100 milhões de euros por jogador do PSG

    O Bayern Munique quer contratar Bradley Barcola para reforçar o corredor esquerdo. Extremo está a ser destaque do PSG.

    José María Giménez precisou de bomba de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai disputado a 4.090 metros de altura

    José María Giménez precisou de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai. Jogo foi disputado a 4.090 metros de altitude.

    Presidente do Cardiff City exige 120 milhõs de euros pela morte de Emiliano Sala

    Mehmet Dalman não esquece os 120 milhões de euros exigidos devido à morte de Emiliano Sala. Avançado nunca chegou a jogar pelo Cardiff City.

    Arsenal dá a volta à eliminatória e elimina Real Madrid: eis as 2 primeiras equipas apuradas para as meias finais da Champions League Feminina

    O Arsenal está nas meias finais da Champions League Feminina. Gunners deram a volta à eliminatória em Inglaterra.

    Eis o quadro das meias finais da Taça de Portugal de Futsal

    Estão definidos os encontros das meias finais da Taça de Portugal de Futsal. Jogos realizam-se em Matosinhos.

    Benfica vence Braga e Sporting atropela Ladoeiro: eis os resultados dos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal

    Jogaram-se esta quarta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal. Benfica e Sporting seguem em frente.

    E se os playoffs começassem hoje? | NBA

    Faltam, sensivelmente, 11 jogos do término da regular season....

    Atlético Madrid quer fechar contratação no verão por 20 milhões de euros

    O Atlético Madrid é mais um dos interessados em contratar Joan Garcia. Guarda-redes do Espanyol em destaque no mercado.

    Ex-Benfica critica CBF e futebol brasileiro após humilhação diante da Argentina: «Até quando?»

    Artur Moraes deixou críticas à CBF e ao futebol brasileiro. Goleada sofrida contra a Argentina deixou marcas e críticas.