📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

No ninho dos malandros é difícil ganhar com honestidade | Sporting CP

- Advertisement -

Sempre se ouviu dizer que o mundo é dos espertos. É uma ideologia que está enraizada na cultura “tuga” e no desporto, menos do caso do Sporting CP. Os espertos, os que melhor se desenrasquem para atingir os seus objectivos conseguirão passar à frente de todos os que tentam seguir conforme as regras e leis implementadas.

A culpa é só dos “malandros”? Claro que não. É também culpa de quem permite que esses se possam dar bem com essas atitudes. Quem arbitra o cumprimento de leis e regras também é culpado por não fazer bem ou seu trabalho, ou simplesmente “fechar os olhos” a esse tipo de comportamento.

E porque é que, quem policia, fecha os olhos? Porque, como seres humanos e “tugas”, haverá o dia em que também vão precisar de se desenrascar e transformar-se num dos espertos que aqui estamos a falar.

Desengane-se quem ache que isto algum dia vai mudar. Porque “burro” é quem não se aproveita do “sistema” de espertice implementado e liberado. Como exemplo disto posso relatar uma vez em que, para fazer uma viagem, eu e familiares meus tivemos que nos dividir em dois carros. Para sairmos da autoestrada havia fila de trânsito e eu encostei no fim da mesma. Já os do carro que nos acompanhava seguiu na fila da esquerda até à saída e safou-se do engarrafamento (tendo ele provocado ainda mais trânsito por obrigar os que vinham atrás a parar para que conseguisse espaço para sair). À chegada fui “gozado” por ter ali ficado a “fazer o correcto” e eles terem conseguido chegar dez minutos mais cedo.

No desporto funciona exactamente assim, e já o disse aqui várias vezes. O “tuga” só se preocupa com o que não considera correcto se for desvantajoso para si. Se conseguir tirar algum benefício para si, pouco importa a forma como se alcança.

Acontece isso no número de campeonatos de futebol ganhos por alguns emblemas em Portugal e está a ver-se, a olho nu, nas finais das principais modalidades entre o Sporting e águias.

Aconteceu no primeiro jogo da final de basquetebol. A dois segundos da final o Sporting ganhava por um ponto, e num lance com falta ofensiva não marcada por quem la estava para arbitrar transformou uma vitória leonina numa vitória adversária. Ou seja, a águia “esperta” ganhou espaço para o lançamento fazendo falta não assinalada e foi premiada por isso.

Aconteceu nos jogos da final de futsal em que os nossos “pivots” são constantemente agarrados, puxados… e segue jogo. Resultado disso é que é o Sporting a equipa que faz mais faltas (assinaladas), o que condiciona muito um jogo de futsal. E há mais um acontecimento que é mais certo que a matemática: assim que as “águias” chegam à quinta falta, passam a ser a equipa mais leal que há (deixa de haver faltas para o lado encarnado). Eles podem, porque já lhe mostraram que podem. É desigual, mas temos de tentar ganhar mesmo assim.

E por fim aconteceu no Hóquei em Patins, no qual o “esperto-Mor” mais uma vez, para além de quatro golos, ainda faz faltas sobre si próprio e consegue excluir adversários. Não é a primeira vez que o faz pelo que quem arbitrava não pode ter desculpa. Eles já o conhecem há muitos anos e sabem que é assim. O problema é que os árbitros adaptam a sua avaliação a cada jogador e por isso já ouvi um árbitro dizer barbaridade como “Se eu apitasse tudo, alguns jogadores, pelo seu temperamento não acabavam um jogo.” Então andam lá a fazer o quê?

Mas já dizia o outro: “Não vi nada fora do normal”. Falta saber o que para eles é normal. É que já se percebeu que, para eles, o normal é ser esperto, enganando, ludibriando, no fundo, fazer tudo para ganhar, seja legal ou não.

Querem continuar a ser os “espertos”? Sejam, mas pelo menos sejam honestos. Ou isso não é normal para vocês? Parece que não, a ver pela leveza com que festejaram determinados campeonatos.

Já nós, que nos esforcemos a ganhar com lealdade, porque a vitória saberá sempre melhor de consciência limpa e tranquila. E isso só é possível para quem a tem.

Para resumir e ilustrar tudo isto que acabo de escrever, e sobre a impunidade e a certeza de que há quem se sinta e viva acima da lei, basta ouvir o que determinado presidente disse ainda há poucas horas em que declara que «O presidente da Liga sabe perfeitamente qual é a nossa posição, e apesar da Lei ser governamental, é que o Benfica não irá cumprir Lei nenhuma se se sentir prejudicado».

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.