Marcos Rojo, o espelho do Sporting

    Escolhi díficil. O fácil é de todos

    Não sei se aqueles que viram o clássico do passado Domingo na TV tiveram oportunidade de assistir às sucessivas manifestações de garra e de emoção de Marcos Rojo, no final da partida, no relvado de Alvalade. Quem lá esteve, no estádio, não me deixa mentir: o argentino era um dos mais efusivos perante o aproximar da vitória. No fim, deslizou de joelhos tal qual faria o mais ferrenho dos adeptos sportinguistas, se tivesse oportunidade. Mas o que há, no central internacional argentino, além do querer e da vontade?

    É com estranheza que constato que os órgãos de comunicação social não têm dado realce à que tem sido uma das melhores épocas defensivas do Sporting: em 28 jogos oficias realizados, a equipa de Leonardo Jardim sofreu golos apenas em metade, 14. Em 50% das partidas oficiais desta época, o Sporting não sofreu qualquer golo. Se nos focarmos apenas no campeonato, temos de recuar até à época de 2008/2009 para encontrar um ano em que os leões tivessem concedido menos golos à 24ª jornada. Na altura, o Sporting de Paulo Bento tinha sofrido 15 golos. Este ano, a equipa sofreu 16. Apenas mais um.

    Rojo foi dos melhores em campo frente ao melhor marcador do campeonato, Jackson Martinez  Fonte: foradejogo08.blogspot.com
    Rojo foi dos melhores em campo frente ao melhor marcador do campeonato, Jackson Martinez
    Fonte: foradejogo08.blogspot.com

    Estes são os dados factuais, mas são também consequências do que tem sido feito e alterado no conjunto verde e branco. O que terá sido? Esta é a pergunta que dá espaço a todas as especulações, conjecturas e opiniões que, cada uma delas, vale o que vale. Apesar de nem só o ataque ser responsável pelos golos marcados, nem só a defesa o ser pelos sofridos, a construcção de uma equipa edifica-se através de bases sólidas, ou acabará por ruir. O Porto que foi a Alvalade é exemplo disso: Abdoulaye nunca transmitiu a segurança necessária e acabou por ser ele a falhar na marcação a Slimani, no lance do golo.

    A meu ver, é aí que reside uma das alterações fulcrais no Sporting de 2013/2014. Marcos Rojo foi, a par de Adrien, aquele que mais subiu de rendimento se tivermos a época passada como ponto de comparação. Proveniente do Spartak de Moscovo, o nº 5 do Sporting apresenta, já aos 23 anos, números de cariz excepcional: desde que se tornou sénior (aos 19), Rojo só jogou menos de 24 partidas no Spartak. Pela selecção, já leva 20 presenças, todas (!) como titular. Tudo isto tendo em consideração que os defesas são os que mais tarde se costumam impor nas suas equipas. Por exemplo Garay, que hoje tem 27 anos, ainda só foi internacional por 18 vezes. 

    Marcos Rojo ao serviço da sua selecção, frente à Arábia Saudita  Fonte: Olé
    Marcos Rojo ao serviço da sua selecção, frente à Arábia Saudita
    Fonte: Olé

    Estes números, muito embora a comunicação social e a generalidade dos adeptos não o admitam, têm explicação: Rojo tem qualidades que o podem elevar a um nível muito próximo dos melhores da Europa, se conseguir continuar a evoluir como até aqui. Forte no ar e com poder de choque para marcar pontas-de-lança possantes, com os quais se sente mais confortável; mas também rápido e com capacidade de antecipação para marcar os mais velozes, onde ainda sente mais dificuldades. Com bola, é evoluído tecnicamente, forte no cruzamento e dono de um remate poderoso, características que o fazem jogar também na lateral esquerda (onde é titular na Argentina, ao invés de Insúa ou Ansaldi). Pelo contrário, apresenta ainda um temperamento vincado e falta de clarividência que o levam ao excesso de agressividade e má avaliação de lances que podem comprometer aquilo que de bom faz. Esses são os factores que mais rapidamente tem de alterar se quer dar o salto qualitativo que o tornariam num dos melhores. Em entrevista recente ao jornal O Jogo, foi ele o primeiro a admitir isso mesmo, o que só prova que tem a consciência e a humildade necessárias à evolução. 

    Recuando à questão de partida: em Rojo há muito além do querer e da vontade. Mas num clube em que, no ano passado, existiam tantos jogadores – estrangeiros, principalmente – com falta de atitude e de amor à camisola, esta entrega que o argentino revela deve ser mais valorizada. Parece-me que, de entre colegas, treinadores, adversários e adeptos, são estes últimos os que menos reconhecem as qualidades do jogador do Sporting. Nos últimos anos, quantos centrais melhores tem tido a equipa de Alvalade?

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Almeida Rosa
    João Almeida Rosa
    Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Corinthians já fechou novo treinador e não é Luís Castro

    O Corinthians já definiu o seu novo treinador. Dorival Júnior foi o escolhido pelo clube brasileiro e vai estrear-se em breve.

    Nuno Espírito Santo antevê meia-final do Nottingham Forest com o Manchester City: «Há mais ruído à nossa volta»

    Nuno Espírito Santo fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra do Nottingham Forest frente ao Manchester City.

    Jorge Jesus reage a uma pergunta sobre a seleção do Brasil com humor: «Brasil, samba»

    Jorge Jesus foi confrontado por um adepto do Al Hilal sobre a possibilidade de rumar à seleção do Brasil. O técnico respondeu com humor.

    Pep Guardiola elogia Nuno Espírito Santo e fala de Erling Haaland: «Pode estar aqui mais 10 anos»

    Pep Guardiola fez a antevisão do jogo das meias-finais da Taça de Inglaterra frente ao Nottingham Forest. O técnico do Manchester City elogiou Nuno Espírito Santo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Arne Slot nega gestão de Darwin Núñez para evitar pagamento de 5 milhões ao Benfica: «É melhor não acreditar»

    Arne Slot falou sobre a gestão que tem feito com Darwin Núñez. O técnico do Liverpool garantiu que não está a poupar o avançado por alguma cláusula que tenha de ser paga ao Benfica.

    Atlético Madrid revolta-se com Real Madrid: «Basta de manchar a imagem do futebol espanhol»

    Embora não esteja envolvido, o Atlético Madrid já deixou uma farpa ao Real Madrid. Em causa situação relativa à final da Taça do Rei.

    José Faria garante motivação do Estrela da Amadora frente ao FC Porto: «Todos querem jogar»

    José Faria fez a antevisão do jogo do Estrela da Amadora frente ao FC Porto. O técnico garantiu que a equipa está motivada para o encontro.

    Braga empata em casa do Famalicão e pode ver FC Porto assumir 3º lugar da Primeira Liga

    O Braga deixou pontos para trás na visita ao terreno do Famalicão. Encontro de abertura da 31ª jornada terminou empatado.

    Al Hilal de Jorge Jesus quer ex-Benfica para reforçar plantel a tempo do Mundial de Clubes 2025

    O Al Hilal quer contratar um reforço de luxo para atacar o Mundial de Clubes 2025. Darwin Núñez (Liverpool) é alvo.

    Ruben Amorim fala da crise de Rasmus Hojlund e confirma regresso no Manchester United: «Está próximo»

    Ruben Amorim fez a antevisão do próximo jogo do Manchester United frente ao Bournemouth. O técnico confirmou que Amad Diallo está perto do regresso.

    Benfica na lista de 7 clubes interessados em contratar Victor Lindelof a custo zero no verão

    Victor Lindelof termina contrato com o Manchester United no final da época. Há sete clubes interessados em contratar o sueco.

    Arábia Saudita entra em cena com 80 milhões de euros para frustrar planos do Manchester United de Ruben Amorim no mercado

    A Arábia Saudita quer contratar mais jogadores de renome no próximo mercado. Matheus Cunha, alvo do Manchester United, está na lista.

    Enzo Maresca e a temporada do Chelsea: «Quem quer ver, vê. Se não se quer ver, não se vê».

    Enzo Maresca fez a antevisão do Chelsea x Everton deste sábado. O técnico italiano garantiu que a sua equipa está a fazer uma boa época.

    PSG perde na receção ao Nice e vê fugir possibilidade de vencer a Ligue 1 de forma invicta

    O PSG perdeu na receção ao Nice. Parisienses já são campeões, mas deixam fugir a possibilidade de o serem de forma invicta.