Marítimo 0-1 Sporting: Zerinho ou um?

escolhi

Todos sabem jogar ao zerinho ou um, não sabem? O jogo de hoje foi um pouco assim. Ou zero ou um; com a qualidade apresentada por ambas as equipas mais do que isso seria milagre. O Sporting acabou por conseguir o mais importante, a vitória, e sair de um campo tradicionalmente complicado com mais três pontos numa semana em que o Braga perdeu.

O Sporting já há muito que deixou de praticar o bom futebol a que acostumou os seus adeptos na primeira volta mas, hoje, os primeiros quinze/vinte minutos em campo foram mesmo um sacrilégio. Num jogo completamente aleatório até então, Rui Patrício acabou por resolver o que viria a ser o único lance da oportunidade em que o Marítimo esteve perto de marcar. Do mal o menos: em dia de estreia de um dos centrais e sem William, o Sporting só consentiu uma oportunidade de golo.

A partir daí a equipa de Marco Silva conseguiu, pelo menos, aumentar o ritmo – muito devido à irreverência que Carrillo foi demonstrando, à clarividência de João Mário e à habilidade de Nani – e subiu no terreno, aproximando-se da baliza do Marítimo. Primeiro, João Mário não conseguiu mais do que rematar contra um defesa numa boa jogada colectiva, depois seguiu-se o penalty sobre Jefferson que Adrien viria a marcar com muita qualidade. Ao intervalo, um a zero no marcador.

No segundo tempo o jogo viria a correr melhor à equipa de Alvalade. Os espaços nas costas da defesa foram mais bem controlados, Ewerton tranquilizou-se e o Marítimo passou a dar mais espaço. Num desses casos, João Mário combinou com Nani para o que poderia ter sido o segundo golo, numa excelente transição. Em frente à baliza, tentou assistir Slimani mas Rúben Ferreira acabou por conseguir cortar. O jogo, contudo, continuou morno. Não passava do zerinho… ou do um, muito raramente. Nota ainda para Oriol Rosell que fez uma exibição tranquila, a dar qualidade na saída por algumas vezes. Discreto mas positivo. Carrillo, antes de ser substituído, ainda assistiu Slimani mas o argelino não chegou à bola por milímetros.

No fim, alguma pressão da equipa da casa que pressionou o que conseguiu, mas o resultado não mais se viria a alterar. Para azar dos insulares, saiu-lhe o zero. Ao Sporting (e a Marco Silva, em particular), a certeza de que terá de melhorar substancialmente. Para ganhar a taça, assegurar o terceiro e… para fazer sentido continuar no próximo ano. Que isto não se admite.

A Figura

João Mário – Mesmo tendo dois/três lances em que a decisão em frente à baliza é duvidosa, o médio português mostrou sempre qualidade de sobra com e sem bola. Tem pausa, tem a capacidade de guardar e esperar pelo melhor momento, sabe mexer-se à procura do espaço vazio sem bola como nenhum outro no meio-campo leonino. Se melhor acompanhado pela sua equipa, exibir-se-ia ainda mais.

O Fora de Jogo

Qualidade de jogo – Quem viu o jogo, sabe do que falo. Quem não viu, não perdeu mesmo nada. Enfadonho.

Foto de capa: FPF

João Almeida Rosa
João Almeida Rosa
Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.