A injustiça de Martínez com Pedro Gonçalves e Nuno Santos | Sporting CP

    Na passada segunda-feira, foi conhecida a convocatória do selecionador nacional, Roberto Martínez, para os dois jogos de qualificação para o Campeonato da Europa 2024, diante a Islândia e a Bósnia. Nas duas primeiras jornadas do grupo B de apuramento para o Euro, a equipa das “quinas” derrotou o Liechtenstein, por 4-0 e goleou o Luxemburgo por 6-0, somando seis pontos.

    Entre os eleitos do espanhol, Roberto Martínez, está o jovem formado na Academia Cristiano Ronaldo, Gonçalo Inácio. No entanto, o treinador comete a enorme injustiça de não convocar dois dos jogadores que mais se destacaram ao serviço do Sporting CP nesta época, Pedro Gonçalves e Nuno Santos.

    Gonçalo Inácio é uma escolha natural de Martínez, sendo um titular indiscutível no Sporting CP, somou esta época 52 jogos, nos quais apontou quatro golos e fez três assistências. O central leonino poderá vir a ser titular na seleção, atuando como central pela esquerda, no modelo 3x4x3 de Martínez.

    Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O ala-esquerdo, Nuno Santos, deveria ter sido convocado por Martínez, tendo, aliás em conta que o selecionador convocou para o lado esquerdo apenas Raphaël Guerreiro, em virtude da ausência de Nuno Mendes devido a lesão.

    Nuno Santos fez uma grande época ao serviço do clube leonino, sendo um dos jogadores mais utilizados por Ruben Amorim, e os números falam por si – 49 jogos disputados, nove golos e oito assistências. Sendo que, Nuno Santos está rotinado a jogar no modelo 3x4x3 de Ruben Amorim e por isso, teria claramente lugar na seleção nacional.

    O número 11 dos leões é hoje um ala muito completo, evoluiu no aspecto defensivo e tem uma grande qualidade no ataque e isso demonstra-se pelos números que tem apresentado em todas as épocas, em golos e assistências.

    Pedro Gonçalves não foi convocado por Roberto Martínez
    Fonte: Pedro Loureiro

    Pedro Gonçalves é um dos melhores jogadores da Liga portuguesa, um dos grandes talentos do futebol português. Ainda assim, continua a ser ignorado por Roberto Martínez. Se o argumento para as escolhas fosse o talento e o rendimento, Pedro Gonçalves teria obrigatoriamente de ser chamado, pode atuar no trio ofensivo ou até no meio-campo e realizou mais uma boa temporada ao serviço do Sporting CP – 51 jogos, 20 golos e 13 assistências. Assim, o selecionador espanhol abdicar de um dos melhores talentos do campeonato português.

    Ao selecionador nacional e à sua equipa técnica, cabe a missão de escolher os melhores jogadores, com melhor rendimento, tendo em conta o seu modelo de jogo, no caso 3x4x3. Martínez repete a tradição de Fernando Santos, convocando jogadores que não tiveram rendimento e somaram poucos jogos ao longo da época, deixando de fora dois dos jogadores mais influente da Liga Portuguesa.

    Para os jogadores do Sporting CP continua a ser sempre mais difícil chegar a seleção, tem de provar o dobro do que jogadores que representam outros clubes, esta é a tradição da Federação Portuguesa de Futebol.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Jorge Faria Sousa
    Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.