Matheus Reis: O patinho feio que tem dado ares de cisne

- Advertisement -

Matheus Reis dá garantias de futuro?

Desde a saída de Nuno Mendes para o Paris Saint-Germain que o Sporting CP não voltou a ter a estabilidade que tinha no corredor esquerdo.

Saída de Nuno Mendes, chegada de Vinagre

O prodígio formado em Alcochete e agora internacional A pela seleção portuguesa começou a temporada ao serviço do clube de Alvalade. De leão ao peito ainda venceu a Supertaça frente ao SC Braga, tendo jogado os 90 minutos. Depois disso esteve afastado por lesão durante dois jogos. Voltou com o Belenenses SAD e contra o FC Famalicão regressou ao 11 inicial.

O jogo contra os famalicenses foi o seu último. Jogou que terminou empatado a uma bola, com autogolo do próprio Nuno Mendes. Obviamente não teve o melhor jogo de despedida, mas a verdade é que saiu como campeão nacional, como vencedor da Taça da Liga e iniciou a época 21/22 com um troféu (a Supertaça).

Rúben Vinagre chegou a Alvalade ainda com Nuno Mendes no plantel. Tanto um como o outro ainda estavam longe da melhor forma física quando Nuno se lesiona. Surge a primeira oportunidade para o recém-chegado mostrar o seu valor. Deixou boas indicações.

Acontece que, o quadro pintado aos sportinguistas foi que Vinagre faria esquecer o internacional A português. Até ao momento, o jovem português proveniente do Wolverhampton Wanderers FC não foi capaz nem de fazer esquecer Nuno Mendes nem de agarrar o lugar, levando Amorim a procurar soluções em Matheus Reis e em Nuno Santos.

O lateral emprestado pelos Wolves ainda não foi capaz de meter Vinagre nisto, de colocar toda a sua qualidade na função que veio desempenhar ao serviço do clube leonino. Chegar ao nível que o atual defesa do PSG apresentou em Portugal dificilmente chegará, pois foi sem dúvida o melhor lateral-esquerdo que vi jogar no Sporting, mas apresentar um nível que o leve a agarrar o lugar e que leve o clube a exercer a cláusula de compra é o que se espera dele.

Instabilidade à esquerda

No regresso do Sporting à Liga dos Campeões, Vinagre foi o escolhido para a posição de lateral-esquerdo. Foi um jogo para esquecer. Anthony foi um pesadelo para o jovem leão, que certamente não pregou olho nos dias seguintes.

Ghezzal Ruben Vinagre
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

De volta ao campeonato, Amorim mantém a aposta em Vinagre. Dois jogos, duas exibições tremidas. Chega o jogo com o Borussia Dortmund e o treinador dos leões opta por Matheus Reis à esquerda. Contra o Arouca Matheus Reis continua no onze, mas desta vez a central, com Nuno Santos a ser a opção para a lateral.

Na Taça de Portugal frente ao CF “Os Belenenses”, que está no campeonato de Portugal, Amorim dá uma oportunidade a Vinagre. Mas contra o Besiktas Matheus Reis volta a ser o escolhido para a posição de lateral. Rúben Amorim dava a ideia de que Vinagre ainda não estava preparado para jogos do nível da liga milionária.

Contra o Moreirense FC, para o campeonato, o comandante leonino volta a usar o brasileiro a central, com Nuno Santos à esquerda. Chega a estreia na nova edição da Taça da Liga. Encontro frente ao carrasco FC Famalicão. Os de Alvalade ainda não os tinham conseguido vencer desde que subiram à primeira liga. Vinagre entra diretamente para o onze.

Do jogo contra o Famalicão até ao último frente ao FC Paços de Ferreira, série de três jogos, o lateral emprestado pelo Wolves não voltou a ser titular. Matheus Reis fez dois jogos consecutivos a lateral (Vitória SC e Besiktas) e na partida frente ao Paços jogou a central e fez provavelmente o seu melhor jogo desde que chegou ao Sporting.

Matheus Reis a surpreender

Nos últimos quatro jogos que disputou, o defesa brasileiro esteve em destaque, e pela positiva. O jogador que muitos veem como o pior do plantel leonino apresentou-se com tremenda confiança, surpreendendo os sportinguistas.

Na partida diante do Besiktas, Matheus Reis desempenhou o papel de lateral-esquerdo, aquele que mais problemas tem dado a Rúben Amorim. Defensivamente já mostrou ser melhor que qualquer um dos seus oponentes, Rúben Vinagre e Nuno Santos. E por isso mesmo, o treinador optou por ele nos encontros frente ao Dortmund e frente ao Besiktas.

Matheus Reis Sacko
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Já no encontro contra o Paços de Ferreira, Matheus Reis jogou a defesa-central do lado esquerdo. A meu ver, apesar de ter estado realmente bem diante da campeão turco em título, neste jogo na capital do móvel, o brasileiro foi um dos melhores jogadores em campo. Esteve em todo o lado. Imponente a nível do corte e da antecipação e muito lúcido a sair a jogar. Ele que com bola costuma dar pouca confiança aos adeptos, nesta última partida do campeonato parecia outro jogador completamente diferente.

A dinâmica que ofereceu com Nuno Santos que ocupou a lateral-esquerda foi extremamente interessante e deu muita vida ao corredor esquerdo no processo ofensivo. Não foi a primeira vez que ocuparam estas posições com ambos em campo, mas foi o jogo em que se deram melhor.

Matheus Reis a continuar com esta confiança tanto pode ser útil a central como a lateral, sendo, na minha opinião, mais forte a central. Tem ocupado estes lugares quando há necessidade, mas nunca se afirmou como a solução.

A gestão física de Feddal vai-lhe dando a oportunidade de somar minutos, assim como a dificuldade de Vinagre em se afirmar do lado esquerdo. Matheus Reis é polivalente e a jogar como tem jogado ultimamente merece ter um lugar assegurado no onze, pelo menos por enquanto.

 

 

Miguel Amaral Rodrigues
Miguel Amaral Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Desde que se lembra que o Miguel joga à bola. Sentiu sempre uma ligação com a redondinha. Com 7 anos de idade começou a ir a Alvalade e desde então é raro falhar um jogo. Aos 13 iniciou a sua carreira no futebol federado. E para sua tristeza, há cerca de dois anos pendurou as botas. Mas não largou a maior paixão que tem na vida. Estuda jornalismo na ESCS e é por intermédio da comunicação que quer acompanhar o futebol daqui para a frente.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Maradona elogia McTominay: «Se o meu pai foi Deus, McTominay é Jesus»

Scott McTominay, estrela do Nápoles, voltou a receber elogios marcantes, desta vez comparado a Jesus por Diego Maradona Jr.

Ex-Bola de Ouro dá a sua opinião sobre Rafael Leão: «Ele não é um avançado»

A lenda do AC Milan, Andriy Shevchenko, falou sobre a adaptação de Rafael Leão a uma nova posição no ataque da equipa, destacando as dificuldades do processo.

Memphis Depay explica polémica no Corinthians

Memphis Depay, substituído ainda na primeira parte do empate entre Corinthians e Flamengo (1-1), esteve envolvido numa polémica ao ser apanhado no banco de suplentes a utilizar o telemóvel durante a segunda metade do jogo.

Ben White regressa aos convocados da Seleção Inglesa

Ben White, do Arsenal, regressa à seleção inglesa. O defesa foi convocado pela primeira vez desde que abandonou a concentração do Mundial 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal cai em Wembley e prolonga jejum de títulos

Este domingo, o Manchester City venceu o Arsenal por 2-0 pela final da Taça da Liga Inglesa. Os gunners já não vencem títulos hà mais de seis anos.

Imprensa internacional avança Zinédine Zidane como sucessor de Didier Deschamps na seleção francesa

Zinédine Zidane tem um acordo verbal com a Federação Francesa de Futebol para suceder a Didier Deschamps no comando da seleção francesa. O jornal 'Le Parisien' avança que a troca deverá acontecer logo após o final do Mundial 2026.

Luis Suárez elogiado: «Está em momento espetacular e oxalá desfrute»

Luis Suárez, avançado do Sporting, foi alvo de elogios de Néstor Lorenzo, atual selecionador da Colômbia.