Mathieu | Não estamos preparados para este adeus, Monsieur

- Advertisement -

Não estou preparado para escrever este texto e, sinceramente, não sei estaria alguma vez para fazê-lo. Mais cedo ou mais tarde sabemos que o dia vai chegar, por isso resta-nos aproveitar enquanto vemos Jérémy Mathieu de leão ao peito.

No seguimento das últimas notícias avançadas pela comunicação social, fala-se na possibilidade de Mathieu estar de saída do Sporting CP. O próprio jogador já veio esclarecer a sua situação, referindo que a suspensão do campeonato face à pandemia de COVID-19 que atravessamos está a afetá-lo de forma positiva, na medida em que permitiu que recuperasse da lesão e do problema crónico que sofre no tendão de Aquiles.

Quando se pensou que a sua saída estaria certa no final da época, este adiantou que a recuperação permite-lhe poder jogar pelo menos mais uma temporada. No ar fica a dúvida se continuará a vestir de verde e branco ou se terminará a sua carreira com outras cores. O central francês sempre manifestou o desejo de voltar a jogar pelo clube da sua formação, o FC Sochaux-Montbéliard. (Oxalá fossem todos assim)

Jérémy Mathieu chegou a Alvalade em 2017 proveniente do FC Barcelona e em relação à sua contratação há que referir quem teve o mérito na mesma. Hipocrisias à parte, é de se enaltecer o trabalho fantástico que Bruno de Carvalho e Jorge Jesus tiveram na vinda do centralão para Alvalade. Apesar de tudo o que aconteceu, há que reconhecer os inúmeros jogadores de qualidade que chegaram ao clube naqueles tempos.

A saída de Mathieu poderá ditar o fim de um ciclo, dizer que ainda não saiu e já deixa saudades é efetivamente pouco. Tendo em conta a minha idade, posso dizer com toda a certeza que é o melhor central (e um dos melhores de sempre) que já vi jogar pelo Sporting CP. A sua qualidade é de deixar qualquer adepto de futebol rendido.

Durante muitos anos o setor defensivo leonino foi bastante fraco mas a chegada do francês mudou completamente esse paradigma. A qualidade, a segurança, a classe e a experiência que oferece em campo, fazem subir substancialmente o valor de uma equipa de futebol. Com 36 anos, fazer sprints como faz, não é para qualquer um e a garra que tem em cada jogo faz-me sentir que por vezes não o merecemos.

Ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar pelo FC Barcelona, podia estar totalmente confortável por ter alcançado grandes feitos, mas o sucesso nunca foi proporcional à arrogância e isso prova o grande carácter e a humildade que tem.

Deixo o meu apelo à atual direção para fazerem todos os esforços e manter este jogador. Mathieu é daqueles jogadores que têm de estar numa estrutura de futebol mesmo após pendurar as botas. Se somos um clube de formador, nada melhor do que ter os bons exemplos por perto.

Chegou a Alvalade na fase final da carreira mas parece que sempre pertenceu aqui, vive o clube com uma paixão incrível como poucos que por aqui passaram viveram. Na minha memória ficará sempre aquele pé esquerdo temido em cada pontapé livre e além disso não poderei esquecer a sua reação após a conquista da Taça de Portugal 2018/2019: foi comovente e certamente carregou cada um de nós na sua alegria.

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matías Viña emprestado ao Cruzeiro de Artur Jorge

O Cruzeiro anunciou a contratação de Matías Viña, por empréstimo. O lateral irá ficar no clube de Artur Jorge até ao final de 2026.

FC Porto faz o bis: o vencedor do prémio de Defesa do Mês

Jakub Kiwior foi eleito pela Liga Portugal como o Defesa do Mês de Agosto da Primeira Liga. O jogador representa o FC Porto.

Benfica anuncia contratação de Martim Pereira por empréstimo

O Benfica anunciou a contratação de Martim Pereira. O jovem defesa chega por empréstimo e irá ingressar nos sub-23.

João Cancelo com poucos minutos no Barcelona: há jogador que não tem dado margem ao internacional português

João Cancelo não tem sido titular no Barcelona. Xavi Espart ocupou a posição de lateral esquerdo de forma indiscutível.

PUB

Mais Artigos Populares

Guerra de federações por Mezian Soares: Argélia e França tentam desviar prodígio do Lens de Portugal

A Federação da Argélia tenta convencer Mezian Soares a deixar a seleção jovem de Portugal. A Federação francesa também está atenta ao caso.

Eugen Polanski demitido do cargo de treinador do Borussia Monchengladbach

Borussia Monchengladbach despediu Eugen Polanski. A equipa alemã perdeu os três jogos que realizou na Bundesliga.

Marcelo Brozovic é reforço do Al Sadd depois da saída do Al Nassr

Al Sadd anunciou a contratação de Marcelo Brozovic. O médio tinha acabado o seu contrato com o Al Nassr no final da temporada.