Nem tudo é Farinha do mesmo saco

E cada vez é mais fácil criar essa “guerra”, porque agora se tornou muito rápida a divulgação de terminada mensagem, através das redes sociais. Juntando a isto o facto de o público em causa ter uma patologia de dar preferência a notícias sensacionalistas (ou não fossem as revistas e programas que se referem a vida alheia, as que têm mais sucesso), e com apetência de conseguir ver uma mesma mensagem de várias formas de acordo com os seus gostos e preferências, é só encontrar um título apelativo e criar-se um rumor que de tanto ser repetido (ou partilhado) se torna uma verdade indiscutível.

Chego a ver títulos de imprensa que, ao abrir e ler o corpo das notícias, pouco ou nada tem a ver com a mensagem que a frase que o ilustra quer fazer passar.

Hoje em dia perdeu-se a necessidade de rigor jornalístico, ou passar informação concisa e fundamentada com factos reais, uma vez que cada vez mais se vive, e se ganha a vida, pelo valor do click no link da mensagem.

Títulos apelativos, notícias com conteúdo errado e perfis falsos criados para as divulgar,  tudo vale para ganhar dinheiro
Títulos apelativos, notícias com conteúdo errado e perfis falsos criados para as divulgar, tudo vale para ganhar dinheiro

Mas a comunicação perde credibilidade perdendo também consumidores? Pode perder credibilidade, mas quanto ao número de consumidores pode até aumentar, uma vez que o público está sedento de uma nova noticia ou escândalo para poder rebater acusações que venham de quem tem uma visão oposta.

Hoje, a comunicação está entupida de inverdades, ou meias verdades. Tentam-se esconder ou “encapotar” umas situações dando maior enfase a outras que poderão ter menos importância, mas que sem dúvida irão gerar mais polemica e barricar de fileiras entre campos opostos, gerando assim também a discussão online, e assim chamando ainda mais “interessados”, abrindo e criando portas e janelas para novas “notícias” e “assuntos” a lançar futuramente para discussão.

Tudo isto para dizer que perde a verdade, a real informação, mas ganha a “comunicação”(a de uns contra a de outros.)

Foto de Capa: Sporting CP

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus prepara limpeza no Al Nassr e quer saída de mais um estrangeiro do plantel

Jorge Jesus não está satisfeito com as prestações de Bento na baliza do Al Nassr. Técnico dá prioridade a uma saída do guarda-redes que tem somado erros e desconcentrações nos últimos jogos.

Carlos Vicens risca 2 jogadores do plantel do Braga e saídas vão acontecer nos próximos dias

O Braga continua a preparar o plantel da próxima época. Robson Bambu e João Marques não entram nas contas de Carlos Vicens e vão sair do clube. Nenhum dos jogadores soma qualquer minuto pelo Braga nesta época.

Imprensa turca revela proposta do Trabzonspor por Stephen Eustáquio e exigências do FC Porto

O Trabzonspor quer garantir a contratação de Stephen Eustáquio nos próximos dias. FC Porto exige 10 milhões de euros para vender o médio. O médio tem 28 anos e é internacional A pelo Canadá por 50 ocasiões.

Richard Ríos regressa às redes sociais e deixa mensagem: «Continue trabalhando em silêncio»

Richard Ríos é a contratação mais sonante do Benfica na temporada. Médio regressou às redes sociais e deixou uma pequena mensagem relativa ao trabalho feito em silêncio.

PUB

Mais Artigos Populares

Foi apontado ao Sporting nos últimos dias e está também na lista de alvos do Fenerbahçe de José Mourinho

O Fenerbahçe de José Mourinho está a acompanhar a situação de Santiago Giménez, que foi colocado na rota do Sporting. Avançado mexicano pode deixar o AC Milan neste mercado.

Manchester United de Ruben Amorim rejeita envolver jogador do Chelsea na transferência de Alejandro Garnacho

O Manchester United de Ruben Amorim continua a negociar a venda de Alejandro Garnacho ao Chelsea. Tyrique George foi sugerido na troca, mas recusado.

Wolverhampton de Vítor Pereira rejeita 58 milhões por uma das estrelas da equipa

O Wolverhampton não aceitou uma oferta de 58 milhões de euros do Newcastle por Strand Larsen. A equipa de Vítor Pereira não pretende abrir mão do jogador.