Nem tudo é Farinha do mesmo saco

E cada vez é mais fácil criar essa “guerra”, porque agora se tornou muito rápida a divulgação de terminada mensagem, através das redes sociais. Juntando a isto o facto de o público em causa ter uma patologia de dar preferência a notícias sensacionalistas (ou não fossem as revistas e programas que se referem a vida alheia, as que têm mais sucesso), e com apetência de conseguir ver uma mesma mensagem de várias formas de acordo com os seus gostos e preferências, é só encontrar um título apelativo e criar-se um rumor que de tanto ser repetido (ou partilhado) se torna uma verdade indiscutível.

Chego a ver títulos de imprensa que, ao abrir e ler o corpo das notícias, pouco ou nada tem a ver com a mensagem que a frase que o ilustra quer fazer passar.

Hoje em dia perdeu-se a necessidade de rigor jornalístico, ou passar informação concisa e fundamentada com factos reais, uma vez que cada vez mais se vive, e se ganha a vida, pelo valor do click no link da mensagem.

Títulos apelativos, notícias com conteúdo errado e perfis falsos criados para as divulgar,  tudo vale para ganhar dinheiro
Títulos apelativos, notícias com conteúdo errado e perfis falsos criados para as divulgar, tudo vale para ganhar dinheiro

Mas a comunicação perde credibilidade perdendo também consumidores? Pode perder credibilidade, mas quanto ao número de consumidores pode até aumentar, uma vez que o público está sedento de uma nova noticia ou escândalo para poder rebater acusações que venham de quem tem uma visão oposta.

Hoje, a comunicação está entupida de inverdades, ou meias verdades. Tentam-se esconder ou “encapotar” umas situações dando maior enfase a outras que poderão ter menos importância, mas que sem dúvida irão gerar mais polemica e barricar de fileiras entre campos opostos, gerando assim também a discussão online, e assim chamando ainda mais “interessados”, abrindo e criando portas e janelas para novas “notícias” e “assuntos” a lançar futuramente para discussão.

Tudo isto para dizer que perde a verdade, a real informação, mas ganha a “comunicação”(a de uns contra a de outros.)

Foto de Capa: Sporting CP

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cédric Nuozzi apresentado como reforço do Alverca

Cédric Nuozzi é reforço do Alverca para a próxima temporada. O médio ofensivo chega a Portugal proveniente da formação do Genk.

Diogo Jota morre aos 28 anos após acidente de viação

Diogo Jota sofreu um acidente de viação mortal em Zamora, Espanha. Internacional português faleceu aos 28 anos de idade.

Nacional da Madeira oficializa 4 reforços para a nova temporada

O Nacional da Madeira oficializou quatro contratações. Emblema madeirense com muitas mudanças com vista a 2025/26.

Sporting confiante na palavra de Viktor Gyokeres

O Sporting está confiante de que Viktor Gyokeres se apresentará ao trabalho. Regresso do sueco marcado para 7 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Horta elogia Carlos Vicens e garante: «A vinda do novo treinador é para darmos o passo em frente»

Ricardo Horta falou sobre a pré-temporada do Braga. O internacional português garantiu que a equipa está a dar uma boa resposta e elogiou Carlos Vicens.

António Silva rejeita 7 milhões de euros por ano do Al Hilal e Benfica vê fugir negócio milionário

António Silva não quer rumar à Arábia Saudita nesta fase da carreira. Defesa recusou proposta choruda do Al Hilal.

Nani analisa futuro de Viktor Gyokeres e fala de José Mourinho na Seleção: «Acho que um dia vai acontecer e seria justo»

Nani falou sobre a atualidade desportiva. O antigo internacional português falou do futuro de Viktor Gyokeres e do estado da Seleção Nacional.