Nos bastidores da corrupção – A Nova Ditadura

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Os actores já são conhecidos da mais recente polémica do futebol português. A sensação que fica é que a controvérsia chega com largo período de atraso. Falta apenas saber o modus operandis de todo este esquema que envolve não só as arbitragens mas muito mais. Aos poucos, é com relativa facilidade que o puzzle é montado e as peças se encaixam com perfeição.

Retornamos à década de 80. Luís Filipe Vieira tem um negócio de pneus, o negócio é tão bem-sucedido que o apelidam de “Kadhafi dos pneus”. Mas os pneus geravam pouco lucro para quem ambicionava mais. Cedo percebeu que as progressões social e económica nunca passariam por práticas comuns e idóneas. Mais tarde passou a gerir uma empresa de construção civil e imobiliária. Uma das empresas geridas foi a CIMOVENDA, que entrou em insolvência através uma acção movida pela CITAC por incapacidade total de pagar as dívidas aos seus credores. Outra das empresas que teve o mesmo destino sob a administração de LFV foi a EDIVERCA, entre outras que faliram sob sua gestão.

Avancemos até 1991. É neste ano que Luís Filipe Vieira é eleito presidente do Futebol Clube Alverca. O empresário começa, então, a montar um esquema bem delineado para um clube que nunca tinha atingido o primeiro escalão do nosso futebol. Mas antes de o Alverca conseguir atingir esse feito, LFV foi preso em Julho de 1993 por roubar um camião. Conta a história que o Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, condenou-o a vinte meses de prisão, sendo sentenciado juntamente com mais cinco arguidos. A sorte surgiu quando as duas leis da amnistia, uma de 1986 e outra de 1991, lhes valeram o perdão das penas de prisão aplicadas por aquele tribunal. O juiz-presidente, Afonso Ferreira, destaca o facto de LFV ter sido o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido. Esta história, “digna da sétima arte”, poderá ser analisada na íntegra na publicação de “O Independente”, de 2001.

A polémica já eclodiu há duas semanas e Vieira ainda não reagiu publicamente Fonte: SL Benfica
A polémica já eclodiu há duas semanas e Vieira ainda não reagiu publicamente
Fonte: SL Benfica

O Alverca cresce a olhos vistos e, em Fevereiro de 2000, LFV é reeleito para o biénio. Nesta altura, o Alverca abunda na primeira liga portuguesa e o seu presidente começa a ser questionado pela forma como geria as transferências do clube, nomeadamente os negócios com o FC Porto. Foram prometidos centros de estágio e melhores infraestruturas para a continuidade do seu mandato, até que, em 27 de Maio de 2001, o então presidente do Alverca despede-se para ingressar num novo projecto a convite do presidente do Benfica, Manuel Vilarinho.

“Estou de partida porque há outros projectos que me motivaram. Mas a nossa instituição irá continuar com o projecto Alverca, geração do futuro. A estrutura vai mudar, com a minha saída e a do professor Jesualdo, mas o pensamento continuará o mesmo”. Sabendo deste projecto, LFV comete a primeira fraude dois meses antes de o aceitar. Vende Pedro Mantorras ao desbarato para o Benfica, sem confirmar os valores envolvidos, ficando o Alverca com cerca de metade do valor de uma futura transferência.

Foto de Capa: SL Benfica

António Gonçalves
António Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O António considera-se um analista de verdade e verde e branco com seriedade.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo adjunto do Benfica perto de assumir histórico espanhol (ex-Vizela também está na corrida)

Fran Escribá é o nome favorito para assumir o comando do Real Valladolid. O técnico já passou pelo Benfica, como adjunto.

Al Ula de José Peseiro continua num bom caminho em direção à subida para a Liga Saudita

O Al Ula de José Peseiro conseguiu uma vitória importante por 3-1 na visita ao segundo classificado Al Diriyah.

Rui Borges soma 13 vitórias consecutivas em casa e ultrapassa Augusto Inácio e Ruben Amorim

A vitória do Sporting de Rui Borges frente ao Famalicão foi o 13.º triunfo consecutivo em Alvalade. O terceiro melhor registo da história do clube.

Daniel Bragança estreia-se em registo na sua carreira

Daniel Bragança marcou pela primeira vez na sua carreira um golo de cabeça, dando a vitória ao Sporting contra o Famalicão.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi sofre quinta derrota consecutiva e Palmeiras de Abel Ferreira empata: Eis os resultados da noite no Brasil

O Botafogo perdeu por 2-1 frente ao Flamengo no Campeonato Carioca e o Palmeiras empatou a uma bola com o Guarani no Campeonato Paulista.

Antonio Conte deixa o alerta sobre Alisson Santos: «Nunca foi um titular no Sporting»

Antonio Conte está satisfeito com as prestações de Alisson Santos, jogador que chegou ao Nápoles no mercado de inverno.

Vinícius Júnior fala de José Mourinho: «Mudou um pouco a história do Real Madrid»

Vinícius Júnior falou sobre José Mourinho. O extremo do Real Madrid deixou elogios ao atual treinador do Benfica.