📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ilações e novas dinâmicas de pré-temporada | Sporting CP

- Advertisement -

A pré-temporada arrancou e o Sporting CP desempenhou quatro partidas visíveis ao público. Em cada uma delas, foi possível sentir o entusiasmo por voltar a ver os leões de Alvalade em ação, assim como dar uma vista de olhos nos reforços do plantel e analisar novas dinâmicas da equipa.

Primeiro, a lista de convocados para o estágio do Algarve: mais uma vez, podemos ver que Ruben Amorim está atento à formação do Sporting CP e se preocupa não só com o sucesso a curto-prazo, mas também com as soluções para o futuro. Diego Callai, Flávio Nazinho, Gonçalo Esteves, Rodrigo Fernandes, Bruno Paz, Dário Essugo, Tiago Ferreira, Geny Catamo e Joelson Fernandes fizeram parte dos convocados para o estágio do Algarve, e a maior parte deles somou minutos.

Tanto na primeira partida frente ao Portimonense SC, como na terceira diante dos franceses do Angers, foi testada uma nova dinâmica entre o ala e o extremo interior. Enquanto que habitualmente o primeiro habita em zonas largas do terreno e o segundo em espaços interiores, nestes dois jogos registou-se precisamente o contrário. Ricardo Esgaio, que no momento defensivo era lateral, na transição ofensiva viajava para o meio-campo ou mesmo para a zona atacante.

Já Tabata e Joelson, os dois jogadores que partilharam o corredor com o reforço de verão, iniciavam as suas ações a partir da ala. Esta dinâmica pode ser uma maneira de Rúben Amorim, durante a temporada, encaixar os extremos que se sentem melhor a desequilibrar a partir da linha de fundo, mantendo a mesma estrutura do 3-4-3. Os casos de Gonzalo Plata e de Joelson Fernandes são os mais sonantes, pois ambos são exatamente esse tipo de jogador.

Com a saída de João Mário para o rival, o Sporting CP ficou carenciado de uma opção para o meio-campo. Apesar de Ugarte estar cada vez mais próximo de Alvalade, a verdade é que Rúben Amorim testou outro atleta na posição oito: Bruno Tabata. O internacional sub-23 pela seleção brasileira mostrou boas indicações a fazer o papel que João Mário fazia na temporada passada, aproveitando a liberdade dada por João Palhinha para ser participativo no momento ofensivo, demonstrando a sua capacidade de desequilíbrio e visão de jogo.

Outro meio-campista que demonstrou ser um sério candidato à titularidade foi Daniel Bragança. O talento da academia de Alcochete foi capitão de equipa no primeiro jogo da pré-temporada e atuou como médio mais recuado. Mostrou que com bola é o melhor médio leonino, pela sua capacidade de criação e organização de jogo. Porém, no momento sem bola teve mais dificuldade.

Apesar de gostar da ideia de Daniel Bragança como um seis organizador de jogo, reconheço que a sua coabitação com João Palhinha fará mais sentido, pois são a antítese um do outro: um destrói, o outro constrói. A dupla João Palhinha – Daniel Bragança poderá ser de sucesso numa construção de jogo com cinco elementos (três centrais + dois médios), algo que permitirá Bragança ver o jogo de frente.

Na defesa, vários jogadores deram boas indicações. Gonçalo Inácio foi um senhor com bola, revelando maturidade e qualidade de passe: mais uma vez, mostrou que a jogar como central do meio pode ser o patrão da defesa. Porém, como há Coates, acho que a solução melhor para montar uma defesa leonina mais forte, sobretudo no momento da construção, era contratar um central destro para o lado direito da defesa, para acompanhar Coates no meio e Gonçalo Inácio na esquerda, na temporada que se avizinha.

Matheus Reis, a jogar como central do lado esquerdo, fez várias “arrancadas” que desequilibraram o adversário, aparecendo muitas vezes em zonas atacantes. Já o reforço Rúben Vinagre, apesar do pouco tempo de jogo, demonstrou que pode ser uma boa opção caso a ausência de Nuno Mendes se verifique.

Temporada
Rúben Vinagre agarrará a titularidade da ala esquerda, caso Nuno Mendes saia
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

No ataque, tenho dois pontos a apontar. Acredito que Jovane Cabral terá mais minutos na temporada que se avizinha, pois parece um jogador mais inteligente, que trabalha melhor de costas para a baliza e está mais incisivo e criterioso no passe. Se o avançado cabo-verdiano conseguir ser regular ao longo da época, poderá ser uma arma muito perigosa. Paulinho continua a ser a referência no setor ofensivo, e a demonstrar cada vez mais intrusão e evolução na sua forma. Porém, o Sporting CP não pode depender de um ponta de lança só para atacar uma temporada tão exigente como a que aí vem.

O balanço da pré-temporada é positivo, mas não pode descansar ninguém. É preciso continuar a evoluir e a trabalhar, de modo a colher frutos num futuro que esperamos que seja bastante próximo.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Borussia Dortmund interessado em pérola do Real Madrid

O Borussia Dortmund está interessado em Joan Martínez, jogador espanhol que pertence aos quadros do Real Madrid.

Participação de Andreas Schjelderup no Mundial 2026 nos Estados Unidos pode estar em causa

Andreas Schjelderup pode não ser permitido de entrar nos Estados Unidos pelo processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores.

Duarte Gomes questionado sobre grande penalidade no Benfica x Casa Pia: «É um lance de interpretação»

Duarte Gomes falou sobre a grande penalidade assinalada por Gustavo Correia na partida entre o Benfica e o Casa Pia.

Luciano Gonçalves: «Aqui ninguém rebenta ninguém»

Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, falou sobre as polémicas que têm assolado o futebol português.

PUB

Mais Artigos Populares

Luciano Gonçalves deixa aviso: «Com este Conselho de Arbitragem, não existirão jarras. Essas são para flores»

Luciano Gonçalves assumiu que nenhum árbitro será afastado por parte do Conselho de Arbitragem em funções.

Duarte Gomes dá razões para os árbitros errarem: «Mais do que aspetos técnicos, toca em aspetos mentais e psicológicos»

Duarte Gomes explicou por que razão os árbitros erram, assumindo que é necessário ainda mais trabalho para melhorar.

Duarte Gomes: «Não há trabalhos perfeitos e sabemos, com toda a humildade, que não há Maradonas na arbitragem»

Duarte Gomes, atual Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, falou sobre as polémicas do futebol nacional.