O ataque é a melhor defesa

- Advertisement -

Esta época futebolística que corre está a tornar-se bastante complicada e ameaça não melhorar.

O facto de vermos os nossos adversários a cerrar fileiras contra o Sporting é um sinal evidente de que finalmente estamos fortes, e fazemos frente a qualquer um que se apresente como adversário.

E é fácil comprovar este argumento, senão vejamos: há algumas épocas atrás, o Sporting não podia ambicionar a mais que o terceiro lugar, tendo mesmo ficado em sétimo. E, em muitas épocas, em Novembro já estávamos arredados da luta pelos primeiros lugares. Tudo encarado com normalidade, não se levantavam ondas, éramos o clube mais simpático da liga e já quase éramos tratados como a Académica (muito eu respeito essa instituição, e não é o que está em causa) que sempre recebeu simpatia de todos e era reconhecido como o segundo clube de qualquer adepto de futebol.

Sobre nós, nesses anos de “paz” do futebol português, só faltava aos adeptos dos nossos rivais dizerem que depois do seu clube do coração, o Sporting era o seu segundo amor. Não acho que tenha sido mau ter tanta simpatia do nosso lado, mas não nos trouxe grande coisa em termos de títulos, ou da simples alegria das grandes vitórias.

O que eu me fartei de ouvir de adeptos rivais, “Se não pudermos ser nós a ganhar, que ganhem vocês”. Isto confortava-me, mas era como um medicamento que atenua a dor mas não a elimina, porque no fim era o clube simpático que perdia.

Podem dizer que nestes últimos anos também não tivemos títulos, o que reconheço, mas estivemos muito mais perto, e não fossem algumas “penas” que pousaram no lado contrário da balança, e já poderíamos ter mais uns quantos troféus no nosso museu.

Para que essas “penas” façam a diferença a nosso favor, no dia que nos calhar a nós (porque tenho a certeza que não são ali colocadas de propósito, certo?), temos de estar perto dos primeiros para que faça a diferença. Se estivermos a 20 pontos do primeiro ou do segundo, bem podem cair “penas” no nosso lado da balança… (porque caem, apesar de não caírem tanto como para outros).

E porque o futebol é jogado e dirigido por humanos, que erram, temos de estar sempre em boa posição para podermos aproveitar o erro alheio. O erro vai aparecer para nós e para eles, só temos de errar menos que os outros.

Já quando o erro surgir por parte de quem dirige o jogo, temos de tornar que, na dúvida, seja muito mais difícil decidir contra nós. Porque se continuarmos a ser o clube simpático que não levanta ondas, nem mesmo quando prejudicado a olhos vistos, qual acham que será a decisão em lances de dúvida e difícil julgamento? De certeza que será contra o clube que se cala, ou que não tem força de mobilização por parte de adeptos, sócios e direcção.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica acelera por extremo esquerdo: alvo está mesmo escolhido e já existem negociações

Jakub Kaminski é o grande alvo do Benfica para a posição de extremo esquerdo. O jogador representa o Colónia, formação da Bundesliga.

Vozinha ultrapassa Iker Casillas e torna-se no guarda-redes mais seguido do mundo

Vozinha ultrapassou a marca dos 22,5 milhões de seguidores no Instagram e passou a ser o guarda-redes mais seguido do futebol mundial.

Marrocos vence Canadá (com craque a dar espetáculo) e apura-se para os quartos de final do Mundial 2026

A seleção de Marrocos venceu o Canadá por três bolas a zero e garantiu a qualificação para os quartos de final do Mundial 2026.

Besiktas chega a princípio de acordo para contratar avançado do Arsenal

O Besiktas chegou a um princípio de acordo com o Arsenal para a contratação de Leandro Trossard por 18 milhões de euros, mais dois milhões em objetivos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas explica saída de Andoni Zubizarreta: «Decidimos eliminar a figura da direção desportiva fruto de ter uma pessoa que foi treinador»

André Villas-Boas deu uma entrevista onde explicou a saída de Andoni Zubizarreta e a decisão de eliminar a figura de diretor desportivo.

Sporting investiu apenas 450 mil euros em jovem promessa

Catarino Pascoal foi confirmado como reforço do Sporting. Os leões pagaram 450 mil euros ao Atlético pela jovem promessa.

Brasil x Noruega: onde ver grátis o jogo dos oitavos de final do Mundial 2026?

Brasil e Noruega medem forças nos oitavos de final do Mundial 2026, num encontro que será transmitido pela LiveModeTV e Sport TV.