O futebol do Sporting CP em regime de teletrabalho?

- Advertisement -

Com todo o desporto português de quarentena ficam a faltar assuntos para explorar. No futebol, os jogadores não treinam, pelo menos em equipa, os treinadores não podem consolidar processos e no Sporting até o presidente teve de fazer uma pausa nas suas funções administrativas para cumprir com o seu dever cívico e profissional.

O clube, como o desporto em geral, está parado. E no que ao futebol diz respeito, foi interrompida uma época, a todos os níveis, desastrosa, apesar de muitos ainda conseguirem ver coisas boas no que tem acontecido ultimamente.

O facto de estarmos sem futebol nacional, para mim não tem feito grande diferença uma vez que apesar de apoiar incondicionalmente o meu clube, já tinha deixado de conseguir ver um jogo completo do Sporting, tal é a falta de qualidade apresentada. Aliás, já se tornava uma ofensa para o dito desporto chamar de futebol ao que o Sporting vinha a apresentar dentro das quatro linhas.

Aliando essa fraca performance ao facto de estarmos a vivenciar uma luta pela nossa própria sobrevivência, cria em mim um sentimento de que o futebol bem pode ficar para segundo, terceiro, quarto, ou sétimo plano que pouco me rala.

Ainda assim, depois de toda esta guerra, teremos de nos reerguer de alguma forma, ainda que mais ou menos fragilizados. Depois disto teremos de retomar e continuar as nossas vidas da forma mais normal e natural possível. E o Sporting voltará a jogar futebol.

Quando isso acontecer, espero que nada mais grave possa ter acontecido a nível pessoal e social, e o futebol possa novamente ter um espaço relativamente importante no meu dia-a-dia. (Seria um bom sinal, apesar de considerar que com o actual cenário já não é possível dizer que conseguimos ganhar o que quer que seja. É uma guerra perdida a ver pelas vidas humana já perdidas e irremediavelmente afectadas). Certamente o Sporting não voltará à competição a jogar um futebol melhor, até porque estará a cumprir uma espécie de pré-época, e neste período não foi possível consolidar processos. Esperemos, isso sim, que os outros venham a jogar menos, até porque passam pelas mesmas restrições que nós. Com isto, poderemos voltar um pouco mais próximos dos nossos adversários da frente, e será necessário capitalizar esse período de regresso à competição, esperando que o novo treinador consiga elevar o nível exibicional individual e colectivo da nossa equipa. Isto se ainda houver competição este ano.

Esta paragem forçada, pode ainda dar tempo à estrutura do futebol para preparar de uma forma mais calma e consistente a próxima época. Até porque, com certeza, muitos dos contactos com jogadores, empresários, e outros tipos de negócios poderão ser alinhavados através de teletrabalho. Porque eu espero que, apesar de os jogadores e treinadores não treinarem, o clube não tenha parado. Tenho a certeza que não.

Aguardemos então que o futebol volte. Seria um excelente sinal. Mas neste momento é o que menos me preocupa, e nem perco muito tempo a pensar nisso. Não consigo. Tenho tantas preocupações mais importantes. Quando tiver tempo para me preocupar com o nosso Sporting, será indício de que conseguimos sobreviver a esta luta pela nossa própria vida.

Cuidem-se. Previnam-se. Fiquem em casa.

Eu fico em casa, e sei porquê.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial 2026 já tem todos os grupos definidos: eis as 48 equipas qualificadas

O Mundial 2026 já tem todas as seleções qualificadas para a fase final da competição. O Iraque foi a última equipa a garantir o bilhete para a prova.

Iraque surpreende Bolívia e garante o último bilhete para o Mundial 2026

O Iraque está no Mundial 2026. A equipa asiática bateu a Bolívia por 2-1 e garantiu um lugar no Campeonato do Mundo, 40 anos depois.

Francisco Trincão e a qualidade de Portugal: «O míster vai ter muitas dores de cabeça»

Francisco Trincão prestou declarações após o Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional ganhou por duas bolas a zero.

Roberto Martínez analisa vitória de Portugal e explica não utilização de Pedro Gonçalves

Roberto Martínez analisou o desfecho do Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional ganhou por duas bolas a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal bate Estados Unidos em jogo de preparação para o Mundial 2026: eis o que aconteceu

Portugal venceu os Estados Unidos da América por 2-0. Francisco Trincão e João Félix marcaram os golos deste jogo particular.

João Félix marca de fora de área e há assim novo golo de Portugal

João Félix foi o autor do segundo golo de Portugal. Seleção Nacional aumenta vantagem frente aos Estados Unidos em jogo particular.

Inglaterra perde com Japão: eis os resultados particulares desta noite

A Inglaterra perdeu com o Japão por 1-0 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Fica com os resultados desta noite.