📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Futuro dos Leões na Europa | Sporting CP

- Advertisement -

O Futuro dos Leões na Europa

Está aos olhos de todos. O Sporting entrou, este ano, com o pé esquerdo. Aliás, com nenhum dos pés para ser sincero. E aí é que reside o problema. 19 jogos desde o início da época 2022/2023: oito derrotas, dois empates e nove vitórias. Em resumo, isto está mau para os lados de Alvalade.

A reação aos golos sofridos mostra-se tardia, a agressividade dos jogadores perante um conflito de alto nível, como se mostraram as já longínquas partidas na liga milionária, era ofuscada pelo “confuso relaxar” das linhas defensivas e ofensivas. O Olympique Marselha virou, inesperadamente, um medo para o Sporting CP; e o Eintracht Frankfurt mostrou à equipa portuguesa que o típico hábito dos lusos em deixarem as coisas para a última não dá bom resultado.

Quem dera que só estes duelos internacionais fizessem tremer o leão, mas não. Dentro de portas, foram queimados pelas chamas do “dragão”, submissos às “panteras” do Boavista FC, deixaram a porta aberta para o GD Chaves, foram arranhados pelos “lobos” do FC Arouca e eliminados da prova-rainha pela formação da Póvoa de Varzim. São estes os traumas pela qual a formação comandada por Rúben Amorim viveu até agora, numa altura em que ainda caminhamos a passos largos do meio da época.

E agora a Liga Europa?

Mais de dois anos depois da última presença na competição, o Sporting volta a pôr o pé em terreno de Liga Europa. No seu último jogo, em outubro de 2020, foi surpreendido com uma derrota por 1-4 frente ao LASK Linz. No banco, estava já sentado Rúben Amorim, que começou mal, mas que nessa mesmo época deu ao clube lisboeta o que nenhum treinador deu nos 19 anos anteriores. A história é agora diferente. Taças, Supertaças, Campeonato Nacional. O Sporting de agora sabe do que é capaz e é imperativo mostrar nesta competição 100% do seu ADN, coisa que não aconteceu na totalidade na Champions.

Depois da boa arrancada na Liga dos Campeões, algo que no final deu mais para o torto do que para o certo, surge agora o “reerguer” do leão na Europa.

58 anos após a conquista da competição, na altura com o nome “Taça das Taças”, a formação de Alvalade tem uma segunda oportunidade para levar e elevar o seu nome ainda bem alto no panorama futebolístico europeu. Na frente, os dinamarqueses do FC Midtjylland que, já esta época, sabem como jogar, e perder, com equipas portuguesas. Ao Sporting compete manter este registo, ultrapassar o oitavo classificado da Superliga Dinamarquesa e seguir em frente nas eliminatórias.

Pontapé na crise para breve?

Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

É real que os desempenhos leoninos têm andado bastante incertos. Ora se ganha contra um gigante europeu, ora se cede perante um clube de menor calibre. Mas é assim mesmo o futebol, e é isso que o torna mágico.

A descida da Champions para a Liga Europa foi, e é, um acontecimento não esperado pelos jogadores e pela própria direção, que é também afetada com esta despromoção entre competições a nível financeiro. No entanto, é algo a que se têm de agarrar com unhas e dentes e honrar o animal que idolatram no símbolo que representam há mais de um século. É uma oportunidade, uma oportunidade de dar realmente um pontapé na crise de resultados que se têm vindo a manifestar.

Uma boa campanha internacional é sempre bem-vinda e mostra-se como um energético para todo o plantel que, como todos os outros, reage melhor quando segue vitorioso.

Já nem se fala em chegar às meias-finais ou até à finalíssima da competição, algo que por si não é nada de outro mundo se dermos conta, mas o boost de confiança que uma boa caminhada na Liga Europa podia dar é algo que o Sporting necessita neste momento, tendo em vista que segue em grande atraso perante os rivais diretos na Primeira Liga.

O trajeto ainda é longo. Só em fevereiro se observará o nível a que estará o leão, se se encontra novamente pronto para pisar os palcos da Liga Europa e virar o barco até bom porto.

André Soares
André Soares
"O André está neste momento a tirar a licenciatura em Ciências da Comunicação, na mui nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mas não é em Vila Real que tem as suas raízes. Tondela foi, e é, a sua casa, e muita da paixão que tem, especialmente pelo futebol, deve-o ao seu avô, que lhe incutiu, e muito, o vício da bola desde pequeno". Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo jogador do Real Madrid critica Vinícius Júnior: «Não é bom para ele nem para o Real Madrid»

Alfonso Pérez defendeu que o Real Madrid devia vender Vinícius Júnior e apostar tudo em trazer Erling Haaland. O ex-jogador considera que o brasileiro não transmite uma boa imagem.

Pirotecnia e tarjas valem nova multa ao Benfica

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma multa de 15.875 euros ao Benfica, devido ao comportamento dos adeptos na receção ao Arouca.

A camisola personalizada pelas mãos de Rui Costa, as palavras em espanhol de José Mourinho e o discurso de Otamendi: «Muito feliz»

Nico Otamendi chegou aos 250 jogos pelo Benfica. Defesa-central argentino foi homenageado no balneário encarnado.

Angola paga milhões para receber a seleção da Argentina em jogo particular

A seleção de Angola vai receber a campeã do mundo, Argentina, num jogo particular, em Luanda, como parte das celebrações dos 50 anos da Independência.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus oficializa Luciano Spalletti como novo treinador

Luciano Spalletti foi nomeado novo treinador da Juventus. O técnico italiano de 66 anos foi o escolhido para suceder a Igor Tudor.

Benfica e Sporting voltaram a dominar na Champions League de Futsal: Resultados já foram menos volumosos

O Benfica e o Sporting venceram novamente na Champions League de Futsal. Águias bateram o Riga e leões ganharam ao Kairat Almaty.

Artur Jorge afasta (para já) regresso à Primeira Liga e garante: «Só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting»

Artur Jorge duvida regresso à Primeira Liga nos próximos tempos. Técnico português só treinaria Benfica, FC Porto e Sporting.