O grande clube desportivo da Europa | Sporting CP

- Advertisement -

Segundo parece agora o que anda a incomodar alguns é que o treinador Rúben Amorim considere o Sporting CP um grande clube europeu. Dizem os experts que o clube de Alvalade não o é, pelo simples facto de eles acharem que não. Mas, como estamos num site de opinião vincada, o princípio será sempre o de que todos os pontos de vista devem ser respeitados.

Portanto, cada opinião pode ser válida dependendo dos pressupostos em que a mesma se sustente, sabendo nós que ao construir algo baseado em pressupostos, pode considerar-se enviesado.

Então, primeiro temos de definir se se está a falar de um clube desportivo ou apenas de um clube de futebol. E se nos estamos a referir ao Sporting CP, tendo mais de meia centena de modalidades, tornando-o um dos mais ecléticos clubes do mundo, percebe-se perfeitamente ser um clube em que se pratica desporto, sendo o futebol uma das muitas modalidades. O Sporting CP é, portanto, um clube desportivo.

Para além de ser um dos clubes mais ecléticos do mundo, é também um dos mais titulados, nas mais diversas modalidades, com várias conquistas nacionais, europeias e mundiais. O que quer dizer que, seguindo este pressuposto, o Sporting CP efectivamente não é um grande clube europeu, é sim um grande clube mundial. É um facto.

No seio das modalidades, o hóquei em patins voltou à ribalta do desporto nacional e internacional
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Mas para os que consideram que o que interessa é apenas o futebol, e pressupondo que um grande clube de futebol europeu terá que ganhar títulos nas competições da UEFA, então já ganhámos (não vamos falar da importância das competições, pois não? Dizem que a Liga Europa é quase uma Champions. Pelo menos quando alguns lá estão).

Se consideram que o que interessa é número de vezes e de jogos em que se participou nas competições internacionais, então teremos que perceber desde quando querem começar a contar, porque é de histórico que estamos a falar, certo? E histórico começa lá bem atrás, quando alguns clubes ditos grandes ainda nem sabiam o que era ganhar uma taça distrital. Ou vamos contar só a partir da data que interessa a alguns?

Se quiserem insistir que isto é só futebol, e sendo um pouco mais abstratos, podemos tentar perceber qual clube teve mais projecção em termos de formação de jogadores Bola de Ouro. Isso também pode ser um pressuposto, não? Bem, se a alguns isso não interessaria para o ranking de grande clube europeu, ao Sporting interessa. Porque é só para quem pode. E no que toca a pressupostos, se os outros podem escolher os deles, nós podemos escolher os nossos. Ainda assim, é um facto que formamos dois Bolas de Ouro.

No futebol, mesmo não conseguindo ultimamente grandes prestações na Europa, não deixamos de nos bater com qualquer grande clube europeu e mundial. E mesmo assim já fizemos belas campanhas, tanto na Champions como na Liga Europa. No fundo, fizemos o que outros (supostos) grandes clubes europeus fizeram.

À semelhança do hóquei em patins, o futsal leonino é o clube mais titulado a nível interno
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Eu entendo que esta questão tenha sido levantada por um adepto de um clube que acabou de eliminar um grande clube europeu da Champions. Está a tentar capitalizar esse feito e tentando descarregar a frustração de não conseguir refletir isso no campeonato. Porque na Liga, em primeiro, está um grande clube europeu e mundial que por acaso também tem uma equipa de futebol.

Eu entendo que eles tenham de valorizar o que têm de bom. Felizmente o Sporting CP tem tanto por onde se vangloriar. Querem visitar o museu em Alvalade? Mas calma, no futebol, este fim de semana, ficaram mais perto. Ainda podem ter uma pequena esperança de tentar alcançar a grande equipa europeia de futebol que está no primeiro lugar do campeonato. Já quanto a número de títulos europeus e mundiais, terão que se esforçar um pouco mais. Mas o que interessa mesmo é o futebol, não é? Pelo menos para quem não tem muito mais que isso.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.