O herdeiro português de Cruyff

    Frase nº 3 – “Na minha equipa, o guarda-redes é o primeiro avançado e o avançado é o primeiro defesa”: Jesus promove uma sobreposição de sectores, com o pivot defensivo a ir buscar jogo aos centrais e a dar cobertura aos laterais quando estes sobem, os avançados a caírem nas alas para baralhar marcações e a pressionarem a defesa de modo a perturbar a construção do adversário, os laterais a funcionarem como autênticos segundos extremos no momento do ataque e a serem ajudados pelos extremos no período defensivo, estes últimos a procurarem constantemente o jogo interior, etc. No fundo, um modelo muito fluido em que os atletas pisam várias zonas e se desdobram em múltiplas funções, antítese completa daquilo que era o futebol pré-Cruyff: equipas rígidas, onde os avançados só atacavam e os defesas apenas defendiam.

    Com efeito, um meu amigo chegado que trabalha para um órgão desportivo falou recentemente com Hilário, provavelmente o melhor defesa-esquerdo português de sempre, que lhe disse que os dois únicos golos que marcou na carreira foram auto-golos. Este testemunho dá conta do que era o futebol há umas décadas. Ainda para mais vindo de um lateral, posição a que, actualmente, se exigem muitos desequilíbrios ofensivos. E Hilário estava longe de ser um lateral qualquer! Em sentido contrário, a versão de Manuel Neuer trabalhada por Guardiola personifica, ao funcionar como líbero e sair a jogar com frequência desde a sua baliza, o expoente máximo desta frase de Cruyff aplicada pelo seu discípulo catalão. Do mesmo modo, também é nítido que Jesus tem exigido, a um Patrício bastante débil no jogo de pés, que participe um pouco mais na saída de bola e dê uso ao passe longo.

    Frases nº 4 e 5 – “Técnica não é poder fazer 100 toques sem deixar a bola cair. Qualquer um pode fazer isso se treinar e até pode trabalhar no circo. Técnica é passar a bola com um toque, à velocidade correcta, no pé certo do colega”; “Alguém que faz malabarismos com a bola no ar durante um jogo, a dar tempo para os quatro defesas adversários voltarem, é o jogador que as pessoas pensam ser óptimo. Eu digo que deve ir para o circo”: Cruyff e Jesus não desenvolveram os seus modelos devido a um qualquer desejo pretensioso de quererem ser diferentes dos demais, mas sim porque acreditavam que os princípios que adoptaram eram os que colocariam as suas equipas mais perto do sucesso. Nesse sentido, havia que pôr os onze elementos em sintonia, concebendo cada um deles como uma peça de uma engrenagem maior, e fazê-los trabalhar de forma tão harmoniosa quanto possível em prol do objectivo comum. Por outras palavras, eis aqui a concepção do futebol enquanto desporto colectivo, o mais belo e complexo que há.

    Sporting de JJ em organização ofensiva frente ao Arouca (2016)

    Claro que, numa grande equipa, as individualidades farão sempre a diferença. Mas elas estão ao serviço do colectivo – Messi é o exemplo mais óbvio. No entanto, quando há espírito de grupo (e falo não de um balneário muito unido, mas sim de uma organização em campo onde cada unidade sabe exactamente quais as suas funções e o seu posicionamento com e sem bola), é possível projectar uma equipa modesta para voos impensáveis. Ao contrário, o exemplo de Ronaldo – que, apesar da quantidade de golos que marca, ganhou apenas um campeonato em sete anos no Real – também mostra a importância de um colectivo forte. Como tal, é preferível ter onze jogadores utilitários do que um punhado de malabaristas inconsequentes. Por onde anda Kerlon, o do “drible da foquinha”? Pois. E mesmo jogadores como Robinho, autênticos predestinados em termos “brutos”, acabaram por não se ter tornado nem em metade do que podiam porque nunca se souberam colocar ao serviço do colectivo. O que nos leva a uma outra frase:

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João V. Sousa
    João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Já se conhece o tempo de paragem de Paulo Dybala

    Paulo Dybala será submetido a uma operação ao tendão semitendinoso esquerdo e ficará de fora dos relvados durante os próximos 5 a 6 meses.

    Portugal divulga convocadas para dupla jornada com a Espanha na Liga das Nações

    Francisco Neto já anunciou a lista de convocadas de Portugal para enfrentar a Espanha. Jéssica Silva e Kika Nazareth são as principais ausências.

    Portugal na final four da Liga das Nações: Eis a informação mais importante desde os estádios e calendário

    Portugal eliminou este domingo a Dinamarca e avançou para a final four da Liga das Nações. Fase final decorrer entre 4 e 8 de junho.

    Olivier Giroud comenta futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid

    Olivier Giroud abordou o futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid. O avançado colchonero tem sido associado ao Los Angeles FC.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Sporting: O ponto de situação de 5 jogadores perto de terminar contrato

    O Sporting tem cinco jogadores que terminam contrato em junho de 2026. Morita, St. Juste, Ricardo Esgaio, Matheus Reis e Marcus Edwards.

    Sorloth elogia após goleada da Noruega: «Vejam Schjelderup…»

    A Noruega goleou a Moldávia por 5-0 na qualificação para o Mundial 2026. Schjelderup estreou-se a titular, fez assistência e foi elogiado.

    Thiago Motta despedido da Juventus: «Tenho vividos momentos intensos»

    Thiago Motta já não é o treinador da Juventus. Técnico de 42 anos deixou uma mensagem de despedida ao clube da Serie A.

    Raphinha lança o Brasil x Argentina: «Porrada neles dentro e fora de campo se tiver de ser»

    Em entrevista à Romario TV, Romário e Raphinha abordaram o encontro frente à Argentina. O extremo do Barcelona garantiu «porrada neles».

    Lamine Yamal responde de forma caricata a ex-Real Madrid: «Calções para baixo…»

    A Espanha eliminou este domingo os Países Baixos e avançou para a final four da Liga das Nações. Lamine Yamal marcou golo.

    O balão de oxigénio de Roberto Martínez | Portugal 5-2 Dinamarca

    Portugal, liderado por Roberto Martínez, eliminou a Dinamarca da Liga das Nações, depois de um agregado de 5-3.

    Clayton aborda marca de Taremi e ainda diz: «Marcar aos três grandes é especial»

    Clayton está em destaque pelo Rio Ave nesta temporada. Avançado brasileiro leva 17 golos e uma assistência até ao momento.

    NBA: Boston Celtics de Neemias Queta ganham em Portland e somam 5.ª vitória seguida

    Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Portland Trail Blazers por 129-116 na NBA. Neemias Queta não entrou em jogo.

    FC Porto interessado em avançado da Primeira Liga

    O FC Porto está interessado em contratar Clayton Silva para a próxima temporada. O ponta de lança soma 17 golos pelo Rio Ave.

    Só Peyroteo e Eusébio marcaram mais do que Gonçalo Ramos nos primeiros 15 jogos por Portugal

    Gonçalo Ramos marcou o último golo de Portugal contra a Dinamarca. Avançado português chegou aos nove golos pela Seleção.